Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Prefeita eleita Nice, a convite, visita o Residencial Nova Jales


Residencial Nova Jales do Programa
 Minha Casa Minha Vida
A convite do diretor da Aradam Incorporadora LTDA, Mauro Berzborodco e do engenheiro, Almeraldo Del Pino Júnior, a prefeita eleita Nice Mistilides, o presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Macetão Viotto e o presidente do PSDB de Jales, CarlosRoberto Cardoso da Silva, estiveram visitando o empreendimento onde estão sendo construidas residências pelo "Programa Minha Casa Minha" do Governo Federal.
Durante a visita, Nice, Macetão e Cardoso conheceram as 108 residências que serão entregues em breve aos compradores. "O empreendimento Jardim Nova Jales terá, no total, 368 casas, com unidades de 2 e 3 dormitórios, de padrão médio, localizado aqui, na melhor área da cidade para residenciais, com excelente vista para a área urbana mais valorizada da cidade, local alto, ar puro e muito verde, amplas áreas para a prática de exercícios físicos e caminhadas", disse o diretor da construtora Aradam.
O presidente da Câmara, Luiz Henrique Viotto, o engenheiro
Almeraldo Del Pino Júnior, a prefeita eleita, Nice Mistilides,
o diretor da Aradam Incorporadora LTDA, Mauro Berzborodco
e o presidente do PSDB Jales, Carlos Cardoso em visita ao Jardim Nova Jales


A prefeita eleita, Nice Mistilides ressaltou que fez questão de conhecer de perto as moradias construídas no Jardim Nova Jales. "A maioria das casas estão em fase de acabamento, mas a previsão de entrega é para esse ano. Como recebi o convite para a cerimônia de entrega das chaves, fiz questão de visitar os imóveis para conhecer o que está sendo oferecido para nossa população. As famílias que adquiriram esses imóveis vão realizar o sonho da casa própria, terão uma casa de alvenaria, de qualidade e bem localizada. Vai ser uma vida nova, realmente. E dar melhores condições de vida à população será prioridade em nossa administração", concluiu.
De acordo com Berzborodco, após a entrega do primeiro módulo, composto pelas 108 unidades residenciais, serão entregues mais 84 casas que fazem parte do segundo módulo. "Com isso atingiremos quase 50% do projeto do Nova Jales".
As residências possuem dois ou três dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Além disso, possuem um amplo quintal que permite a ampliação do imóvel. Segundo o engenheiro Del Pino, cada proprietário receberá, junto com as chaves das moradias, uma planta do imóvel que contém o projeto de ampliação.
Para Macetão, "é importante que empresas de credibilidade como a Aradam participem do crescimento e desenvolvimento da cidade. Muitas pessoas sonham com a casa própria, mas encontram grandes dificuldades em transformar esse sonho em realidade, mas vocês fazem com que isso seja possível. E o mais importante, oferecem um produto de qualidade, prezaram por privilegiar fornecedores aqui de Jales e tudo isso a um preço acessível".

FOLHAGERAL

Basta
O primeiro turno das eleições eleitorais, no dia 7 de outubro de 2012, deixou milhares de brasileiros e jalesenses irritados e até traumatizados com o lixo eleitoral que se formava em portas de residências e entupia bocas de lobos. Além da poluição e desrespeito dos candidatos, centenas de eleitores foram parar em hospitais, após escorregarem nos materiais de campanhas. Em Bauru, interior de São Paulo, uma idosa morreu. Eleitores pedem mudanças nas campanhas e uma atitude mais rigorosa da Justiça Eleitoral sobre essa questão.
De vocês

