Produtores de leite de Santa Albertina aprendem técnicas de aperfeiçoamento

Produtores de leite do município de Santa Albertina estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas e melhorar a produtividade através do programa de capacitação Pró-Leite.
O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(Senar), através do Sindicato Rural de Jales em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Albertina e Casa da Agricultura, tem como objetivo fazer com que o produtor alcance, em curto prazo, aumento da produção de leite e melhores ganhos com recursos de baixo custo aplicados, principalmente, no pasto.
Criado em 2007 o curso é desenvolvido de fevereiro a novembro numa propriedade demonstrativa, sendo o total de 420 horas em 16 módulos, incluindo várias atividades que acontecem no dia-a-dia da propriedade rural, desde o planejamento até a parte reprodutiva.
De acordo com o instrutor, José Alberto Matos, as informações sempre são passadas nas formas teóricas e práticas, de maneira que o aluno se sinta motivado e possa ter um melhor aproveitamento da técnica aplicada ao seu cotidiano. "As aulas utilizam práticas sustentáveis, como o uso racional da água, visando um investimento mais consciente, barato e que promove melhores resultados", explicou.
Entre os módulos ensinados estão manejo da pastagem, plantio do canavial, gerenciamento da propriedade, alimentação, qualidade do leite, sanidade do animal, reprodução, manejo de vacas e irrigação.
O produtor de leite Nilvaldo Gonçalves já está "colhendo os frutos" de seu aproveitamento no curso. Ele conta que com apenas 8 dias de aulas práticas e algumas mudanças na forma de alimentação do gado no cocho, foi possível obter bons resultados e ainda gastar menos. "Antes, com 23 vacas eu conseguia retirar apenas 250 litros de leite por dia e hoje, após pouco tempo de aprendizado, tenho um rendimento de 380 litros por dia", afirmou .
O aumento da produtividade já representa R$100 reais a mais por dia no orçamento do produtor. Aumento que está fazendo a diferença no dia-a-dia da família de Nivaldo que pensa em investir ainda mais na produção de gado de leite.

Comentários