Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Pedido de Registro na Justiça Eleitoral de Jales
Trata-se de pedido de registro de candidatura de JOSÉ ROBERTO FÁVARO para concorrer ao cargo de VEREADOR sob o número 45645 pelo(a) COLIGAÇÃO EXPERIÊNCIA, CARISMA, JUVENTUDE E RENOVAÇÃO no Município de(o) JALES.
Publicado o edital, o Ministério Público Eleitoral apresentou impugnação em apenso, sustendo a inelegibilidade do requerente porque condenado pelo E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a perda dos direitos políticos por ato de improbidade administrativa.
O requerente apresentou contestação, refutando os argumentos da impugnação, com a juntada de documentos.
Decisão Plenária do TRE-SP sobre o pedido de registro da candidatura do vereador José Roberto Fávaro (JR)
TRE-SP Acórdão em 24/08/2012 - RE Nº 83908 DESEMBARGADORA DIVA MALERBI REJEITARAM A MATÉRIA PRELIMINAR POR V.U. NO MÉRITO, PELO VOTO DE DESEMPATE DO DES. PRESIDENTE, DERAM PROVIMENTO AO RECURSO PARA INDEFERIR O REGISTRO DO RECORRIDO, CONTRA OS VOTOS DOS JUÍZES PAULO HAMILTON, ENCINAS MANFRÉ E PAULO GALIZIA QUE NEGAVAM PROVIMENTO AO RECURSO. DECLARA O VOTO O DES. PRESIDENTE.

João Dado e Itamar Borges unem forças pela regiões de Rio Preto e Araçatuba; Jales fica de fora da conversa

O deputado federal João Dado (PDT) ^de Votuporanga, e o deputado estadual Itamar Borges (PMDB) de Santa Fé do Sul, se encontraram na última terça-feira, 21 de agosto, em Brasília, para discutirem a atual situação política da região Noroeste paulista e a possibilidade de unirem forças em busca de melhorias para as cidades das microrregiões de São José do Rio Preto, Votuporanga, Santa Fé do Sul e Araçatuba.
Juntos, o objetivo dos parlamentares é exercer influência nos governos federal e estadual para que projetos e emendas sejam aprovados com agilidade e facilitar também a liberação de verbas para importantes obras e conquistas junto à população dos municípios mais necessitados.
"Nós discutimos como podemos unir forças para conseguirmos viabilizar verbas, conquistar projetos e emendas que melhorem a vida da população destas várias cidades. Muitas delas precisam de ações rápidas e urgentes e não podem esperar por muito tempo. Se usarmos nossas influências dentro dos governos, tenho a certeza de que teremos várias conquistas", diz o deputado federal João Dado.
Os deputados identificaram ações nas áreas de transporte, saúde, segurança pública e educação, entre as mais importantes nestas cidades. "É necessário olharmos primeiro para as necessidades básicas destas cidades, que atinjam a maior parte da população. Há também outras ações que podem ser feitas com o tempo", explica Dado.
Região de Votuporanga – Um dos principais pólos de influência do deputado federal João Dado, o município de Votuporanga recebeu atenção especial também do deputado estadual Itamar Borges. Dado mostrou ao colega várias ações previstas e recebeu o seu apoio total. Desta forma, o trabalho exercido nessa região ganharia ainda mais força para que seja aprovado e executado.

