Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração infantil terá eventos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social de Jales, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza, no dia 18 de maio, sábado, uma série de eventos para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data será marcada pela campanha "Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes".
Nesse dia, uma caravana composta pela sociedade civil, profissionais da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jales e região, sairá da Praça João Mariano de Freitas e percorrerá a Avenida Francisco Jalles, passando pela Avenida João Amadeu, Rua 11 e Rua 12. "Depois retornaremos novamente pela Avenida Francisco Jalles até o ponto de partida, onde teremos o show Faça Bonito, promovido por nossas crianças e por cantores de nossa cidade", contou a coordenadora do CREAS Maria Marta Bravo Carvezan.
A programação tem início às 8 horas, quando acontece a concentração da caravana Nós Fazemos Bonito. Está prevista para às 9h20 a cerimônia em alusão ao Dia 18 de maio e, logo em seguida o show Faça bonito por nossas crianças e adolescentes. O encerramento do evento deve acontecer às 12h30.
18 de Maio
– O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio d e1973, na cidade de Vitória ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Comentários