PF de Jales e Polícia Ambiental deflagraram nesta quarta-feira (27) a "Operação Paiol"


As polícias Federal e Ambiental deflagraram em conjunto, na manhã desta quarta-feira,27 de março, a "Operação Paiol" que teve como objetivo reprimir a comercialização e a posse ilegal de armas de fogo e munições na região de Jales.
Aproximadamente 100 policiais federais e ambientais foram mobilizados para dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales, Populina e Mesópolis, ambas localizadas no interior paulista. Os mandados foram expedidos pela justiça estadual de Estrela d’Oeste.
Após o recebimento de diversas denúncias e informações que indicavam o comércio ilegal de armas de fogo e munições utilizadas principalmente em atividades de caça nas regiões diligenciadas, levantamentos foram realizados com o intuito de confirmar e identificar os possíveis responsáveis pelas práticas dos crimes. O resultado foi a obtenção de 15 mandados de busca e apreensão em diversos endereços da zona rural e urbana da região de Jales.
Outro dado importante obtido é que parte destas armas de fogo e munições comercializadas ilegalmente também acaba abastecendo a criminalidade que atua na região no tocante a crimes contra a vida e o patrimônio (ex: homicídio e roubo).
A residência e o estabelecimento de um empresário do ramo de comércio de armas de fogo e munições de Jales bem como as residências de três advogados da região também foran alvos dos mandados expedidos. No caso dos advogados, representantes da OAB de Jales acompanham as diligências em conformidade com o Estatuto da OAB.
Os dados do fechamento da "Operação Paiol" foram: 11 prisões em flagrante delito – 7 foram liberados mediante pagamento de fiança e 4 permanecerão presos – dois deles são advogados e fazendeiros da região, os quais concentravam a maior parte do arsenal apreendido – e foram recolhidos a presídios da região.
Aproximadamente sete mil muniçõesde diversos calibres, inclusive de uso restrito de forças policiais e militares ( P/ Fuzil 556, P/ revólver 357 e P/ Pistola 9mm entre outros); 41 armas de diversos calibres, dentre elas duas submetralhadoras UZI calibre 9mm, uma submetralhadora FAMAE 9 mm, Pistolas 9mm, Espingardas calibre 12 (cano inferior a 610mm); um silenciador; uma mira telescópica e cinco peles de animais sendo: lobo-guará, onça pintada, sucuri, cascavel e veado e 60 comprimidos de estimulante sexual Pramil.

Comentários