Governo do Estado abre linha de crédito para projetos de iluminação pública dos municípios

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 4, a criação de uma linha de crédito para projetos de iluminação pública para os municípios paulistas. A inciativa dará suporte financeiro às cidades do Estado de São Paulo que passarão a ser responsáveis pela rede de iluminação pública, a partir de janeiro de 2014.
Em setembro 2010, resolução normativa 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) retirou a obrigação das concessionárias de energia e em todo o País os municípios receberam a atribuição, que passa a valer partir de janeiro de 2014. As cidades terão que incluir em seus orçamentos os custos da implantação, ampliação e manutenção de redes de iluminação pública.  
As taxas de juros da linha de crédito serão de 8% ao ano (mais IPC-FIPE), e os prazos de pagamento de até 72 meses, com um ano de carência. O financiamento poderá ser de 100% do valor do projeto apresentado. Os itens que poderão ser financiados serão desde os conjuntos luminotécnicos (lâmpadas, soquetes, reatores, relé), passando por postes, condutores e transformados, além de infraestrutura para equipes de atendimento (Call Center e equipes de campo), softwares de controle, além de capacitação e treinamento de profissionais.
 O governador Geraldo Alckmin acredita que este apoio às prefeituras deverá ordenar os projetos de iluminação pública nos municípios e "vai estimular as pessoas a saírem de casa, praças e avenidas bem iluminadas, além de movimentar o comércio e aumentar a segurança". "Estamos oferecendo uma condição aos municípios que possam viabilizar uma exigência do governo federal, que repassou a responsabilidade às cidades", afirma, José Aníbal, Secretário de Energia do Estado.

Comentários