Jovens de Santa Rita d’Oeste participam de encontro no Sebrae-SP, em Votuporanga

Debater cidadania, empreendedorismo e mercado de trabalho foram os objetivos do encontro promovido pelo Escritório Regional do Sebrae-SP, em Votuporanga, nesta semana. Cerca de 30 alunos, com idade entre 15 e 17 anos, de Santa Rita d’ Oeste, participaram de uma roda de conversa com representantes do Sebrae-SP, CIEE, Senai , Senac e o empresário Rodrigo Fiori. O trabalho está inserido dentro das ações de políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Santa Rita em cumprimento à Lei Geral e pela educação empreendedora.
Para o prefeito de Santa Rita d’ Oeste, Walter Martins Muller, esta foi uma oportunidade importante para os jovens. "Essas atividades são valiosas porque permitem que eles entendam um pouco de empreendedorismo e, quem sabe, criem oportunidades dentro da nossa cidade".
Realizado em forma de Talk Show, os representantes apresentaram o trabalho desenvolvido por cada das entidades, como o empresário Rodrigo Fiori e a estagiária do Sebrae-SP, Cristiane França, que compartilharam suas experiências. Os jovens tiveram a oportunidade de solucionar dúvidas e puderam entender um pouco sobre empreendedorismo e também os projetos oferecidos pelas organizações.
O gerente do Sebrae-SP em Votuporanga, Sérgio Gromik, ressaltou a união de três importantes segmentos durante o encontro. "Além de oferecer conteúdo rico em informações, este evento nos permitiu estreitar o relacionamento entre representantes do Sistema S, poder público e empresariado; todos favoráveis ao desenvolvimento empreendedor destes jovens".
O Senai foi representado pelo instrutor Márcio Garcia. "Gostei muito da iniciativa, já que ela motiva os jovens a buscarem novos conhecimentos, além desse trabalho permitir, ainda, que eles conheçam as entidades e as oportunidades, gratuitas, que existem na região".
Para a gerente de contas do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola – Daniela Sandrini, reuniões como essas ajudam na formação dos futuros profissionais. "Parabenizo a iniciativa do Sebrae-SP, que, desta maneira, permite que a geração Y esteja sempre capacitada, para gerar oportunidades e também se preparar para o mercado de trabalho".
A qualificação profissional foi um dos pontos destacados pela gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi. Ela apresentou aos alunos diversos cursos oferecidos pela entidade. "No Senac Votuporanga, 80% dos cursos são gratuitos. Para os cursos técnicos, por exemplo, os alunos podem estudar sem custo algum, já para os livres, as bolsas variam de 50 a 100%". Para ela, essa oportunidade oferecida para os alunos é muito importante, pois, independente da área, o mercado de trabalho precisa de bons profissionais.
Os jovens puderam, ainda, conversar com o empresário Rodrigo Fiori, que começou a carreira de empreendedor abrindo uma academia em Votuporanga, expandiu os negócios com um novo restaurante de alimentação natural e chegou a administrar empresas no ramo de panificação e construção civil. Durante o encontro, ressaltou a importância dos jovens terem sonhos e lutar para realizá-los. "A gente tem que correr sempre atrás de um diferencial e pensar em ser o melhor, para conseguir o sucesso." Ele ainda, destacou a contribuição que entidades, como o Sebrae-SP e o Senac, podem oferecer para um empreendimento. "Com o trabalho deles, conquistamos uma maior segurança para investir e desenvolver o nosso próprio negócio".
Após a roda de conversa, todos os alunos participaram de um almoço e, no período da tarde, visitaram as unidades do Sebrae-SP, Senai e do Senac.

Comentários