Na madrugada do domingo de eleições, moradores de Santa Bárbara D’oeste (130 km de SP) ficaram indignados e revoltados ao verem motoqueiros – contratados para trabalhar nas campanhas – lançando ao alto, grandes quantidades de material publicitário dos candidatos a prefeito e vereadores da cidade. Ao amanhecer, lotaram sacos de lixos e entregaram-nos na porta da Câmara de Vereadores do município, como forma de protesto.
Au, au não pode
O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando proíbe o transporte de animais domésticos soltos dentro do veículo ou mesmo no colo do passageiro, mas poucos se dão conta da seriedade caso haja o descumprimento da lei. Um cão de apenas cinco quilos em uma freiada brusca, por exemplo, pode atingir o motorista com uma força de impacto equivalente a 100 quilos.
Abusam
São poucos os motoristas que conhecem ou buscam conhecer as regras do CTB e é muito comum ver pessoas segurando cachorros dentro do veículo e com o vidro da porta aberta. Aliás, até mulher dirigindo é vista com o "au au " no colo. A sorte desse pessoal e que a fiscalização de trânsito pela autoridade competente já não é mais como antigamente, está ao Deus dará.
Seu dever
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Valentin Gentil, o prefeito Adilson Segura deixará R$ 8.627.534,07 de recursos para investimento em obras e serviços para o futuro prefeito. Adilson concorria à reeleição e foi derrotado por Rosa Caldeira. Por esse motivo, não terá tempo suficiente, segundo sua assessoria, para concluir e iniciar diversas obras conquistadas durante seu mandato (2009/2012).
Levantando vôo
Comentaram durante a semana lá no botequim da vila que petistas já estão preparando as malas para vôos distantes. Aliás, os mais informados disseram que uns e outros já foram reconhecer o novo terreno em que vão pisar. Pode ser apenas conversa de mesa de botequim.
Adversário
O vereador eleito Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) e ex-candidato a vice prefeito na chapa de Nice em 2.008, está ansioso para ser o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Ele têm ligado para cada um dos vereadores, menos para Claudir Aranda claro, cujo nome está na disputa, pedindo voto. Para alguns dos eleitos, Gilbertão deveria se reunir com todos ao invés de usar o telefone e falar mais no nome da prefeita eleita do que de suas metas.
Não mais
Segundo a turma do botequim das vila, o contrato do professor Carlos Pereira de Rezende, o popular Neneinha, que foi candidato a vereador pelo DEM e irmão do professor e vereador Osmar Pereira de Rezende (PMDB) não reeleito, não teria sido renovado com a SMECT. Neneinha era o responsável pela escolinha de atletismo da Secretaria e levava os atletas a competir por várias regiões do estado de São Paulo. Ao concorrer à Câmara Municipal, por lei, Neninha se exonerou do cargo. E...
Sorteado
A 37ª edição do Programa de Fiscalização em Pequenos e Médios Municípios a partir de Sorteios Públicos da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou o de Populina entre os 60 Municípios que receberão fiscalização especial do órgão. As áreas a serem fiscalizadas são: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, bem como denúncias e representações enviadas à CGU relativas aos municípios sorteados.
Se a moda pega..
Flagrado fazendo boca de urna, o candidato a vereador Vanderlei Ribeiro Alves Pereira, do PHS, de Unaí (MG) foi punido pela Justiça Eleitoral a varrer uma rua inteira, repleta de publicidade de sua campanha. Felizmente a população local não o elegeu. Se a moda pega, os sujismundos na política acabariam.
Mais uma
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de 24/10/2012 – Pág. 35, o acórdão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em sessão de 9 de outubro de 2012, pelo voto da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Presidente em Exercício do TCE e Relatora, bem como do Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e do Auditor Substituto de Conselheiro Samy Wurman, que julgou irregular a licitação na modalidade tomada de preços no valor de R$1.442.011,26 celebrado em 1° de junho de 2.007 com a Ecopav Construção e Pavimentação Ltda para a prestação de serviços de conservação de vias e logradouros públicos urbanos, com fornecimento de mão de obra, materiais, equipamentos, operação e manutenção do aterro sanitário e também foi aplicada multa ao prefeito Humberto Parini , no valor correspondente a 200 UFESP’s e transcorrido o prazo recursal, bem como aquele fixado para adoção das medidas cabíveis, os autos serão remetidos ao Ministério Público, para as providências de sua alçada. Esteve presente à sessão, Renata Constante Cestari, representante do Ministério Público de Contas.

Falta de decoração natalina revolta comerciantes e lojistas

Os empresários do centro da cidade estão indignados com a decisão da Prefeitura de Jales de não fazer a decoração natalina este ano e ameaçam tomar uma atitude radical, deixando para pagar seus impostos só no início do ano, quando começa a nova administração.
O presidente da Associação Comercial e Industrial, Alexandre Rensi, disse que vários comerciantes estão justificando esse comportamento de desobediência civil por considerarem que "a Prefeitura também radicalizou, dizendo que simplesmente não haverá decoração natalina este ano".
A Associação distribuiu nota explicando que a informação da Prefeitura foi transmitida através de contatos com o Chefe Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito, Luis Fernando Rosalino.
A nota afirma que "por diversas vezes a ACIJ questionou a Prefeitura Municipal sobre a decoração, considerando que no ano anterior a mesma foi instalada e projetada para que este ano houvesse um aumento dos espaços públicos decorados", e acrescenta que "cientes de que não é da competência da ACIJ, pois os espaços são públicos, nossa entidade se ofereceu para arcar com parte dos custos da decoração, conforme aconteceu no ano passado".
Concurso de vitrines
– A nota termina afirmando que "diante da absurda posição do executivo local, só nos resta lamentar, porém a ACIJ ainda busca uma cidade mais bonita, e para isso está promovendo um Concurso de Decoração de Fachadas e Vitrines, com premiação em dinheiro aos associados que decorarem suas empresas nesta época natalina".
Rensi explicou que o incentivo maior para o concurso é uma forma de compensar um pouco essa ausência do Executivo na decoração. Para a premiação, as lojas serão divididas em três categorias: as com até cinco metros de fachada, com dez metros e acima de dez metros.
Para decorar sua loja o empresário precisa se inscrever na ACI, no período de 1º de novembro a 12 de dezembro. Uma comissão formada por arquitetos, decoradores e outros profissionais deverá ser constituída para visitar as lojas e dar uma nota para cada decoração. Essa avaliação será feita em poucos dias, para que as lojas vencedoras possam ser anunciadas antes do Natal.
Rensi disse que alguns empresários chegaram a solicitar que a ACIJ assumisse a decoração das ruas, mas a associação não pode interferir nos espaços públicos e mesmo que pudesse, ela representa os associados e não todos os comerciantes, o que seria injusto para quem faz parte da entidade.

