Leia a coluna Folha Geral

Voltará
Provisoriamente quem responde pela Secretaria Municipal de Saúde, é a enfermeira e chefe de gabinete Celma Crepaldi. A nomeação ocorreu porque a atual secretária, Nilva Gomes, está se ausentando para resolver o problema de afastamento do cargo que exercia da secretaria estadual de Saúde. Nilva deve retornar até o fim da próxima semana.
Fim do vicio
Onze dias após a posse, a prefeita Nice está sofrendo duras criticas de seus adversários como conduziu a formação de seu secretariado e o imbroglio ainda não resolvido que é a complementação de todos os cargos de livre nomeação. Dizem que a prefeita está se desgastando politicamente. Nice fez uma escolha pessoal ao anunciar no dia da posse seus assessores e em que ela confia, tentando eliminar o círculo vicioso.
Deles
As críticas mais duras contra a prefeita Nice partem daqueles que tinham parentes na administração pública ocupando cargos de livre nomeação e tiveram que colocá-los à disposição e não foram reaproveitados. Falam até que o time da prefeita pede opinião aos petistas para resolver alguns assuntos internos..
Esperar
A prefeita Nice vai ter que nos próximos 60 dias definitivamente colocar a casa em ordem e apagar todos e qualquer princípio de incêndio que possa vir ocorrer para não dar margem a oposição, que está dizendo que vai aguardar os 100 dias iniciais da administração Nice para depois ver como irá entrar em campo. Geralmente os adversários dão esse prazo para aquele que assumiu, arrumar a casa. A partir daí, com o sem casa em ordem, provavelmente vão colocar o bloco na rua.
Beichinho
Sabe-se que no ninho tucano há uma frustração pela ausência de nomes do partido no secretariado, mesmo tendo, disseram, havido convites. Comentou-se durante a semana que o presidente do PSDB de Jales, Carlos Roberto Cardoso da Silva seria chamado para assumir uma secretária municipal, fato ainda não confirmado.
Acordo
Os cinco cargos de confiança na Câmara Municipal de Jales foram divididos entre o PT e DEM. Os assessores Parlamentar e o de Imprensa ficam o DEM. O PT que fez a presidência da Casa indicou os assessores Jurídico, Especial do Legislativo, e Geral. O PSB pelo jeito não indicou ninguém. Foi para a eleição rachado.
Domínio
No botequim da vila, as raposas concluíram que os seis vereadores que elegeram Pérola Cardoso à presidência, assumiram um pacto (até quanto não se sabe) para dominar a Mesa Diretora da Câmara até 2.016 quando da eleição municipal. Segundo eles, se o pacto não for quebrado, 2.014 Tiquinho será eleito presidente podendo ser reeleito em 2015. Em 2016, ano eleitoral fica aberto para Gilbertão ou o retorno de Pérola. A questão é o total de votos recebidos nas urnas. André Viotto e Claudir de um lado. Do outro lado Tiquinho, Gilbertão e Pérola.
Acomodação
E lá no botequim falou-se também de um possível acordo entre os vereadores que são a maioria absoluta para a criação de cargos no Legislativo para acomodar egressos da administração petista e, um deles que já estaria sendo encaixado é o ex-chefe de Gabinete do Poder Executivo, Léo Huber. Até o suplente Deley (DEM) 676 votos está sendo falado para um cargo.
Contra
Depois de um discurso constrangedor na cerimônia de posse, o PT quer colocar seus representantes em cargos onde venham a influenciar politicamente em oposição a prefeita Nice. Os comentários dão conta que o eleitor já está ficando de orelha em pé com esses diz que me diz sobre acordos no legislativo que já se fala por toda a cidade. Vai dar descrença.
Expectativa
Dos esportistas do município gira em torno do possível convite ao professor José Antonio de Carvalho para assumir a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura (SMET). Tanto Zé Antonio como Wilter que tanto se disse sobre a sua nomeação, são dignos da confiança dos esportistas, independentemente de cor partidária. Ah, também os dedos dos esportistas estão cruzados pela indicação de José Roberto da Rocha, o "Porquinho" como Chefe de Gabinete da SMECT, que é merecidíssimo.
Alterar
O vereador Luiz Fernando Rosalino (PT) deveria requerer ao Poder Executivo um estudo para corrigir a grosteca sinalização de trânsito referente ao retorno de veículos em uma das aberturas na ilha da avenida João Amadeu entre as ruas 17 e a 19, próximo ao semáforo. A conversão ali está perigosa. Se algo grave acontecer, a prefeitura será a responsável.
Outro tempos
O pessoal do botequim da vila é de opinião que a prefeita Nice não deve se preocupar com a Facip. Deve sim entregar a realização da festa para uma empresa ou terceiros e deixar que eles promovam o espetáculo. O povo não aguenta é ver a Prefeitura injetar dinheiro num imóvel que não pertence mais ao município. Cidades a partir do nível da de Jales passaram ou estão passando a realização desse tipo de festa para a iniciativa privada.
Elefante branco
Como é o caso do Estádio Municipal Dr. Roberto do Valle Rollemberg, um "elefante branco" que se for passar por uma reforma o município gastará muito dinheiro. Dinheiro esse que pode ser usado em outros setores muito mais necessitados. Infelizmente, meia dúzia de pessoas influenciam muito mais por interesse pessoal do que aqueles que visam o coletivo.
Baixa
A primeira baixa na assessoria da prefeita Nice foi a secretaria municipal de Educação, professora Sônia Maria Scatena Frassato. Fala-se também que o professor Roberto Timpurin Berto, analisa sua situação profissional para continuar ou não no Gabinete.

Comentários