Uma colação de grau especial

*Rosangela Bigulin
1980: foi este o ano que iniciei minhas atividades como docente do Curso de Geografia no Centro Universitário de Jales, na época, FAFICLE – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, a convite do saudoso Professor Orlando Norberto Cavenaghi, na época, Diretor da Instituição. A partir de então, minhas relações profissionais com a professora Ana Maria Ferrari Caparroz Vieira se intensificaram e, em parceria com outros colegas de trabalho, formamos uma equipe que a cada ano se renovava com a saída e entrada de novos integrantes.
Chegamos em 2012: ela como Secretária Geral e eu como Diretora de Graduação da UniJales. Foram trinta e dois anos trabalhando juntas, vencendo desafios, saboreando conquistas, superando derrotas. Dedicada, competente, responsável e, sobretudo, leal à Instituição, trabalhava nos bastidores, incansavelmente. Perfeccionista, nos dava a certeza de que podíamos assinar qualquer documento que por ela tivesse passado, pois estava sempre atenta aos menores detalhes.
Depois de 41 anos dedicados à UniJales, Ana Maria optou por buscar um novo tempo: tempo para acordar à hora que o corpo quiser, tempo para acompanhar o Vieira nas festas, tempo para curtir os filhos, tempo para viajar à hora que desejar, tempo para viver intensamente as vontades que surgirem.
Esta escolha, sabemos, não foi nada fácil. Desligar-se de uma Instituição depois de tantos anos, onde sonhos foram realizados, projetos desenvolvidos e amigos conquistados, requer muita força e uma grande determinação. Mas força e determinação sempre foram atributos que estiveram presentes na vida de Ana Maria, principalmente, quando os problemas se avolumavam e os prazos se esgotavam.
Durante vários anos, foi a responsável pela organização da colação de grau, momento único na vida de milhares de estudantes que por aqui passaram. Cuidava de cada detalhe, desde os documentos na secretaria, até a colocação da última cadeira no local do evento. No transcorrer da solenidade, permanecia nos bastidores, distante dos holofotes, atenta a todo o cerimonial para não deixar que nada pudesse atrapalhar aquele momento tão significativo na vida dos alunos. Lá de cima do palco, nós acompanhávamos toda a sua movimentação, confiantes de que tudo daria certo.
Neste final de 2012, Ana Maria mudou de lugar. Pôde ver, de cima do palco que por tantos anos ajudou a montar, toda a beleza e emoção de uma colação de grau pela qual por muito tempo foi responsável. Só que agora, ela estava sob os holofotes, recebendo a justa homenagem da Reitora Maria Christina Fuster Soler Bernardo, dos diretores, dos coordenadores, professores, funcionários e, sobretudo, dos alunos, pelos quais sempre teve um carinho especial. Despediu-se de todos, usando as seguintes palavras: "Estar aqui é reviver. É lembrar toda a trajetória do trabalho árduo, constante e sólido que culminou em mudanças, decepções, conquistas... É também fazer um balanço da vida: do que foi, do que é e do que poderia ter sido. É sentir que a vida prossegue, que é feita do novo. Estar aqui é saudade".
É com essa saudade Ana Maria, que todos nós do Centro Universitário de Jales nos despedimos de você desejando-lhe novas alegrias e novas conquistas, agradecendo pelos 41 anos dedicados à Instituição, afirmando, com certeza absoluta, que tudo que você realizou nesta empresa educacional, valeu a pena. Sinta-se abraçada por toda a família UniJales. *Rosangela Juliano Bordon Bigulin, Diretora de Graduação da UniJales

Comentários