Prefeitos participam de seminário "Novos Gestores" promovido pela CNM

Aconteceu na segunda e terça-feira, 22 e 23 de outubro, em São José do Rio Preto, o do Seminário "Novos Gestores – Ponto de Partida para uma gestão de qualidade", promovido pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez a abertura do evento que contou com mais de 300 participantes.
Os presidentes da Associação dos Municípios Araraquarense (AMA), Alberto Caires, e da Associação Paulista de Municípios (APM), José Francisco Oliveira pediram a união dos prefeitos. "Não adianta lutar sozinho", disse Caires. "São Paulo é a locomotiva dessa federação. Temos que nos fazer mais presentes nos eventos da CNM", completou Oliveira.
O líder do movimento municipalista apresentou o histórico e as conquistas da CNM. "Os donos dessa Confederação são os Municípios. O prefeito só será desvalorizado se ele quiser, porque vamos informá-los e orientá-los", afirmou. O primeiro conselho foi em relação à escolha dos secretários e cargos de confiança. Para o presidente, eles devem ser gestores e entender ao menos o básico da administração municipal.
O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou da abertura do evento e defendeu a necessidade de um novo pacto federativo como forma de diminuir o desequilíbrio existente entre estados e municípios. "É preciso rediscutir as competências. A solução é o novo pacto federativo", afirmou.
O objetivo do seminário Novos Gestores, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, é capacitar os prefeitos eleitos para uma gestão de qualidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis de educação, saúde, trânsito e mobilidade urbana, tecnologia da informação, jurídico, finanças, desenvolvimento e Observatório do Crack.
Durante o pronunciamento, Edinho Araújo defendeu a urgência para um novo pacto federativo para diminuir os principais problemas enfrentados nas relações entre União, estados e municípios. "Atualmente as atribuições como a da saúde, educação, assistência social são responsabilidade dos municípios, enquanto que a capacidade de investimento da grande maioria das cidades brasileira é praticamente zero", afirmou Edinho Araújo.
Aos participantes, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explicou a importância da redistribuição dos royalties de petróleo e gás natural. "Liguem para seus deputados e peçam a aprovação do projeto da maneira como a CNM defende. Serão R$ 400 milhões a mais para os Municípios paulistas do que o repassado hoje", contou.
Ainda a respeito do Parlamento ele lamentou: "O Congresso, em sua maioria, não age com responsabilidade conosco". Paulo Ziulkoski apresentou também as inúmeras proposições em tramitação que exoneram as contas municipais. "Só o piso dos enfermeiros são R$ 23 bilhões", alertou.
Nada além das atribuições legais
– Uma instrução foi repetida por Ziulkoski: "Não façam nada além do que determina a lei. Assim, é mais fácil fazer uma boa gestão. Não assinem convênios onde os Municípios são os principais financiadores. Não tentem fazer tudo, porque quem faz isso acaba na cadeia", alertou.
Dentre os temas abordados pelo presidente, ele destacou as possibilidades para o aumento na arrecadação própria, o financiamento da Saúde, as dificuldades no sustento da Educação, as dívidas e créditos com a Previdência Social e o assistencialismo.

Projeto na Casa da Criança

No domingo, 21 de outubro, o Interact Club de Jales participou da festa do dia das crianças na Casa da Criança, onde brincaram, pintaram, dançaram, e levaram a alegria para todas.Segundo Taísa Sanitá Selis, presidenta do Interact Club de Jales, o evento foi um sucesso,uma vez que "conseguiu contagiar todas as idades tornando este domingo especial. E os interactianos não deixaram de entrar na dança". Ela disse ainda que "contagiados aprenderam que a verdadeira felicidade da vida encontra-se num sorriso de uma criança,e que não importa a idade ,todos podemos sorrir assim, pois é sorrindo que nos tornamos grandes líderes executando nosso lema a Paz através do Servir e unidos fazemos a diferença".