FolhaGeral

Pesquisa
A pesquisa divulgada na quinta-feira, 22 de agosto, feita nos dias 18 e 19 de agosto, pela Preview Consultora de Marketing, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda (registrada no TRE-SP de n° SP-0338/2012), e que deverá estar nas capas dos jornais locais neste final de semana, é liderada pela candidata Nice Mistilides (PTB) com 49% das intenções de voto. Em segundo vem o candidato do DEM, Flá Prandi com 23% das intenções e por fim, Clóvis Viola (PPS) que aparece com 4% da preferência dos eleitores. A margem de erro é de 5.5% para mais ou para menos e foram ouvidos 330 eleitores acima de 16 anos.
Ausentes
A divulgação dos dados seria mais interessante se o índice de votos nulos e brancos ( quando o eleitor não vota em nenhum dos candidatos) e o de indecisos inseridos. Também deveria ser inserida na divulgação, o índice de rejeição dos candidatos a prefeito.
Dados oficiais
Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, em 2008, o município de Jales tinha 36.811 eleitores aptos. No pleito daquele ano (fato que deve-se levar em consideração) 6.772 eleitores ou 18,40% dos aptos se abstiveram em votar, perfazendo um total de 30.039 (81,6%) de comparecimento às urnas. Votaram em branco 1.384 (4,61%) e anularam o voto 1.343 (4,47%) eleitores. Houve naquela eleições 27.312 votos nominais (nos candidatos). O Município de Jales tem 37287 eleitores aptos para votarem em 7 de outubro. Ressalvando claro, aquele que já deixou o plano terreno.
Subterrâneo
Diante as promessas que se ouve por aí neste período eleitoral, as "raposas" lá do botequim da vila estão se divertindo e achando que não vai demorar muito e alguém vai apresentar projeto de um metrô com inicio no viaduto Antonio Amaro e parada final lá perto do HC. Depois que prometeram a construção dois viadutos para favorecer a população com uma injeção de quase R$ 7 milhões na economia jalesense, a utopia em oferecer ao povo um metrô não fará diferença?
Terra de ninguém
Quinta-feira (23), por volta 17 horas, um caminhão baú de entrega estacionado irregularmente na rua XV de novembro, no IV Centenário, impedia a passagem de veículos no sentido rua das Palmeiras avenida João Amadeu e vice-versa. Claro que, quem estava sendo impedido de passar chiou. O pior é que, pessoas que bebericavam sentadas na calçada do boteco ali existente, mesmo vendo o motorista transgredir gravemente as regras de trânsito, nada disseram, saíram em defesa dele sob a alegação que "ele está trabalhando". Aliás, ao perceber que a placa do veículo estava sendo anotada, aproveitando o "apoio" que estava tendo da turma do boteco, o motorista ironizou e até ofereceu seu CPF. Ora, ora, para fazer entrega nos estabelecimentos comerciais na área central ou na periferia, o motorista "mesmo trabalhando" precisa cumprir as regras do trânsito e não se achar dono delas e estacionar incorretamente. Só a autoridade não vê o tanto de transgressões que acontecem diariamente no trânsito local. Estamos entregues às traças.
Só conversa
Durante 7 anos 7 meses e 25 dias completados hoje, o município foi administrado e será até 31 de dezembro pelo PT. Muito se ouviu falar nesse período em se trazer para Jales a extensão de uma universidade federal. Pois é, só ficou na conversa e da conversa não sairá. Enquanto isso, ali do outro lado do rio Grande, nas bandas mineiras, a cidade de Iturama poderá receber a extensão de um campus da UFTM. E olha que o deputado e o prefeito de lá não são do PT.
Só falta a lona
Para o eleitor, na campanha em curso na cidade de Jales está acontecendo de tudo. E é só alegria.
Assim seja
O presidente da OAB de Jales, Aislan de Queiroga Trigo, disse que o debate, realmente, preencheu as expectativas dos organizadores, pois todos esperavam que o mesmo fosse realizado de forma produtiva e esclarecedora, contribuindo para que o eleitor conheça mais os seus candidatos. "O eleitor, segundo ele, já não se deixa enganar com facilidade e busca informações, como essas que debates como este oferecem".
Aprovadas
Com parecer favorável e com recomendações e determinações, o Tribunal de Contas do Estado – TCE-SP, aprovou as contas do exercício de 2010 da Prefeitura Municipal de Jales e, consequentemente do prefeito Humberto Parini e do vice Clóvis Viola
Logo, logo
Na sexta-feira, 17 de agosto, foram conclusos ao ministro Joaquim Barbosa, após decorrido o prazo sem que fossem prestadas as informações solicitadas ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Ofício de nº 4107/SEJ, os autos da reclamação 12247, com pedido de medida liminar, ajuizada pelo prefeito Humberto Parini, em agosto do ano passado, contra decisões da 4ª Vara Cível de Jales (SP) e da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Segurando
Em agosto de 2011, foi decretado a suspensão dos direitos políticos do prefeito Humberto Parini em ação por ato de improbidade administrativa, que segundo alegou, sem trânsito em julgado, uma vez que o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ainda pendia de recurso. Em 10 de agosto de 2.011, o Ministro Ricardo Lewandowski deferiu a liminar "requerida para suspender os efeitos das decisões reclamadas, sem prejuízo de ulterior análise da questão trazida à minha apreciação, até o julgamento de mérito desta reclamação" e manteve o prefeito Humberto Parini no cargo.
Reiterou
Em junho passado, atendendo um pedido do Ministério Público Federal, o ministro relator determinou que fosse reiterado o pedido de informações ao juiz da 5ª Câmara de Direito Público do TJSP.

