Professora do Centro de Estudos de Línguas da EE Prof° Carlos Arnaldo, representa o Brasil nos Estados Unidos

A professora Cristina Hayashi Custódio,
em Washington (DC), tendo ao fundo o Capitólio
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, valoriza o potencial dos alunos da rede pública com excelente desempenho escolar. Como prêmio, os selecionados ganham uma viagem de quase um mês, com tudo pago, aos Estados Unidos.
Para o Programa Jovens Embaixadores 2013 foram abertas duas vagas, em nível de Brasil, para professores acompanharem os alunos e, após passar por todas as etapas do processo.
A professora jalesense Cristina Hayashi Custódio, que atua no Centro de Estudos (CEL) de Línguas junto à EE. Prof. Carlos de Arnaldo Silva, Diretoria de Ensino-Região de Jales, foi premiada com a viagem, em janeiro deste ano.
Antes de embarcar para Washington, ela com os 37 Jovens Embaixadores selecionados passaram uma semana em Brasília (DF). Na capital brasileira, eles receberam instruções de pré-embarque, participaram de workshops e conheceram os pontos turísticos da cidade. Algoque foi considerado de extrema importância para a professora.
Ela ficou uma semana em Washington, doze dias em Charlotte, Carolina do Norte e, em seguida, voltou para a capital estadunidense para reencontrar todo o grupo. A programação na capital americana incluiu visitas à Casa Branca, ao Lincoln Memorian, ao Smithsonian Museum, ao Departamento do Estado, ao World War Memorian, entre outros. Na cidade anfitriã, a docente ficou hospedada na casa de uma família americana, além do mais, em sua rotina, frequentou e visitou diferentes escolas e universidades públicas e privadas.
Outro fator relevante é que a viagem não foi somente turística, pois, em sua passagem pelo país, a professora e os alunos fizeram vários trabalhos voluntários, como: casa da sopa, banco de roupas e hospital infantil. Para os americanos, o principal objetivo destas atividades era que todos pudessem aprender e interagir com o voluntariado e o colocasse em prática aqui no Brasil.
Por fim, Micheli e os participantes trouxeram dos Estados Unidos, além da experiência adquirida, certificado de imersão atestado pela World Learning.
Uma experiência riquíssima que contou com o apoio, valorização e reconhecimento da Dirigente Regional de Ensino de Jales, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, da Supervisora de Ensino Sônia Pinatto Soares, do Diretor do CEL Luís Especiato, da Professora Coordenadora do CEL Gilvana Letícia Zambom, da PCNP Dirlaine Beatriz França de Souza, dos colegas de trabalho onde a professora atua e da família da docente.

Comentários