Alunos da CooperJales Objetivo participam de Olimpíada de Astronomia




Alunos da CooperJales Objetivo
participantes da OBA 2012
Foi realizada em maio deste ano a XV OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A Olimpíada é organizada pelo pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e contou com a participação de 785.191 alunos do Ensino Fundamental e Médio e 8.968 escolas em todo o Brasil. Foram distribuídas 31mil medalhas.
Em Jales, quatro alunos da Escola Integrada Rui Barbosa – CooperJales Objetivo, inscritos no nível 3 (5ª a 8ª séries), foram premiados: Guilherme Soncini da Costa Filho 7ª série-medalha de bronze, Gabriela Módulo Molina 8ª série- medalha de prata, Flávio Henrique Buzatto 8ª série- medalha de prata e Pedro Henrique Fujita Bois medalha de ouro. Os alunos do Fundamental I foram orientados por Adriana Marques e Giseli Guimarães, e do Fundamental II, por Helenice Maria da Silva (Berê).
A escola participou das dez últimas edições da OBA e em todas foi premiada com medalhas e brindes, comprovando, assim, a qualidade de ensino oferecida pela instituição. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no dia 19 de outubro na unidade escolar.

Aniversariando


O advogado Pedro Bonilha, irá receber na terça-feira, 30 de outubro, as felicitações de sua esposa Lúcia e dos filhos César e Diego por seu aniversário. Familiares e amigos vão marcar presença para desejar-lhe muitos anos de vida e muito sucesso na nova carreira

Palestra e apresentações marcam a V Jornada de Iniciação Científica da Unijales

A Unijales, através do Professor Dr. Silvio Luiz Lofego, Diretor de Pós-graduação, pesquisa e extensão, realizou a V Jornada de Iniciação Científica, a exposição de mais de 30 trabalhos, entre os dias 19 e 20 de outubro, com o objetivo de introduzir os estudantes na pesquisa científica, possibilitar que o aluno desde cedo esteja em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.
O evento mais uma vez superou todas as expectativas, pois além dos alunos da Unijales, estarem presentes, também pessoas de Universidades como UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul prestigiaram a Jornada.
Na sexta-feira, 19, foi realizada no Teatro Municipal a Conferência "A Ciência numa perspectiva Integradora e Polidisciplinar", desenvolvida pela Professora Dra. Joseli Maria Piranha, da UNESP de São José do Rio Preto.


No sábado, 20, a Jornada de Iniciação Científica continuou com o Simpósio, no qual alunos que estiveram presentes na Unidade Central da Unijales, durante toda a tarde, apresentaram resultados de suas respectivas pesquisas.

Rotary Club de Jales “Grandes Lagos” presta homenagem a Profissionais

O Rotary Club de Jales "Grandes Lagos", em sua reunião do dia 17 de outubro, prestou homenagem a alguns profissionais da cidade Jales em comemoração ao dia de cada profissional que acontece no mês de outubro.
Foram homenageados as seguintes pessoas, cada um representando sua Categoria Profissional: Dia do Médico: Virgilio Ribeiro Franco – Dia do Fisioterapeuta: Dario José de Carvalho – Dia do Dentista: Nelson de Souza – Dia do Engenheiro: Rosemeire de Lellis Naves – Dia do Professor: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi – Dia do Eletricista: Arlindo Bersanete – Dia do Pintor: Valdir Schiavo

Júlia e Marcos



No sábado, 13 de outubro, na Igreja Matriz de Estrela D´Oeste, foi realizado o casamento da advogada Júlia Voltolini (Santa Fé do Sul/Pereira Barreto) e Marcos Caparroz (Estrela d`Oeste).
Após a belissíma cerimônia religiosa os noivos recepcionaram os familiares e convidados para a comemoração no salão social do Sindicato Rural de Estrela D´Oeste).
O cerimonial foi de Jocélia Cabrini da Assessoria Planejamento e Gerenciamento de Eventos, as fotos de Leandro Vieira (Santa Fé do Sul) e produção de Brenda (Stúdio Fátima Villar-Jales)

Casa Espírita Beneficente André Luiz – Cebal, está em atividade


Fundada em 15 de julho de 2011, no Residencial Big Plaza, a Casa Espírita Beneficente André Luiz - CEBAL, está em plena atividade que são realizadas em sede própria na rua Jose Antonio Adolfo nº 104, num espaço atualmente construido de 40m2, do qual falta pouco a concluir o espaço para melhor atender a todos, de acordo com Tales Etevaldo.
Segundo Tales Etevaldo, presidente da entidade, "nossos valores e objetivos é servir a comunidade buscando o desenvolvimento espiritual com valores morais e de aperfeiçoamento ensinados pelo nosso Mestre Jesus e codificados por Allan Kardec em suas obras como o Evangelho segundo o Espiritismo".
Tales explicou que a CEBAL, vem atuando na comunidade de forma discreta recebendo "a todos que aqui se aportam sempre procurando levar conforto e atendimento por uma equipe de voluntários que buscam na caridade ao próximo o próprio aperfeiçoamento buscando desenvolver a reforma íntima".
A Casa tem seu Departamento Social Fraterno "Benedita Fernandes" cujo objetivo é servir de apoio e assistência fraternal para todos aqueles que procuram ajuda, consolo e assistência.
As atividades são realizadas às segundas-feiras 20h com estudos.
A sopa fraterna e atendimento fraterno é aos sábados às 10h e palestras às 19h30.