Justiça Eleitoral multa os candidatos a prefeito Saracuza e a vereadora Marinete, de Urânia

Candidato Saracuza foi multado em 5 mil Ufirs
O juiz Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, da 152ª Zona Eleitoral, ao apreciar a representação oferecida pelo Ministério Público Eleitoral, contra o candidato a prefeito Francisco Airton Saracuza e a candidata a vereadora Marinete Munhoz Borges Saracuza, em razão da realização do "Jantar do Idoso" em ano eleitoral, entendeu que os mesmos não incorreram na vedação prevista no art. 73, § 10 da lei nº 9504/97.
Em sua decisão, o Juiz Eleitoral argumentou que "o jantar do idoso não se equipara a distribuição gratuita de bens, valor ou benefícios pela administração publica" ressaltando ainda que "conforme robusta documentação juntada aos autos, trata-se de tradicional evento anual realizado pela Municipalidade, por meio do Fundo Social de Solidariedade, ao grupo da terceira idade".
No entanto, entendeu ter havido vinculação do nome da primeira dama do município de Urânia e candidata a vereadora Marinete Munhoz Borges Saracuza nos convites enviados aos idosos "gerando desigualdade de oportunidades entre os pré-candidatos aos cargos de vereador do município de Urânia", impôs -lhes multa no valor de cinco mil UFIRs. Cada Unidade Fiscal de Referência (UFIR-SP), vale R$ 2,27

Ailton recepciona familiares e amigos para festejar o niver






Na sexta-feira, 17 de agosto, Ailton Mata de Lima, funcionário do Ministério Público Federal - MPF em Jales, tendo ao seu lado a esposa Karina,recebeu amigos e familiares em sua residência para comemorar mais um ano de vida.

Projeto reuso e reciclagem da Fatec Jales doa mais dois computadores para crianças carentes


Dentre tantos problemas ambientais em decorrência do rápido desenvolvimento tecnológico, um diz respeito ao chamado lixo eletrônico ou "e- lixo", representando 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. No entanto, os resíduos provenientes de sucatas eletrônicas são recicláveis, como o ouro, alumínio, ferro, cobre, que podem ser retirados de equipamentos em desuso e reutilizá-los em modelos mais novos.
Diante desta realidade, Faculdade de Tecnologia de Jales vem desenvolvendo um projeto interdisciplinar, envolvendo disciplinas dos cursos de Sistemas para Internet e Tecnologia em Agronegócio, onde, com os alunos de Gestão Ambiental, orientados pela Profa. Dra. Glaucia Alvarez Tonin, se faz a coleta desta sucata eletrônica em vários estabelecimentos comerciais e instituições públicas e os alunos que participam do projeto de Hardware, orientados pelo Prof. Jorge Luis Gregório, transformam este material em novos computadores. A segunda parte do projeto está voltada a questões sociais, pois esses novos computadores são doados para crianças carentes indicadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Jales e as peças que não podem ser aproveitadas são doadas para a Coopersol.
No dia 17 de agosto mais dois computadores foram doados para crianças que não poderiam obtê-los de outra forma, auxiliando-as no desempenho esco

