Agentes Comunitárias recebem uniformes para Campanha de Combate ao Câncer de Mama

Na quarta-feira, 20 de fevereiro, pela manhã, profissionais da Saúde receberam os uniformes que serão utilizados na Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, realizada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jales e a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos.
Aproximadamente 80 camisetas foram entregues para enfermeiros, gerentes e agentes comunitários de Saúde que se reuniram na Praça Dr. Euplhy Jalles. Participaram da entrega as responsáveis pela secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e Celma Crepaldi, a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Gisele Lauer Murta e a responsável pelo setor de prevenção ao Câncer do HC, Tânia Silveira Lourenço.
No próximo dia 22 de março, uma unidade móvel do HC de Barretos estará em Jales para atender usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Até o dia 27, a carreta estará na ESF do JACB. Entre os dias 28 e 03 de abril, os moradores do jardim Arapuã serão beneficiados pelo serviço. Do dia 4 ao dia 9, a unidade estará no Jardim Novo Mundo; do dia 10 ao dia 17, no Conjunto Habitacional Roque Viola; do dia 18 ao dia 24, no Jardim Paraíso; do dia 6 de maio ao dia 10, no Uni América; do dia 13 ao dia 15, no ESF Rural; do dia 16 ao dia 21, no ESF do Jardim Municipal; do dia 23 ao dia 29 no ESF São Jorge e do dia 3 de junho ao dia 10, o trabalho será encerrado no ESF do Jardim Oiti.
Para a coordenadora das UBSs, a enfermeira Gisele Murta, "essa carreta carrega o que muitas brasileiras sonham: mamografia de graça e perto de suas casas. Esse exame é o principal para a detecção precoce, descoberta do câncer quando ele está bem pequenininho, no estágio inicial".
Cem por cento dos atendimentos no Hospital de Câncer de Barretos são feitos pelo SUS. O dinheiro do governo não é suficiente para atender à demanda que cresce muito, então, o que faz com que todas as pessoas sejam atendidas de graça é a ação de voluntários. As doações complementam o orçamento e não deixam o serviço parar nem perder a qualidade.
O desafio do Hospital de Câncer de Barretosl é seguir o protocolo da Holanda, que, com prevenção, reduziu drasticamente os índices de câncer de mama em estágio avançado no país.
Câncer de Mama
– O serviço de prevenção diagnostica aproximadamente 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude na unidade de Barretos do Hospital de Câncer. A instituição segue protocolos internacionais, oferecendo atendimento integral ao paciente, do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate a esse tipo de câncer.
O rastreamento mamográfico, em algumas áreas, atinge cerca de 70% da população alvo e o diagnóstico precoce atinge a 80% dos casos de câncer, números comparáveis aos rastreamentos europeus. Somente na região de Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba e Juazeiro (BA) são 133 municípios atendidos, contabilizando o exame preventivo em 200 mil mulheres na faixa dos 40 aos 69 anos.

Comentários