Começa projeto de educação sanitária na região noroeste

Na região noroeste do Estado a citricultura tem grande representatividade econômica. A laranja é a exploração com maior área cultivada, com aproximadamente 45 mil hectares e envolvendo mais de 2.800 propriedades. Em 2011, segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, a produção ultrapassou 28 milhões de caixas de 40,8 quilos nas regiões de Jales, Fernandópolis, Votuporanga e General Salgado.
Hoje o grande desafio para os citricultores do noroeste paulista está na proteção contra o cancro cítrico, o greening e o amarelinho, que além de proporcionarem um aumento no custo de produção podem provocar a erradicação dos pomares.
Visando minimizar esses problemas e os prejuízos causados, principalmente pelo cancro cítrico e greening, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou em agosto, o projeto de Educação Sanitária. Visando dar sequencia a essa atividade e nivelar os conhecimentos técnicos, aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, em Votuporanga, a capacitação dos engenheiros agrônomos da extensão rural e da defesa agropecuária.
Para Walter Galbiatti Júnior, da Casa da Agricultura de São João das Duas Pontes, esse projeto vai proporcionar ao citricultor condições de permanecer na propriedade, gerando empregos e renda no municípios, promovendo qualidade de vida para sua família e, dessa forma viver com dignidade no campo.
André Tozetti, do Escritório de Defesa Agropecuária de Jales, destaca que a educação sanitária conscientiza os produtores da necessidade de práticas preventivas no controle de doenças, que leva a uma mudança de comportamento, nesse caso dos citricultores, em relação às suas ações no controle das doenças e manejo dos pomares.
Esse trabalho é uma atuação conjunta da Secretaria de Agricultura, através de suas coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI) e de Defesa Agropecuária (CDA) e da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
Dados da Citricultura Paulista, disponibilizados no site da CDA, mostram que o parque citrícola do Estado é formado por 226,9 milhões de plantas cítricas em produção comercial. O número total de propriedades comerciais com citros é de 17.656.

Cooperativismo é comemorado em grande estilo em Bebedouro


Sábado, 20 de outubro, foi um dia especial para Bebedouro (SP), pois foi realizada uma verdadeira festa do cooperativismo proporcionada peloServiço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo – Sescoop-SP e pelas cooperativas da cidade. O evento "Coopero por Um Mundo Melhor" disponibilizou das 10 às 22 horas, na Praça Barão do Rio Branco, atividades diversas para crianças, jovens e adultos reunindo mais de 2 mil pessoas. O evento faz parte das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2012.
Dentre as opções de entretenimento ao público estavam as oficinas de terrário e bijuterias ecológicas, contação de histórias, esculturas com bexigas, pinturas artísticas para a garotada, exposições e muita música. A peça teatral "Zabumba", encenada pela Cia da Tribo, no palco da Concha Acústica, teve toda a atenção do público com os personagens Catirina e Bastião, mestres de cerimônia de inúmeros personagens folclóricos como a sereia, o sapo cururu, a caipora, o valente valentão, entre outros. A história foi contada com a ajuda de doze personagens e treze bonecos com diferentes técnicas de manipulação.
O espaço saúde foi bem disputado por todos os que buscavam por dicas para viver uma vida mais saudável. Dentre os serviços oferecidos estavam a aferição da pressão arterial, o percentual de gordura corporal e o Índice de Massa Corpórea (IMC). A prevenção ao câncer também foi um assunto bem disseminado no evento, com o trabalho da Fundação Abílio Alves Marques de Combate ao Câncer tirando todas as dúvidas da população sobre a doença. A Fundação vendeu durante o evento os kits para a Caminhada Passos que Salvam, que será realizada no dia 25 de novembro em prol da ala infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos.
A ONG ArtSol (Arte e Solidariedade), para angariar fundos para ajudar a manter seu trabalho social e cultural com crianças do Jardim Alvorada, esteve vendendo refrigerante no evento e a Pastoral da Juventude da Igreja São João Batista, para também manter seu trabalho de evangelização, vendeu cachorro quente, pipoca, esfirra, sorvete e maçã do amor.
A grande atração do dia ficou por conta do show com o famoso violeiro, compositor, cantor e instrumentista Almir Sater. Gratuito, o espetáculo reuniu 5 mil fãs na Concha Acústica que cantaram emocionados os sucessos do violeiro. O evento "Coopero por Um Mundo Melhor" também contou com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp ).

