47ª Festa do Bon Odori será realizada sábado, no pavilhão da igreja Santo Antonio

A tradicional Festa do Bon Odori, organizada pela Associação Cultural e esportiva Nipo Jalesense e que faz parte do calendário anual de eventos do município, realiza sua 47ª edição em novo local no sábado, dia 10 de agosto. A festa será promovida no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, na Rua 6.
De acordo com os organizadores, todos os anos diversas caravanas de cidades da região como Santa Fé do Sul, Urânia, Palmeira d’Oeste, Fernandópolis, Votuporanga, São José do Rio Preto entre outras, participam da festa que representa a oportunidade de mostrar a cultura nipônica "e que os japoneses não são sempre sérios, mas que também é um povo alegre e brincalhão", contou Cecília Kido.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon Odori são tocadas músicas tradicionais e alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação da comunidade. "Este ano um conjunto de Pereira Barreto-SP chamado Gakudan animará a festa".
No local serão vendidos Yakissoba, espetinhos, pastel, refrigerantes, sushis. Vale ressaltar que a entrada é franca.
Bon Odori
é um festival que ocorre anualmente durante o verão, entre os meses de julho e agosto, no Japão (verão nórdico), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos aparecem durante a noite.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. Durante o "Banho de lama" celebram-se as almas dos antepassados com danças e

m grupo e levando-se lanternas acesas, que depois são apagadas, saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.
O Bon também é realizado em comunidades de imigrantes japoneses, reunindo seus descendentes e amigos fora do Japão. No Brasil o evento é muito celebrado nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e em Brasília.

Comentários