FolhaGeral: Estão empurrando com a barriga

A Prefeitura ainda não cadastrou os mototaxistas e motofretistas. A conversa é que a Prefeitura só fará o cadastro após o curso obrigatório. Para alguns, se após o curso, os profissionais de hoje não cumprirem a exigências da lei, como apresentar atestado de antecedente criminal e outros, como agirá os órgãos responsáveis em especial, o Poder Público Municipal para acomodar o reprovado? O que querem na verdade, é empurrar com a barriga a normalização dos serviços, como aconteceu na administração anterior. O problema em Jales está se tornando político e não técnico.
Prudência
A Lei Orgânica do Município de Jales proíbe a nomeação de pessoas para cargos em comissão que estejam com a ficha suja. A prefeita Nice Mistilides precisa cuidado nas indicações para não ficar numa saia justa danada se nomear ficha suja para o seu estado-maior.
Eleição
O PSDB de Jales vai realizar eleição para renovar ou manter os mesmos dirigentes frente ao Diretório Municipal. O que os tucanos precisam mesmo é uma injeção amor declarado à cidade e sair em busca de investimentos para o município, principalmente as que beneficiam a população. Sabe-se que no governo municipal anterior, os tucanos não fizeram muita questão correr atrás dos recursos. Mas agora, o vice-prefeito de Jales é um tucano e é por ele que o PSDB deve se unir e reinvidicar, mesmo.
Uma década
Em março fará dez anos que a Lei 2.734, que regulamentou os serviços de mototaxi e motofrete no município de Jales foi sancionada pelo então prefeito Hilário Pupim. Poderia ter sido a primeira cidade no estado, como ocorreu quando da implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a ter implantado os serviços de transportes de cargas e de passageiros por moto.
Sem por ou tirar
Querem revogar a lei 2.734 de 21/03/2003, sancionada pelo então prefeito Hilário Pupim, que regulamentou os serviços de mototaxi e motofrete sob a alegação que ela muito exigente para Jales, e usar por base uma lei aprovada em Votuporanga em 2.010, que na verdade é idêntica à lei jalesense, mudando apenas as palavras, números e outros itens. De resto, não muda. Aliás, não é melhor que a de Jales.
Fica
O juiz substituto da 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga, Mateus Moreira Siketo, determinou na última quarta-feira, 6 de fevereiro, a permanência de Rosa Luchi Caldeira no cargo de prefeita municipal de Valentim Gentil, até que o recurso movido contra ela, pedindo a cassação do seu registro de candidatura, seja julgado em última instância.
Na ativa
Cidades maiores, com mais dificuldades já estão com os serviços regulamentados e funcionando no estado, como: Motofrete – São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Guarulhos, Sorocaba, Santos, São José dos Campos, Araraquara, Lins, Cubatão, Jacareí, Presidente Prudente, São Vicente e Peruíbe. Mototáxi – Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Franca, Araçatuba, Piracicaba, Barretos, Araras, Bauru, Taubaté, Araraquara, Lins, Agudos, Limeira e Presidente Prudente.
Informação
Depois do acidente envolvendo o veículo oficial na ida da prefeita Nice Mistilides a Brasília, vereador que querem saber, a ocupação do motorista Aldo José Nunes de Sá na Prefeitura. Lá no botequim a turma comentou que o motorista do gabinete do Executivo precisa estar enquadrado numa lei municipal regula esse tipo de serviço. Sabe-se lá qual?
Quem manda é...
Lá no botequim da vila, conversa vai conversa vem, disseram que em um município vizinho, o sistema de governo é tal qual o Parlamentarismo. O eleito pelo voto popular não governa, é o relações públicas, e quem governa, é o nomeado para o gabinete que não teve voto.
Com o povo
Uma vez por mês, o prefeito, a vice-prefeita e os diretores de e os secretários vão até um bairro da cidade para atender a população. É o programa Prefeitura nos Bairros. Não é em Jales não, é em Barra Bonita.
No ex-PS
O programa Estratégia de Saúde da Família Uni-América que funcionava em uma casa alugada, passa a atender agora no antigo prédio do Pronto Socorro Municipal.
Não sai
Os dirigentes das equipes de futebol amador do município e aqueles envolvidos com outras modalidades esportivas estão descrentes quanto à nomeação de um nome que agrade a todos para a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT). Os setores da cultura e turismo também vivem a mesma expectativa. Nunca se viu uma secretaria ficar tanto tempo sem o titular, pelo menos até o momento em que digitávamos esta coluna.
Se demorar
A atual administração recebeu uma grande partes das vias públicas em péssimo estado de tráfego, dado a buraqueira. Se houver demora no inicio do recapeamento às ruas mais precárias, não vai demorar, pedestres e veículos vão estar andando como antigamente: no leito carroçável de terra.

Comentários