EDITAIS DE PROCLAMAS

FERNANDO OKAJIMA LEMES DE OLIVEIRA e KARLA DOS SANTOS PIRES. ELE
, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 12 de junho de 1.977, professor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Antonio Lemes de Oliveira e de Mayumi Okajima Lemes de Oliveira. ELA, natural de Campinas, deste Estado, nascida aos 25 de fevereiro de 1.987, autônoma, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Mauro Sergio Belinello Pires e de Antonia Aparecida dos Santos Pires.
CELSO HENRIQUE GUIMARÃES e LIDIANE CRISTINA GROTTO. ELE
, natural de Paranapuã, deste Estado, nascido aos 17 de outubro de 1.984, professor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Celso Ribeiro Guimarães e de Elenir Vicente Guimarães. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 15 de março de 1.980, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de João Donizeth Grotto e de Maria do Carmo da Costa Grotto.
LEANDRO BERGAMINI DOS SANTOS e ALECSANDRA INÁCIO DE SOUZA. ELA
, natural de São Paulo, deste Estado, nascido aos 10 de setembro de 1.984, representante comercial, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Valter Mariano dos Santos e de Neuza Bergamini dos Santos. ELA, natural de Guarulhos, deste Estado, nascida aos 15 de fevereiro de 1.983, auxiliar do comércio, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Nelson Inácio de Souza e de Rosemary Rosa de Faria.
CHRISTIAN CANDIDO SILVA e BRUNA GRASIELLA DA SILVA NASCIMENTO. ELE
, natural de São Francisco, deste Estado, nascido aos 16 de julho de 1.983, vigilante, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Candido Silva e de Rosinei Pastorelli Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 24 de março de 1.986, auxiliar de vendas, solteira, residente e domiciliado nesta Cidade, filha de Orídio Rodrigues do Nascimento e de Vilma Luiza da Silva.
MICHEL RONAN DA SILVA CARVALHO e APARECIDA SANTOS MONTORO. ELE
, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 27 de novembro de 1.990, ajudante geral, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Amauri de Carvalho e de Maria de Lourdes da Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 28 de agosto de 1.995, estudante, solteira, residente e domiciliada em Santa Albertina, deste Estado, filha de Odílio Gonçalves Montoro e de Neide Maria dos Santos. Cópia recebida do Oficial de Registro Civil de Santa Albertina, deste Estado, onde se processa a habilitação.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Unijales comemora conquistas do seu corpo docente

A qualificação dos funcionários e professores que atuam na Unijales é um grande diferencial valorizado e incentivado pela Instituição.

A professora Célia Regina da Silva Zerbato (foto), geógrafa e atuante nos cursos de História e Serviço Social da Unijales foi aprovada no mestrado na Universidade Federal da Grande Dourados. De acordo com a professora, a dissertação apresentada no dia 6 de agosto, com o tema "Alfabetização geográfica e currículo: pressuposto para aprendizagens significativas" foi muito elogiada.
O objetivo do trabalho é diagnosticar os pressupostos didático-pedagógicos e problemas que norteiam o processo ensino aprendizagem nas aulas de geografia em escolas públicas, além de propor práticas educativas e alfabetização geográfica no contexto de situações de aprendizagens para a compreensão do espaço geográfico e o entendimento do mundo, utilizando-se o conceito de paisagem e a associação entre conceitos e procedimentos numa perspectiva sociointeracionista.
A professora Célia Zerbato, agora mestre, foi orientada pelo professor Sedeval Nardoque e teve como parceirista as professoras Silvana de Abreu e Flaviana Gasparotti Nunes.

