FOLHAGERAL

Pilatos
Não se pode, apenas, "lavar as mãos" por não se ter ainda resolvido totalmente a exigência do certificado do curso obrigatório por parte dos mototaxistas e motofretistas. Desde o ano passado a situação poderia ter sido resolvida. Como era ano eleitoral a administração municipal fez vistas grossas e empurrou com a barriga a solução. Nem cadastrados na Prefeitura, os profissionais estão, que é uma obrigação do Poder Público Municipal.
Melhor atendimento
Ao viabilizar a profissão se está, tão somente, garantindo que ela aconteça de forma mais segura, com mais qualidade e responsabilidade por parte das empresas agenciadoras, cooperativas aos seus agenciados e cooperados, e dos profissionais em relação ao usuário. Vale ressaltar que se os mototaxistas atuavam livremente desde a aprovação da Lei Municipal (2003) e Federal (2009), é porque a fiscalização era inexistente ou ineficiente. É uma pena que os mototaxistas e motofretistas podem sofrer por uma culpa que não é deles.
Regras
Se não vão multar os mototaxistas por não portarem o certificado do curso obrigatório, as autoridades devem pelo menos fiscalizar e orientar os profissionais sobre uso dos demais itens como colete com faixas refletivas, dispositivo corta-pipa instalado no guidão da moto, protetor de pernas, inspeção semestral e etc.. O uso desses acessórios sempre esteve e está em vigor.
Agilizar
A Prefeitura de Jales não pode ficar empurrando as suas obrigações com a barriga para deixar o tempo passar. Tem que agilizar a lei municipal.
Se virando
Os ex-prefeitos, aqueles que deixaram o cargo em l° de janeiro e não conseguiram um carguinho de assessor com o seu sucessor estão tendo que se virar. Conversas entre políticos dão conta que um deles está fazendo teste para ser motorista em uma usina de açúcar e álcool da região.
Chiaram
Na reunião que houve entre as autoridades e donos de empresas agenciadoras e cooperativas de mototaxi, quarta-feira, na Câmara Municipal, alguns empresários chiaram diante as exigências. Ora, a lei federal foi aprovada em 2009. Nesse período poderiam ir se preparando. Acreditaram que a lei não emplacaria.
Indeferidas
Nas sessões de terça-feira, 29/01/2013, e da quinta-feira, 24/01/2013, foram decididos no TRE-SP os dois últimos casos de substituição de última hora dos barrados pela Ficha Limpa. Os registros de candidatura de Rosa Luchi Caldeira, de Valentim Gentil e de Neusa Joanini, de Nova Independência, foram indeferidos. As candidatas, que substituíram seus maridos, Liberato Rocha Caldeira e Valdemir Joanini, tiveram a maior votação em seus municípios. Em ambos os casos, a substituição ocorreu no dia 6 de outubro, a poucas horas das eleições, e a foto dos substituídos ainda constava nas urnas. A decisão final será do TSE.
Desbanca
Nice se encontrou com o presidente Gustavo do Vale, da Infraero, em Brasília, quando solicitou apoio para reestruturar o Aeroporto Municipal. A resposta pode sair em 40 dias. Se acontecer um sim, Nice deixa numa saia justa o PT que elegeu o prefeito por oito anos e não conseguiu nada em termos de recursos junto ao governo federal para o aeroporto.
Toda razão
O deputado Carlão Pignatari está certo quando disse que somente a união política em Jales pode mudar o rumo das coisas. Carlão conhece bem o seu eleitorado, onde as contendas foram apaziguadas. Aqui já se ouve o burburinho, que adversários da prefeita aguarda o primeiro escorregão, um escorregãozinho, para apresentar denuncia no Ministério Público.
Por enquanto...
O vice-prefeito Pedro Callado em entrevista disse que a prefeita Nice anunciaria até o final do mês passado todo o seu secretariado. Até o momento que fechávamos esta coluna, já em fevereiro, nenhuma notícia, nenhumazinha sobre o assunto.
Politicamente certo
As raposas lá do botequim da vila disseram que o presidente da Comissão Organizadora da Facip, Pedro Callado, está mantendo a ética política em relação à perfeita Nice. Quando em entrevista perguntaram a ele sobre a Facip, principalmente em relação ao rodeio e inerentes, diz que o anúncio a respeito será feito pela prefeita.
Retorno
Começa na segunda-feira, a nova legislatura da Câmara Municipal de Jales. Na pauta, a formação da Comissões Permanentes e um projeto de resolução do vereador Claudir Aranda que altera um artigo de uma outra resolução. Nada mais havendo...
Entrando no jogo
Os vereadores que se reuniram com os empresários do setor de mototaxi fizeram um acordo para revogar a Lei 2.734 de 21/03/2003. Na opinião de experts a lei só precisa ser adequada à lei federal 12.009. Os vereadores estão se deixando levar, já que empresas atuais estão temendo não poder cumprir a exigências da lei e querem mudá-la. E pode levar tempo para uma nova lei ser implantada.

Comentários