Jales se prepara para a semana de mobilização contra a Dengue


Entre os dias 8 e 12 de abril acontece a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, mas o município de Jales, já há algum tempo, tem travado uma grande batalha para evitar que a incidência de epidemia ocorra na cidade.
De acordo com Vanessa Luzia da Silva, da equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal, 89 casos positivos autóctones e 13 casos positivos importados foram registrados. "Para que seja considerado caso de epidemia é necessária a confirmação de 150 casos autóctones, mas vale lembrar que apesar de ainda não ser considerado um município em epidemia, os números em Jales estão altos e preocupantes".
Vanessa contou que para controlar a transmissão de Dengue, o município está desenvolvendo todas as atividades preconizadas no "Manual de Normas e Recomendações Técnicas para Vigilância e Controle do Aedes Aegypti no Estado de São Paulo". Quando é registrado um caso suspeito, são realizadas vistorias e eliminação de recipientes em 9 quadras próximas da residência do morador e quando o caso é confirmado, além da vistoria, que é ampliada para 25 quadras próximas, é realizada a aplicação de inseticida. "Devido ao grande número de notificações a serem atendidas, nas áreas que realizamos vistorias e aplicação de inseticidas, não estamos retornando em menos de 10 dias, contados da data da última visita".
Para combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, a Equipe de Vigilância Municipal está realizando vistoria em casas desocupadas que estão sob responsabilidade de imobiliárias que possuem o contato dos proprietários, notificação a proprietários de terrenos baldios para que efetuem a limpeza, orientação para que Agentes Comunitários intensifiquem suas visitas e conscientizem a população a permitir a vistoria e eliminar possíveis criadouros, campanhas de prevenção em veículos de comunicação e carros de som, instalação de faixas em pontos estratégicos da cidade alertando para os perigos da doença e sobre a importância da prevenção e a realização de palestras em escolas e visitas com orientação em órgãos governamentais e não governamentais.
"Todas essas estratégias só terão efeito se estiverem aliadas com a colaboração da população. É necessário que todos vistoriem quintais de seus imóveis, empresas e terrenos baldios e promovam a limpeza desses locais", ressaltou Vanessa que acrescentou: "Durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, pedimos a colaboração da comunidade no sentido de sensibilizar e mobilizar amigos, vizinhos e familiares no combate a essa doença que pode levar a morte".
É importante chamar atenção para que, ao perceber dois ou mais sintomas sugestivos à Dengue, aliado a febre, procurar uma Unidade de Saúde mais próxima. "Em caso de opção por procurar a rede médica particular, pedimos que comuniquem a Vigilância Epidemiológica Municipal para realizarmos as orientações sobre a notificação que é muito importante para que possamos desenvolver atividades de eliminação do criadouro e aplicação de inseticida".
Os telefones de contato da Vigilância Epidemiológica são (17) 3632 7310 e 3632 1048.

Comentários