Vitória Brasil está entre os municípios beneficiados com o programa "Além Renda", do Governo do Estado

Prefeita Ana Lúcia e o secretário
 estadual Rodrigo Garcia
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia lançaram no sábado, 6 de abril, em Itapeva, o "Além da Renda" do programa São Paulo Solidário. A iniciativa garantirá a superação da extrema pobreza de forma definitiva no Estado, investindo em ações que eliminam os obstáculos que impedem a mobilidade social dos paulistas.
Em 2011 o Programa São Paulo Solidário foi lançado. Em 2012 o programa foi implantado nos 100 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Duzentos mil domicílios foram visitados e responderam ao questionário para avaliar as condições de saúde, educação e padrão de vida, segundo o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Com isso foi possível saber quem são, onde moram e qual grau de privações sociais vivem as famílias, considerando que pobreza não pode ser medida apenas pela renda. Em 2011 o Programa São Paulo Solidário foi lançado.
Agora, o Governo de São Paulo está apresentando o "Além da Renda", um conjunto de ações que vai oferecer, de maneira organizada e articulada: formação, qualificação e ativos sociais nas áreas de habitação, saneamento e outras para cerca de 60 mil famílias em situação de pobreza multidimensional nas 100 cidades de menor IDH.
Em Vitória Brasil foram visitadas 650 casas, apurando os resultados, constatou que no município havia 149 famílias com algum tipo de privação e dentre as privações, a que mais se destacou foi a baixa escolaridade , onde nenhum membro da família havia completado 5 anos de estudos.
São 56,4 mil novas vagas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), abertura de 5 mil vagas de cursos de qualificação do Via Rápida Emprego em todo estado, sendo 60 capacitações diferentes como Rotinas de Escritório, Jardinagem, Eletricista, Encanador, Produção de Mudas em Viveiros, e muitos outros.
A prefeita Ana Lúcia (PSDB) esteve presente ao evento em Itapeva, e assinou convênio com o Programa, do qual Vitória Brasil receberá R$ 102 mil através do FEAS para realizar ações para superar a extrema pobreza e 30 vagas para os Cursos Via Rápida e 120 vagas para o EJA.
"O repasse financeiro será do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), para os Fundos Municipais, tendo como foco ações para superar a extrema pobreza", disse Rodrigo Garcia. Os municípios terão que apresentar plano de trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, justificando como vão investir o dinheiro para superar as privações das famílias.

Comentários