Professor Fernando Tangerino, da Unesp de Ilha Solteira, fará palestra em Mirandópolis

Neste sábado, dia 16 de fevereiro de 2013, às 16 horas no Kai-Kan do bairro Primeira Aliança, município de Mirandópolis - SP, que se destaca pela diversificação agrícola com forte atuação em fruticultura, feita por imigrantes ou descendentes de japoneses acontecerá um evento promovido pela associação de produtores Cedata que ocupará o dia inteiro, onde na parte da manhã acontecerá visitas técnicas com foco na goiaba e a tarde haverão palestras técnicas.
O evento que é uma realização do Cedata, terá foco na Tecnologia e Inovação em Irrigação.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez fará a sua apresentação mostrando a importância da agricultura irrigada e da capacitação técnica para o desenvolvimento sócio-econômico e ainda fará a caracterização das condições climáticas do noroeste paulista e divulgará as ações da UNESP na disseminação da informação e do conhecimento que acreditamos serem importantes para a modernização da agricultura e para o melhor e eficiente uso da água. A Rede Agromteorológica do Noroeste Paulista e o canal Clima da UNESP Ilha Solteira serão mostrados como importantes instrumentos para o uso racional da água e aumento das produtividades das culturas.
Na sequência o experiente engenheiro agrônomo Egídio Osti Neto fará uma apresentação das tecnologias e produtos disponibilizados para a fruticultura e demais cultivos e o dia será fechado com o também experiente engenheiro agrônomo Marcelo Akira Suzuki, que mostrará e discutirá as soluções representadas pelos projetos e serviços implementadas na região e em outros estados para atender as condições específicas de cada cultura e local.
Para o professor Fernando Tangerino ressalta no Pod Irrigar sesta semana, que "a agricultura irrigada assume cada vez mais importância sócio-econômica em qualquer região. No mundo podemos dividir países ou regiões em dois grupos, aqueles em que todo o conhecimento e tecnologia devem serem utilizados com o objetivo de não deixar diminuir a área irrigada, seja por questões ambientais ou pela falta de água em quantidade necessária para atender as demandas. São exemplo, países ou regiões como na California, nos Estados Unidos ou na Espanha ou a Itália. O Brasil e a região noroeste paulista, mais especificamente, estão no grupo em que ações de incentivo são necessárias para ampliar a área irrigada, aumentar a produtividade das culturas, reduzir os riscos climáticos e ainda promover o desenvolvimento local e regional. Para tanto, é muito importante a capacitação de pessoas, fomentando a geração e transferência de tecnologias relacionadas a agricultura irrigada".
O professor Tangerino destaca ainda que "a capacitação é essencial tanto para quem deseja iniciar suas atividades na agricultura irrigada, como para quem já tem na irrigação, a segurança do suprimento hídrico. Conhecer os elementos que caracterizam um bom e adequado projeto de irrigação, é tão importante como o usar racionalmente a água, da mesma forma que a eficiência do uso da água só é conseguida quando se dispõe de um projeto adequado de irrigação".
No Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada (http://podcast.unesp.br/podirrigar) o professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez enfatiza a importância da capacitação em agricultura irrigada e divulga o dia de campo e palestras em que mostrará resultados das pesquisas feitas pela UNESP. Será no dia 16 de fevereiro na Primeira Aliança, em Mirandópolis, São Paulo.
Detalhes do evento em http://www.irrigaterra.com.br/alianca_16_fev_2013.php
E ainda no Portal da UNESP, Fernando Tangerino comenta a Polí A Rede Agromteorológica do Noroeste Paulista e o canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira serão mostrados como importantes instrumentos para o uso racional da água e aumento das produtividades das culturas.

Comentários