Consumidor deve pesquisar preços e evitar prazos longos nas compras para o Dia das Mães

O Dia das Mães será comemorado no domingo, dia 12 de maio, e quem ainda não comprou o presente pode aproveitar os dias que faltam para planejar melhor os gastos.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a principal orientação é pesquisar preços e boas condições de pagamento. Optar por financiar em prazos mais curtos também ajuda o consumidor a não comprometer ainda mais a renda, diminuindo assim o risco de descontrole e inadimplência.
Outro ponto de atenção são os juros. Em tempos de inflação alta, a tendência é de aumento na taxa básica de juros. E se houver um atraso em parcelamentos no cartão de crédito, por exemplo, o consumidor poderá arcar com uma correção maior. O mesmo cuidado deve ser adotado com o cheque especial.
Para saber o quanto pode gastar, antes de ir às compras, o consumidor deve fazer um levantamento das dívidas que já possui. Também precisa considerar os gastos do futuro próximo com outras datas comemorativas, férias de julho e possíveis eventualidades. Com esse planejamento, o consumidor poderá comprar um presente que caiba em seu orçamento.
A recomendação para quem já está inadimplente é buscar a renegociação com seus credores antes de ir às compras, ressaltam os economistas. Segundo eles, esse é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem, pois as empresas estão mais receptivas aos acordos para a regularização de débitos. A renegociação deve ser feita diretamente com o credor, sem precisar contratar intermediários.

Comentários