Polícia Militar reforça a segurança no carnaval

O Comando de Policiamento do Interior – 5, por meio do 16°, 17º, 30° e do 52º Batalhões de Polícia Militar do Interior (BPM/I), subordinados, responsáveis pelo policiamento nos 96 municípios da região de São José do Rio Preto, planejou estrategicamente o policiamento a fim de reforçar a segurança durante o período de Carnaval para toda sua área de atuação.
O planejamento adotado consiste na intensificação das operações de visibilidade, saturação e bloqueios de trânsito, utilizando todo o efetivo operacional disponível, fazendo uso de escalas extraordinárias e também com o emprego do efetivo administrativo das Unidades.
O policiamento terá como foco principal os eventos carnavalescos, com previsão de grande público e os bailes populares com entrada franca, os quais estão mais propensos, diante do grande acesso de pessoas, a ocorrências como furtos e roubos de objetos pessoais, uso e tráfico de entorpecentes, lesões corporais, danos ao patrimônio público, atentados violentos ao pudor e condução de veículo por pessoas embriagadas.
Além disso, durante as noites carnavalescas, serão previstas guarnições extras a fim de apoiar o policiamento motorizado em torno de Terminais Rodoviários, Clubes e corredores de grande movimento nas cidades com maior densidade demográfica, principalmente àquelas onde há os "Carnavais de Rua".
A Polícia Militar informa ainda que durante o período de carnaval, a Aeronave Águia estará apoiando os trabalhos de policiamento. Teremos também, em locais específicos e com grande aglomeração de veículos e pessoas, "Operações Direção Segura" com vistas a condutores de veículos e motocicletas sob o efeito de álcool ou outras drogas. Toda essa mobilização visa diminuir ainda mais os números de delitos em nossa região, proporcionando uma maior segurança a toda a sociedade.
É salutar indicar algumas dicas de segurança para os foliões no Carnaval:
- planejar com antecedência o local em que se deseja estar, com informações detalhadas sobre como chegar, horários mais adequados, estacionamentos, segurança mais próximo, saídas de emergência, posto de achados e perdidos e local para primeiros socorros;
- evitar ir à folia com objetos caros (correntes ou braceletes de grande valor), procurando levar consigo somente o indispensável;
- redobrar o cuidado com documentos pessoais, dinheiro e telefones celulares, que costumam extraviar ou ser objeto de desejo para infratores da lei;
- muita atenção e cuidado com os filhos menores de idade, que podem se perder facilmente em meio à multidão. Uma boa dica é colocar no braço dos pequeninos pulseiras com identificação e telefone de contato, ou ainda estabelecer com eles um ponto de encontro caso se sintam perdidos.
- evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e, se for beber não dirija.
- aproveitar as festas carnavalescas para se divertir, não se envolvendo em brigas ou desordem, confiando à equipe de segurança local a mediação de qualquer conflito.
- lembre-se, a venda de bebida alcoólica à menores de idade é crime, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 81, II, c/c artigo 243 da Lei 8.069/90), com penas de detenção de 6 meses a dois anos, mais multa.
- no retorno para casa, atentar para pessoas em atitude suspeita antes mesmo de parar o veículo na porta da garagem ou mesmo para deixar algum parente ou amigo que esteja de carona.
- nunca pare o veículo para conversas em locais escuros, pois poderá ser surpreendido com a ação de infratores da lei.

Comentários