Jales sedia encontro que discute a defesa da Saúde Pública


A defesa da saúde pública foi o tema debatido na manhã de sábado, 2 de março, entre representantes dos Consórcios Intermunicipais de Saúde das regiões de Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul, durante encontro promovido no auditório de convenções do Grandes Lagos Hotel.
A anfitriã do evento, a prefeita de Jales, Eunice Mistilides Silva – Nice, recebeu o deputado federal Eleuses Paiva (PSD/SP), o diretor do Diretório Regional de Saúde – DRS15, Dr. José Victor Maniglia e o diretor do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Dr. Horácio Ramalho, prefeitos, vice-prefeitos e profissionais da saúde de dezenas de cidades da região para debaterem problemas, discutirem soluções, ouvirem solicitações e definirem condutas a serem tomadas em prol da saúde pública.
Durante a reunião suprapartidária, Eleuses Paiva ressaltou a grande importância de cada município apoiar o projeto de iniciativa popular que obriga o Governo Federal a destinar 10% da receita bruta da União para a saúde. "Necessitamos de aproximadamente 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta se transforme em projeto. Já conseguimos o mais difícil que são as primeiras 1 milhão de assinaturas, obtidas com o apoio da população e, tenho certeza de que, acima de interesses partidários, alcançaremos nosso objetivo para que o projeto dê entrada no Congresso, seja votado a aprovado". Para o deputado federal, "temos que dar as mãos e vermos como um pode ajudar o outro. Precisamos de união, pois saúde não é simplesmente um programa de governo, é um programa de Estado".
A dificuldade dos prefeitos em fechar as contas do município também foi assunto do encontro. "Vocês prefeitos destinam em média 25% do orçamento para a Saúde e outros 26% a 27% para a educação, gastando aí cerca de 50% dos recursos, sem contar que precisam resolver problemas de desemprego, já que as prefeituras se transformam nas principais empregadoras de mão de obra das cidades, utilizando dessa forma uma parcela considerável de recursos. Somados aos investimentos em saúde e educação, sobra para outras áreas, também importantes, quase nenhum recurso". De acordo com o deputado Eleuses, uma forma de resolver esse problema é a viabilização da reforma política.
A prefeita Nice agradeceu a presença dos convidados e disse que "precisamos otimizar nosso trabalho, gastarmos pouco e fazermos muito e, somente unidos, conseguiremos atingir nossas metas. Por essa razão, encontros como esse, que colocam em discussão a defesa da Saúde Pública são de extrema importância para os municípios. Quero dizer que nossa cidade sempre estará de portas abertas para recebê-los".
A mesa de honra do encontro foi formada pela prefeita Nice, deputado Eleuses Paiva, diretor do DRS15, Dr. José Victor Maniglia, diretor do HB de Rio Preto, Dr. Horácio Ramalho, coordenador executivo do Consirj, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, secretária municipal de Saúde de Jales, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, vereadora da Câmara Municipal de Paranapuã, Cláudia Siqueira e pelo provedor da Santa Casa de Jales, José Pedro Venturini. Também participaram do evento a presidente do Conselho Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis – Cisarf, a prefeita, Ana Bim, o representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região de Santa Fé do Sul, vereador Leandro magoga e os vereadores jalesenses, Tiago Abra e André Ricardo Viotto.

Comentários