Aquishow será nos dias 21, 22 e 23 de novembro

Santa Fé do Sul realiza nos dias 21, 22 e 23 de novembro a III Aquishow. A III Aquishow pretende reunir representantes dos elos da cadeia produtiva da piscicultura para discutir os mais diversos assuntos ligados a ela, garantindo seu desenvolvimento sustentável. O evento tem como objetivo discutir e apresentar novas técnicas, bem como ampliar as alternativas para a atividade.
Nesta edição, serão dois dias de seminários com palestras e debates e uma exposição de produtos e serviços de empresas, entidades e órgãos públicos. O público alvo são piscicultores, produtores rurais, agricultores familiares, investidores, técnicos, estudantes de graduação e pós graduação em ciências agrárias interessados em ampliar conhecimentos na produção de peixes, com foco na produção em tanques rede.
Por meio de palestras dos principais cientistas das instituições de pesquisa e universidade do país, o evento tem como objetivo central mostrar a importância da utilização da técnica de tanque rede em três aspectos: econômico, ambiental e social. Entre outras ações, pretende contribuir para a melhoria e ampliação da produção e a comercialização do pescado produzido em tanque rede e potencializar as ações coletivas locais e a atividade como fator de desenvolvimento regional, de emprego e renda, além de exposição dos vários produtos e serviços existentes no mercado e a realização de rodada de negócios entre fornecedores, produtores e compradores.
O evento é realizado pela Prefeitura de Santa Fé do Sul em parceria com a Cati , Apta , Instituto de Pesca, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Piscicultura (Cimdespi), e empresas envolvidas na produção e comercialização de peixes na região.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Miss Goiás fotografa para o Bella da Semana

Estreia nesta quarta-feira, 24 de outubro, o ensaio da modelo Anielly Campos no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).
Ela representou o Estado de Goiás no Miss Brasil 2009, é modelo desde os 13 anos e estudou Engenharia Elétrica. Sobre a experiência num evento tão almejado por mulheres de todo o Brasil, Anielly diz que, mais importante que competir, é estar preparada para enfrentar momentos únicos e inesquecíveis.
"Participar de um evento deste porte é uma oportunidade de crescimento enorme. Em todos os momentos, situações inesperadas surgem e é necessário estar preparada para todas. Em minha opinião, é necessário ter em mente que as outras participantes não são adversárias, que são amigas em potencial, e dar o seu melhor, sabendo que o resultado será uma surpresa, pois apenas uma sairá com o título desejado por todas".
Prestes a completar 22 anos, Anielly deixou uma cidadezinha chamada Rio Verde, em Goiás, para conquistar o país inteiro com seus olhos claros, seu sorriso encantador e um sotaque que hoje mistura um pouquinho de tudo. E tudo começou bem cedo! "Minha mãe diz que comecei a carreira bem antes, com 3 anos, quando pegava os sapatos de salto alto dela, me enrolava em suas blusas e lenços, e saía desfilando para toda família".
O ensaio sensual para o site Bella da Semana é o primeiro mais ousado da carreira da miss, mas isso não foi motivo para que a a timidez tomasse conta dos bastidores. "Como não havia feito nada do gênero até então, comecei a enxergar o trabalho de uma forma diferente e agradável".
(Janaína Meneghel Assessoria de Comunicação
www.belladasemana.com.br)

Réus que não repassaram valores descontados do IR são condenados

O juiz federal Jatir Pietroforte Lopes Vargas, titular da 1ª Vara Federal em Jales/SP, condenou à prisão dois réus por terem deixado de repassar aos cofres públicos, entre fevereiro e dezembro de 2000, os valores descontados da folha de pagamento dos funcionários de sua empresa referentes ao Imposto de Renda. As penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa no valor de 100 salários mínimos (valores vigentes no período citado).
Na época dos fatos, os acusados atuavam respectivamente como a diretora presidente e o diretor administrativo de uma associação educacional na cidade. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a conduta ilícita causou um prejuízo de cerca de R$ 149 mil (R$ 419 mil em valores atualizados até agosto de 2002, incluídos juros e multa).
Ao serem ouvidos, os dois confessaram a prática do delito sob a alegação de que a associação passava por dificuldades financeiras e por isso preferiram pagar os salários ao invés dos tributos. No entanto, o juiz ressaltou que os réus não apresentaram provas documentais das supostas dificuldades, apenas testemunhos, o que não é suficiente para a análise de eventual exclusão de culpabilidade.
Segundo Jatir Pietroforte, é necessário "ficar comprovado que a situação de insolvência da associação educacional era contemporânea aos fatos descritos na denúncia (os documentos devem dizer respeito ao mesmo período do débito, ou datas próximas, sob pena de se perder a conexão lógica entre a alegada dificuldade financeira e a omissão do recolhimento)."
Além do pagamento de multa, cada um dos réus deverá prestar serviços à comunidade ou a entidade pública pelo período de 11 meses e 20 dias, na forma a ser especificada na execução penal. (JSM).