Os trabalhos de qualificação e
aperfeiçoamento não pararam por aqui
As professoras e enfermeiras da Unijales, Gisele Lauer Murta Gobi e Lidiane Carla Herrera da Costa Saraiva (foto), participaram do 15º CBCENF – Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem, entre os dias 9 e 12 de agosto, em Fortaleza, apresentando seus projetos de mestrado com títulos de "Análise in vitro do efeito do óleo de coco ozonizado nas bactérias Salmonella Typhi e Escherichia Coli", feito pela professora Gisele e "Efeito bactericida do óleo de coco ozonizado sobre Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa", desenvolvido por Lidiane.
Este projeto é um piloto para pesquisas futuras, tendo como objetivo diminuir o tempo de cicatrização de feridas de pacientes portadores de Diabetes e úlceras por pressão, associando a terapia do ozônio que é um potente bactericida ao óleo de coco verde, diminuindo o tempo cicatricial da lesão.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
JOSE ALVES DE FRANÇA e MARIA APARECIDA FEBOLI. ELE,
natural de São Raimundo, Estado de Piauí, nascido aos 19 de janeiro de 1.948, pedreiro, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Pedro Alves de França e de Joventina Alves de França. ELA, natural de Neves Paulista, deste Estado, nascida aos 29 de agosto de 1.951, funcionária pública municipal, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Antonio Feboli e de Idalina Caramelo Feboli.
ANTONIO CÉSAR TEÓFILO e MARIA LUCIA GARCIA. ELE,
natural de Macaubal, deste Estado, nascido aos 23 de maio de 1.971, técnico em telecomunicação, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Wilma Mateus Teófilo. ELA, natural de Valentim Gentil, deste Estado, nascida aos 20 de março de 1.964, do lar, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Thomaz Garcia Garcia e de Ana Vicente Moreira Garcia.
WESLEY SANTOS BARBOSA DA SILVA e MARINA COSTA RAMOS DIAS. ELE
, natural de São Paulo, deste Estado, nascido aos 27 de setembro de 1.990, auxiliar de escritório, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Roberto Carlos Barbosa da Silva e de Wilma Costa Santos da Silva. ELA, natural de Franca, deste Estado, nascida aos 23 de julho de 1.987, estudante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Carlos Dias e de Catarina de Fátima Ramos.
DAVID RESENDE DE OLIVEIRA e SELMA BATISTA. ELE
, natural de Campinas, deste Estado, nascido aos 17 de setembro de 1.982, auxiliar de enfermagem, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Genesio de Oliveira e de Leonor Batista de Oliveira. ELA, natural de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso, nascida aos 21 de agosto de 1.975, enfermeira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Benevides Batista e de Luzia Aparecida Batista.
ELISANDRO TEBALDI e DANIELA BARBOSA MARQUES PEDRO. ELE,
natural de São José do Rio Preto, deste Estado, nascido aos 07 de fevereiro de 1.978, motorista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Rosely Margareti Tebaldi. ELA, natural de Palmeira D’Oeste, deste Estado, nascida aos 23 de outubro de 1.979, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Adelino Marques Pedro e de Nilda Barbosa Marques Pedro.
ALEXANDRE DA SILVA JORGE e EMILLY CESPERE SOARES. ELE
, natural de Campinas, deste Estado, nascido aos 07 de agosto de 1.989, servente de pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Abrão Custódio Jorge e de Darci da Silva. ELA, natural de São José dos Quatro Marcos, Estado de Mato Grosso, nascida aos 09 de outubro de 1.994, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Adriano Costa Soares e de Roseli Cespere Cassupá.
RODRIGO FERNANDO ALVES e EMANUELLE MANDARINI BAZO. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 13 de agosto de 1.984, pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Odair Antônio Alves e de Luzia do Carmo Pereira dos Santos Alves. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 29 de junho de 1.988, técnico em enfermagem, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Edeclesio Marcos Bazo e de Izabel Cristina Mandarini Bazo.
FERNANDO ANTONIO TOMAZ e SILVIA MANCUZO LUIZ. ELE
, natural de Pinhalão, Estado do Paraná, nascido aos 08 de maio de 1.981, policial militar, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Vicente Tomaz e de Donizett de Fatima Tomaz. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 16 de maio de 1.981, operadora de caixa, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Luiz Neto e de Aparecida Mancuso Luiz.
RENAN DA CUNHA PEDROSO e LUDIMILA MARIA DE ARAUJO. ELE
, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 25 de julho de 1.990, frentista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Devanir Ramos Pedroso e de Giselda Aparecida Cunha Pedroso. ELA, natural de Estrela D’Oeste, deste Estado, nascida aos 13 de julho de 1.993, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Adauto Carlos de Araujo e de Sandra Regina de Oliveira Araujo.
GLAUBER DE OLIVEIRA PEREIRA E DANILA MARIA AGUSTINI QUINTELA. ELE,
natural de Santo André, deste Estado, nascido aos 11 de abril de 1.988, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Waiter Pereira e de Eliene de Oliveira Pereira. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 17 de março de 1.984, balconista, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Osvaldo Siqueira Quintela e de Diva Maria Agustini Quintela.
CLEBER FERNANDES TORRES e ELISANGELA ALVES DE GODOI. ELE
, natural de Santo André, deste Estado, nascido aos 11 de setembro de 1.974, vendedor, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Augusto Torres e de Ivone Fernandes Torres. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 03 de outubro de 1.978, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Marcos Alves de Godói e de Maria de Fátima Pessoa de Godoi.
LUÍS FERNANDO BERTOLDO e TAMIRES DA SILVA ALVES. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 18 de janeiro de 1.987, técnico de enfermagem, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Antonio Roberto Bertoldo e de Paulina Ventura de Oliveira Bertoldo. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 16 de janeiro de 1.990, auxiliar de escritório, solteira, residente e domiciliado nesta Cidade, filha de Roberto dos Santos Alves e de Maria Aparecida da Silva Alves.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Karatecas de Jales e Região conquistam medalhas e troféus em Torneio Interestadual

