Após recebimento de denúncias, vereadores se reúnem com diretoria do Consirj



Os vereadores Pérola Maria Fonseca Cardoso, Gilberto Alexandre de Moraes e Luís Fernando Rosalino (foto) se reuniram na terça-feira, 6 de agosto, na sede do Consirj - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales localizada atualmente na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, com Luís Henrique Viotto, Diretor do Consirj, Norberto Pelisson, presidente do Conselho de Saúde , Mário Soiti Okanobo, Diretor Técnico Médico, Kátia Silene Nilsen Parminondi, responsável técnica pelo Setor de Enfermagem, Viviane Suzel Masson Codinhoto,enfermeira, Jociele Domingos Oliveira, técnica em enfermagem e a recepcionista Rosângela da Silva Oliveira Estefens.
O recebimento de diversas reclamações de munícipes quanto ao atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento foi o que motivou a solicitação da reunião pelo Poder Legislativo.
Além de expor os problemas relatados a eles, os parlamentares tiveram como objetivo propor soluções a curto, médio e longo prazo a fim de sanar possíveis transtornos causados aos usuários da UPA.
"Nós ficamos estarrecidos com algumas coisas que estamos vendo e ouvindo sobre a Unidade. Então decidimos que seria mais prudente da nossa parte virmos até aqui e tratar diretamente com os responsáveis e representantes dos setores de atendimento da UPA, a fim de chegarmos a soluções em conjunto, melhorando a qualidade de vida da população", disse o vereador Luís Rosalino.
Dentre os problemas apontados, tanto pelos vereadores quanto pelo corpo clínico da Unidade, um dos mais repercutidos foi a falta de especialização em atendimento de Pronto-Socorro de parte dos médicos que atuam na unidade, bem como a grande demanda que a UPA está recebendo de pacientes depois que os postos de ESF – Estratégia de Saúde da Família, começaram efetivamente com os agendamentos de consultas.
Também foi discutida a necessidade de instalação com urgência de um setor de Ouvidoria na Unidade, visto que, segundo o diretor do Consirj, Luís Henrique Viotto, o "Consórcio não pode tomar nenhuma atitude para sanar os transtornos pelos quais possivelmente os usuários da unidade podem passar", visto que estas reclamações não chegam à unidade de forma documentada.
Os vereadores Pérola, Luís Rosalino e Gilbertão solicitaram do Consirj que seja feito um estudo de impacto orçamentário do que será necessário para que parte dos problemas explanados seja resolvida prontamente e aguardam resposta do Consórcio. As soluções a médio e longo prazo continuarão a ser estudadas pelo corpo clínico e pelos responsáveis pelo Consórcio e acompanhadas de perto pela Câmara de Jales.

Comentários