Dispensados do Serviço Militar de Jales fazem juramento a bandeira

A Prefeitura de Jales, através da Delegacia de Junta de Serviço Militar, entregou na manhã dessa terça-feira, 2 de julho, o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar – CDI. A cerimônia foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ).
O alistamento é obrigatório aos jovens que completam 18 anos e deve ser realizado no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos. Os 130 reservistas dispensados do serviço militar, por força de disposições legais, participaram do juramento à bandeira.
A prefeita Nice Mistilides , eleita presidenta da Junta Militar na segunda quinzena do mês de março, esteve presente e falou sobre a importância do alistamento. "A partir de hoje, com o certificado em mãos, a cidadania de vocês também será reconhecida por este documento, mas, acima de tudo, pelas atitudes de cada um no dever com seu próximo e seu país".

O delegado da 20º Delegacia do Serviço Militar de Jales, Capitão Luiz Fernando Borella de Souza, falou sobre a quantidade de jovens que não retiram o CDI ao se alistar. "Muitos pegam o protocolo e não voltam para buscar os documentos e participar do juramento a bandeira e receber o Certificado de Dispensa de Incorporação que é o único documento legal e obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior".
Aqueles que perderam o prazo do alistamento militar devem comparecer a junta de serviço militar da prefeitura e mediante a pagamento de multa solicitar o alistamento.
"Temos a sorte de termos nascido num país pacífico e onde nossas fronteiras não oferecem perigo de um conflito armado, mas isso não significa que não estejamos prontos para servir a nossa Pátria. Vocês só foram dispensados de usar a farda, mas são cidadãos brasileiros como os militares, e que lutam também pelo engrandecimento do país. Tenho certeza de vocês serão homens de bem e honrados, então busquem alcançar seus objetivos com trabalho e dignidade, acreditando no potencial de vocês e em seus sonhos", finalizou a prefeita Nice.
O evento contou também com a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum, Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba.

Comentários