Aflitos

Reginaldo Villazón

Em contato com o povo, Jesus Cristo se dirigiu aos aflitos, oferecendo o alívio dos seus sofrimentos. No Brasil colonial, fiéis inspirados por padres jesuítas passaram a invocar Jesus pelo nome de Bom Jesus dos Aflitos. Eles ergueram paróquias, celebraram festas, rezaram novenas e conceberam uma oração ao Bom Jesus dos Aflitos
Os devotos de Maria, a mãe de Jesus, fizeram o mesmo trabalho religioso, depositando sua confiança em Nossa Senhora dos Aflitos. Em Pernambuco, a pequena Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, erguida numa então fazenda em 1762, deu o nome Bairro dos Aflitos à hoje moderna zona residencial da capital, Recife.
É no Bairro dos Aflitos que se localiza o Estádio Eládio de Barros Carvalho, conhecido como Estádio dos Aflitos, sede do Clube Náutico Capibaribe. Este tradicional clube esportivo, fundado em 1901 por remadores, ingressou no futebol em 1916 e inaugurou o Estádio dos Aflitos em 1939. O Náutico tem muita história.
Dia 26 de novembro de 2005, sábado à tarde. Última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B (segunda divisão). O Náutico enfrenta o Grêmio (de Porto Alegre RS) no Estádio dos Aflitos. O Náutico tem campo e torcida em seu favor, mas precisa vencer para voltar à Série A (primeira divisão) no ano seguinte. Para o Grêmio, basta o empate. O técnico do Náutico é o gaúcho Roberto Cavalo. O do Grêmio, outro gaúcho, Mano Menezes.
Jogo dramático. No primeiro tempo, aos 12 minutos, Escalona (Grêmio) faz falta feia no meio do campo e toma cartão amarelo. Aos 31 minutos, Domingos (Grêmio) comete pênalti e recebe cartão amarelo. Aos 33 minutos, o lateral-direito Bruno Carvalho (Náutico) cobra o pênalti, mas carimba o poste direito e perde o gol.
No segundo tempo, aos 30 minutos, Escalona (Grêmio) intercepta a bola com a mão e é expulso. Aos 35 minutos, o árbitro marca outro pênalti contra o Grêmio. Há um tumulto de 25 minutos, envolvendo árbitro, jogadores, policiais e jornalistas. Três jogadores do Grêmio são expulsos: Domingos, Nunes e Patrício.
A partida recomeça nos acréscimos. Aos 59 minutos, o lateral-esquerdo Ademar (Náutico) bate o pênalti e o goleiro Galatto (Grêmio) rebate a bola para escanteio. Aos 60 minutos, Batata (Náutico) faz falta e é expulso. Aos 61 minutos, o volante Anderson (Grêmio) invade a área do Náutico, chuta no canto e marca o gol. Até o apito final, aos 69 minutos, o Náutico ataca e o Grêmio defende. Resultado: Náutico 0 x 1 Grêmio.
A disputa ficou conhecida como a Batalha dos Aflitos. Virou filme e ficou gravada na memória do público que gosta de futebol. Quem viu, diz que nunca viu coisa igual. No ano seguinte, o Náutico reconquistou o direito de disputar a Série A. Os dois clubes, Náutico e Grêmio, voltaram a se enfrentar em partidas menos eletrizantes.
Agora, a 20 Km do centro de Recife, está em fase de conclusão a Arena Pernambuco, um estádio de padrão internacional – fruto da parceria do Estado de Pernambuco com o Grupo Odebrecht –, que vai abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. O Náutico decidiu mandar seus jogos na Arena e, por isto, o Estádio dos Aflitos poderá ser extinto.
As coisas materiais passam. Para elas existe um tempo. Elas são transitórias, precisam se renovar. Mas as coisas imateriais – memórias, descobertas, idéias, significados, exemplos, aprendizados, sensações – permanecem. Assim, os fatos e personagens desta história extraordinária vão permanecer.

Comentários