Grupo de Gestante “Amar é Cuidar”

Durante três meses as gestantes uranienses, participaram do grupo de gestante: "Amar é Cuidar", onde o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de uma prática integrativa, informativa e acolhedora promovida pela Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF-2 e profissionais da ESF I, II e III, com encontros semanais onde as gestantes passaram por uma inter-relação, com momentos de troca de informações, "bate papo", auto confiança e apoio, recebendo orientações e informações.
Para melhor entendimento, este trabalho foi discorrido visando a qualidade de vida da mamãe e do bebê com os seguintes temas: auto-estima e os papéis desempenhados pela mulher; órgão reprodutor e formação do bebê; saúde bucal da mãe e do bebê; exercícios para gestante e bebê: saúde da mulher; preparo do seio para a amamentação; depressão pós parto: cuidados emocionais; importância do pré-natal; tipos de parto; banho e umbigo; alimentação da mãe e do bebê; o brincar como mediador: Brinquedos e brincadeiras. . As escolhas dos temas se deram pelo fato de englobar todas as queixas, duvidas e preocupações do período gestacional.
Na quarta- feira, 26 de junho, houve o encerramento deste grupo, com confraternização onde estavam presentes os profissionais que atuaram durante o curso e convidados como a primeira dama do município. As gestantes foram presenteadas com um kit contendo produtos utilizados nos cuidados ao bebê.
O Núcleo de Apoio á Saúde da Família – NASF de Urânia, tem como proposta trazer orientação e prevenção á saúde das famílias do município de Urânia através de palestras e visitas domiciliares, este projeto é composto por profissionais da área de Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Comentários