Respeito e atenção ajudam a prevenir doenças respiratórias no ambiente de trabalho

Quando falamos em cuidados com a saúde respiratória, logo pensamos em como nos manter distantes de vírus e bactérias. Nesse quesito, os ambientes domésticos e o transporte coletivo parecem ser os principais alvos da nossa atenção. Mas muitas outras situações merecem atenção.
A pneumologista Marina Buarque de Almeida, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), alerta para outro local que merece destaque: o ambiente de trabalho. De acordo com a especialista, se passamos muitas horas por dia em algum lugar, este lugar também merece atenção.
"No ambiente de trabalho, assim como em outro locais, devemos nos preocupar em manter a higiene adequada. Evitar acúmulo de pó e fatores irritantes para as vias aéreas, como odores fortes, perfumes e tabaco, pode contribuir para a preservação da saúde respiratória".
Os cuidados com a higiene e a manutenção adequada de aparelhos que promovem a circulação do ar são igualmente importantes.
Atenção ao próximo
– Segundo a dra. Marina Buarque, a atenção no ambiente de trabalho também se estende aos colegas que trabalham em um mesmo ambiente.
"Se a pessoa trabalha em baias, ou locais fechados, é preciso que ela tenha uma postura solidária com colegas que já sofrem com problemas respiratórios. Evitar perfumes fortes, ou dar preferência a fragrâncias mais delicadas, pode evitar que o colega com asma ou rinite ao seu lado sofra com o odor", exemplifica.
Evitar a proliferação de doenças contagiosas, como gripes e resfriados, também é uma missão para os bons colegas.
"Ao tossir, a pessoa deve cobrir o rosto preferencialmente com uma parte do corpo que não seja as mãos, como o antebraço ou um lenço descartável. O contato direto das mãos com a tosse ou com o espirro, pode contribuir para espalhar o vírus".
Bons costumes
– Além de contribuir para o desenvolvimento profissional, a conservação dos bons costumes pode ajudar a afastar os vilões da saúde respiratória. Entre as atitudes que contribuem para a conservação da boa saúde no ambiente de trabalho estão:
– Lavar bem as mãos antes e após usar os banheiros
– Manter sua mesa organizada, evitando o acúmulo de material e de poeira
– Não fumar em ambientes fechados, ou que não sejam destinados a isso
– Tapar a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Comentários