Coluna Folha Geral

Coletiva
Segundo se falou, a prefeita Nice e seu vice Pedro Callado dariam nesta sexta-feira, 18 de janeiro, uma entrevista coletiva para falarem sobre a Facip e o Carnaval. Até o momento em que fechávamos esta coluna, nenhuma informação a respeito.
Nada de explicações
Passados 18 dias da publicação de um anuncio nos grandes jornais paulistas em 1° de janeiro dirigido aos prefeitos empossados, a Caixa (CEF) não deu nenhuma explicação o por que dos municípios de Jales, Urânia e Paranapuã ficarem de fora. Os prefeitos Nice Mistilides (PTB), Airton Saracuza (PP) e Antonio Melhado (PSB) tomaram posse normalmente sem qualquer impecilho de ordem judicial.
Pedindo
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) acompanhou a prefeita de Jales, Eunice Mistilides (Nice), em audiência com o desembargador Ivan Sartori, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, oportunidade em que reivindicaram a instalação de duas novas Varas Judiciais e um novo Fórum para a cidade. As duas novas Varas foram solicitadas pelo deputado Carlão ainda em 2011 e aprovadas no ano passado.
Afilhados
O prefeito Elvis Carlos de Souza (PMDB), de Pontalinda, está indo na contra mão de todos os prefeitos da região que estão de todas as maneiras pensando em enxugar a folha de pagamento. Nem bem assumiu e enviou à Câmara para votação em uma sessão extraordinária, um Projeto de Lei Complementar criando oito secretarias municipais e o cargo de chefe de gabinete do Poder Executivo. Aumento de despesas caso o projeto tivesse sido aprovado em torno de R$ 30 mil mensais. O povo lotou a Casa do povo e exigiu respeito.
Mudanças
A decisão da prefeita Nice Mistilides de centralizar o atendimento dos profissionais de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia , no Núcleo Central de Saúde, inicialmente criou a maior chiadeira entre as mães que se utilizam dos postinhos de saúde na periferia.. O compromisso foi assumido ainda durante o período de campanha.
Trabalhar mais
De acordo com a prefeita, antes da mudança, das dez Unidades Básicas de Saúde existentes na cidade, apenas três dispunham de médicos pediatras em dias alternados, com demanda de apenas cinco consultas por dia de atendimento. Portanto, existia o deslocamento de pessoas atendidas nas sete U.B.S.s do município. "Pensamos em oferecer atendimento todos os dias da semana para a população, suprindo toda a demanda espontânea, principalmente no período da noite, beneficiando e facilitando o acesso das pessoas que precisam trabalhar durante o dia".
Pesquisa
Segundo a prefeita Nice, "nossa Secretária de Saúde e a chefe de gabinete da pasta foram orientadas e entrarem em contato com diversas mães que buscaram atendimento no Núcleo Central de Saúde, após a mudança, e constataram que a grande maioria aprovou a alteração. Muitas constataram que podem trabalhar com tranquilidade durante o dia e procurar atendimento médico à noite. Além disso, já percebemos que já não existem mais filas no Núcleo".
Expirando
As conversas lá no botequim da vila dão conta que o PDSB vai dar prazo até o dia 31 para que a prefeita Nice chame o partido para uma conversa e definir se quer ou não o apoio dos tucanos à sua administração. Caso não haja um chamamento até o último dia do mês, a tucanagem vai para a oposição. É ruim já que o vice-prefeito Pedro Callado é do PSDB e não cairá bem ouvir críticas de seus companheiros de partido a uma administração a qual faz parte.
Voando
Nesta sexta-feira mais assessores da prefeita Nice correram atrás de documentação sob pena de ficarem obrigados a se afastarem de suas funções. E falando nisso, não só a população, como os seus próprios correligionários aguardam a divulgação dos nomes dos demais assessores a serem nomeados.
Creche
Na última quarta-feira (16), o prefeito Armando Rossafa esteve junto com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia e solicitou mais uma creche para o município de Santa Fé com capacidade para atender 150 crianças.
Quieto
Quem está silencioso é o PMDB. Parece que a não conquista de uma cadeira na Câmara Municipal de Jales, depois de 44 anos dono de um lugar cativo no Legislativo abalou o partido politicamente. Não é mole não. Fazer pontuação de vereadores eleitos e ficar de fora, é dolorido.
Quando sai?
Deve sair somente em fevereiro, quando o TSE retorna do recesso forense, a decisão sobre o ex-vereador José Roberto Fávaro (PSDB). A torcida para uma vitória – pouco provável de JR - é de Du Venturini.
Galgar degraus
O ex-vereador Luiz Henrique Macetão Viotto, nomeado para o Consirg, num cargo de "gerentão" está pensando seriamente em lançar seu nome a candidato a deputado estadual. Ele já falou a respeito e sonha com um apoio de 17 prefeitos que formam o Consórcio Intermunicipal de Saúde.
Preocupado
Quem tem convivido com o vice-prefeito Pedro Callado nos últimos dias, tem percebido que ele anda com os nervos à flor da pele. Mas como bom político deixa transparecer muito pouco essa tensão, em função de algumas ações não concretizadas na administração municipal.
Pra dois
Comentaram lá no botequim da vila, o empresário Walter Antonio Paulino, quer marcar uma audiência com a prefeita Nice para tentar convencê-la a indicar o ex-prefeito Hilário Pupim para ocupar um cargo em sua administração. Disseram também que ele pediu a indicação de Reinaldo Azevedo, o Rolinha, para um cargo. Mas não propriamente do alto escalão.

Comentários