Valorização do corpo e a buscar pelos cuidados estéticos

Jôse Luiza Botton Nunes
Produzir conhecimentos sobre o corpo hoje é uma questão extremamente complexa, quando se consideram pelo menos dois pontos. O primeiro diz saberes a respeito da evidência que o corpo tem assumido socialmente, com uma visibilidade diferenciada sob o ponto de vista da história. Por um segundo aspecto, a produção do conhecimento relacionada ao corpo tem aumentado significativamente, o que dificulta a produção de algo novo. (DAOLIO, 2005)
Além de um organismo natural, o corpo se constitui a partir de representações individuais e sociais, em uma unidade somato-psíquica, que pode ser desconstruída e reconstruída de maneira indefinida. Essa dinâmica se manifesta na forma como cada um usa, adoece, percebe, modifica, degrada e transforma o corpo. Em relação às mudanças do corpo causadas pela temporalidade biológica, observam-se tentativas de retardo do envelhecimento ou de completar as faltas do tempo pela renovação do aspecto físico corporal. Nesse sentido, os sujeitos buscam mudanças constantemente, seja para se reconstruir atendendo ao seu ideal estético, funcional ou, em casos extremos, numa busca incessante por mudanças (GOETZ, et al, 2008).
A expectativa de corpo das pessoas em relação a esses padrões de beleza colocados a sociedade como "padrões de beleza" é o que provavelmente interliga uma variedade de fenômenos cada vez mais comuns, como a busca crescente aos cuidados estéticos. A sociedade contemporânea assiste deslumbrada à passagem dos "corpos perfeitos", que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna.
Dentre esses fenômenos, o crescimento da área de Estética merece destaque pelo impacto que as alterações corporais, propostas pela medicina da beleza, uso adequado de dermocosméticos, tratamentos estéticos invasivos e não invasivos, cirurgias plásticas reparadoras, mudanças nos habotps de vida saudável como a prática de exercícios regulares, alimentação balanceada e tantos outros recursos que associados, causam mudanças em relação à imagem corporal.
Para termos uma ideia em relação a procura de cirurgia plástica, nas brasileiras conforme noticiou a mídia em fevereiro de 2013, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib, o Brasil é pioneiro quando o assunto é cirurgia no bumbum. O número desse procedimento aumentou 367% nos últimos quatro anos, segundo a entidade. E que em números absolutos, o Brasil é o segundo no ranking de cirurgias plásticas, com 905 mil procedimentos realizados em 2011, atrás somente dos Estados Unidos, que registrou 1,1 milhão. (G1, 2013).
Como vimos a busca do corpo perfeito, ainda é uma opção pelas cirurgias plásticas, porém não se limita tão somente e exclusivamente a ela, com dieta adequada, indicada pelo profissional especializado, dermocosméticos eficientes no mercado e equipamentos estéticos associados a técnicas de tratamentos estético são eficazes na busca da melhora da imagem corporal.
Até pouco tempo atrás, tempo e dinheiro eram gastos pelas pessoas e o retorno dos resultados muitas vezes era aquém do esperado. Porém não podemos esquecer que ara iniciarmos um tratamento estético e que os resultados sejam satisfatórios, é preciso buscar por profissionais qualificados e especializados, pois somente com formação adequada, teremos êxito nos tratamentos estéticos e que além de recursos necessários para estes tratamentos, como o uso correto dos dermocosméticos, estes precisam ser de qualidade, bem como uso de técnicas adequadas e bons equipamentos, a avaliação corporal é imprescindível para o possamos adotar o melhor protocolo e forma de tratamento ao cliente.
A procura por qualidade de vida e dos cuidados com o corpo saúde mantém o mercado aquecido. E a área de imagem pessoal e corporal, que envolve estética capilar, facial e corporal, carece de profissionais.
Jôse Luiza Botton Nunes
- Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da Unijales
Clínica de estética e Cosmética da UnijalesA Clínica de Estética e Cosmética da Unijales continua com os atendimentos estéticos faciais e corporais, com preços acessíveis. É oferecida Limpeza de Pele, Higienização, Hidratação, Peeling de Cristal, Peeling de Diamante e Tratamento para Rejuvenescimento além dos atendimentos corporais como Drenagem Linfática, Massagem Relaxante ou Modeladora e Tratamento Corporal com Aparelho. Os horários de atendimentos são de segunda, terça e quinta das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (17) 3622-1620

Comentários