Empresas são condenadas a realizar obras em ferrovias da região

As concessionárias ALL – América Latina Logística S/A e ALL – América Latina Logística Malha Paulista S/A terão de realizar obras urgentes para sanar inúmeras deficiências em trechos da ferrovia localizada nos municípios de Jales, Fernandópolis, Meridiano, Urânia, Santa Salete e Três Fronteiras. A decisão liminar (tutela antecipada) foi proferida pela juíza federal Andréia Fernandes Ono, substituta da 1ª Vara Federal em Jales/SP.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, constatou-se, após investigação, insuficiência de manutenção de via férrea, que constitui patrimônio público federal, e a falta de estrutura das passagens de nível existentes nos municípios por ela atravessados, colocando em risco a integridade física dos cidadãos e interferindo no meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Andréia Ono enumerou diversos acidentes ocorridos nos últimos meses e afirmou que a "segurança e qualificação de seus funcionários não são a maior preocupação da empresa, o que leva este Juízo a concluir que as medidas pleiteadas pelo MPF [...], além de plenamente justificadas, são altamente recomendáveis".
Um dos maiores transtornos para a população da região é o barulho causado pelas buzinas dos trens. "Não é novidade que a interrupção abrupta do sono causa uma série de problemas à saúde das pessoas, e que a poluição sonora é tão grave quanto os demais tipos (poluição do solo, hídrica, atmosférica etc)", afirmou a juíza.
Diante de tantos problemas verificados, a magistrada conclui que é "indispensável a concessão da tutela inibitória antecipada, com o intuito de impedir a prática, a continuação ou a repetição de um ato contrário à norma ambiental, e de proteger o direito dos cidadãos que vivem em contato diuturno com a ferrovia, e com os transtornos por ela causado".
Dentre as determinações contidas na decisão, as empresas rés terão de adequar as juntas dos trilhos que estiverem soltas/frouxas e com falta de parafusos; solucionar problemas de drenagem, contaminação do lastro e lastro enterrado; substituir trilhos desgastados e lascados; realizar a sinalização das passagens de nível; limitar a velocidade dos trens a 20 km/h nas áreas urbanas; e adequar o ruído produzido pelas buzinas das locomotivas ao padrão estabelecido pela ABNT.
Já para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi determinado que ela terá de fiscalizar in loco as condições de segurança e trafegabilidade de todos os trechos da ferrovia na região.
Os réus terão 90 dias para cumprir as determinações e em caso de decumprimento será aplicada uma multa no valor de R$ 20 mil por dia de atraso. (FRC).

Edinho Araújo defende pacto federativo em seminário com prefeitos eleitos

Mais de 160 prefeitos eleitos do Estado de São Paulo participaram do Seminário "Novos Gestores – Ponto de Partida para uma gestão de qualidade", promovido pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios, nesta segunda-feira, 22 de outubro,em São José do Rio Preto. O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou da abertura do evento e defendeu a necessidade de um novo pacto federativo como forma de diminuir o desequilíbrio existente entre estados e municípios. "É preciso rediscutir as competências. A solução é o novo pacto federativo", afirmou.
Na primeria fila as prefeitas eleitas AnaLucia Olhier Módulo
(PSDB), de Vitória Brasil e Nice Mistilides (PTB), de Jales
O objetivo do seminário Novos Gestores, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, é capacitar os prefeitos eleitos para uma gestão de qualidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis de educação, saúde, trânsito e mobilidade urbana, tecnologia da informação, jurídico, finanças, desenvolvimento e Observatório do Crack.
Durante o pronunciamento, Edinho Araújo defendeu a urgência para um novo pacto federativo para diminuir os principais problemas enfrentados nas relações entre União, estados e municípios. "Atualmente as atribuições como a da saúde, educação, assistência social são responsabilidade dos municípios, enquanto que a capacidade de investimento da grande maioria das cidades brasileira é praticamente zero", afirmou Edinho Araújo.
O deputado lembrou que há uma comissão no Congresso Nacional que está discutindo a pretende propor mudanças na legislação e reduzir o desequilíbrio entre as unidades da federação. A comissão é presidida por Nelson Jobim, ex-presidente do STF – Supremo Tribunal Federal e tem como relator Everardo Maciel, ex-presidente da Receita Federal. É composta ainda por outros 14 especialistas, entre juristas, tributaristas e cientistas políticos.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, foi o responsável a abertura dos Novos Gestores em Rio Preto. Ele fez alertas aos prefeitos de primeiro mandato, ressalta informações aos reeleitos, apresenta a história e as conquistas da CNM e atualiza os participantes dos desafios que os esperam à frente de uma prefeitura.
O seminário Novos Gestores teve apoio também da APM – Associação Paulista de Municípios e da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense.

Adilson Segura deixa R$ 8,6 milhões para investimento em obras


Adilson Segura (foto) deixará R$ 8.627.534,07 de recursos para investimento em obras e serviços.  O atual prefeito de Valentim Gentil deixa o cargo no dia 31 de dezembro deste ano. Por esse motivo, não terá tempo suficiente para concluir e iniciar diversas obras conquistadas durante seu mandato (2009/2012).
Obras em andamento:
construção do terminal rodoviário (R$ 641.056,28); reforma da escola estadual Professor Cícero Usberti (R$ 384.000,00); galerias pluviais no jardim dos Ypês (R$ 302.477,79); fachada do recinto (R$ 251.000,00); iluminação e construção de quiosques no lago 2 da Chopplândia (R$ 150.000,00); ampliação do Centro de Saúde (R$ 100.000,00); calçamento de concreto da av. Eduardo Vicente (R$ 100.000,00); boulevard na av. Eduardo Vicente (R$ 100.000,00); fechamento de divisa do recinto (R$ 97.000,00). Além disso, também está em construção a Base Comunitária do Corpo de Bombeiros.
Obras licitadas ou em fase de licitação:
construção de creche escola no jardim Espanha (R$ 1.370.000,00); ponte metálica sobre o córrego do Viradouro (R$ 30.000,00); praça do idoso na Chopplândia (R$ 15.000,00); padaria artesanal (R$ 15.000,00).Também está sendo adquirido, com recursos do Estado, um caminhão compactador de lixo, no valor de R$ 220.000,00.
Recursos assegurados:
construção da nova lagoa de tratamento (R$ 3.000.000,00); construção de rotatória no Ramal de Acesso e pavimentação de avenidas marginais (R$ 700.000,00); recapeamento asfáltico (R$ 260.000,00); Perfuração de poço profundo na Varação, em parceria com a Sabesp (R$ 150.000,00); iluminação da prainha (R$ 150.000,00); construção de cabine de energia no recinto (R$ 100.000,00); academia de saúde na CDHU (R$ 100.000,00).Ainda estão garantidos R$ 260.000,00 para aquisição de equipamentos de saúde; e R$ 30.000,00 para compra de um veículo para a área social.
Projetos
: Outros projetos adiantados são: implantação do fórum distrital; da sala de estabilização médica para urgências e emergências no Centro de Saúde; e do novo aterro sanitário, no qual foram investidos R$ 102.000,00 na aquisição de terreno localizado às margens da vicinal Benedicto José Rodrigues.Investimento: Adilson Segura finalizou 61 obras, totalizando cerca de R$ 34 milhões de recursos conquistados durante sua gestão. "Espero concluir o meu mandato com dignidade. Como sempre, estarei trabalhando em benefício da cidade e da população. Mesmo não ocupando um cargo público, nunca vou deixar de ser um servidor", afirma o prefeito.(fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Valentin Gentil)

Flagrante de porte ilegal de arma de fogo

Na rua Espanha, nº 3367, Vila Aparecida da Boa Vista, em Jales, por volta das 19h30m do sábado, 20 de outubro, segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o indivíduo F.U.C, 19 anos, estava sobre o telhado de sua residência em posse de uma arma de fogo e com uma lanterna, e havia efetuado vários disparos.
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local constatando a veracidade do fato, isolou a área e começou contato com o indivíduo, para que fosse entregue a arma de fogo, que foi negado por F.U.C devido ao seu total estado de descontrole emocional, ocasionado pelo uso de entorpecente, que foi confirmado pelos familiares que estavam no local.
O Comando de Força Patrulha foi informado da situação e compareceu no local juntamente com o Comandante, Coordenador Operacional e o delegado da DIG, acionado também o Corpo de Bombeiros e uma viatura do SAMU.
Deu-se inicio à negociação com auxilio de duas irmãs do indiciado que durou por volta de 90 minutos quando ele pulou do telhado da residência tentando empreender fuga, se escondendo dentro da varanda da casa. Nesse momento foi abordado pelos policiais e ao ser revistado foi encontrado em seu poder uma substância de cor branca, que parecia ser cocaína. A arma de fogo foi jogada debaixo da geladeira. Em seguida F.U.C. recebeu voz de prisão em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e porte de entorpecente.
A arma tratava se de uma pistola calibre .380, com um carregador municiado com seis cartuchos intactos. Ainda na residência foram localizados cinco aparelhos de celular e duas agendas telefônicas, uma balança de precisão, um facão, um rádio comunicador, uma carteira de bolso na cor preta, contendo R$ 81,55, duas baterias de celular e um coldre de revolver calibre 32.
F.U.C, a arma, o carregador e os cartuchos intactos, a substância, e demais objetos, foram apresentados ao delegado Nilton Gangussu, que estava de plantão, e encaminhou a substância para o perícia no Instituto de Criminalística (IC), onde constatou-se ser cocaína, pesando 0,004 kg. A pistola .380 encontra-se em nome DAC, tratando se de produto de furto. O Indiciado foi encaminhado à Cadeia Publica de Jales, e expedido o Auto de Exibição e Apreensão de todos os objetivos apreendidos na residência.