No sábado, 18 de agosto, os karatecas treinados pelo Sensei Edson Rezende, da Associação de Judô e Karatê Jalesense, participaram do 16ª Torneio Interestadual de Karatê emTupi Paulista (SP), obtendo medalhas e troféus nas modalidades kumitê (luta) e katá (coreografia de luta). O torneio contou com a participação de aproximadamente 700 atletas de cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, representando 25 delegações e ainda teve a presença dos técnicos da Seleção Brasileira de Karatê e do árbitro internacional da PKF (Panamerican Karate Federation), faixa preta 6º dan, Sensei Takashi Shigeeda.
Sensei Edson, que ministra aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste e Santa Salete, destacou que o campeonato contou com a presença de karatecas de nível internacional, incluindo atletas da seleção brasileira de karatê, como o caso de seu aluno Diego Pimenta. Isso vem comprovar que os atletas da nossa região têm perfeitas condições de brigar por medalhas em competições de alto nível técnico, comentou o professor, frisando a dificuldade de se obter uma medalha em competições como esta.
Os atletas representaram Estrela D´Oeste, uma vez que a prefeitura daquele município forneceu um ônibus para levar os karatecas da região até Tupi Paulista.
A organização do evento, de modo a coroar a difícil conquista da medalha de ouro nesse campeonato, premiou os atletas campeões em todas as categorias com um karatê-gi (kimono para a prática do karatê), além da medalha de ouro propriamente dita. Os medalhistas de prata receberam além da medalha uma luva oficial (atletas de kumitê) ou uma camiseta (atletas do katá).
Os karatecas da região que foram campeões e receberam como premiação a medalha de ouro e um kimono foram: Bruno Takeda Morita (katá), Deivid H. Santos (kumitê), Diego Pimenta (kumitê), Éder Yoshizaki Takeda (katá), Evandro Toshio Morita (katá), Luís Eduardo F. Silva (kumitê), além do próprio Sensei Edson (kumitê).
As medalhas de prata foram conquistadas por: Joyciele N. dos Santos (kumitê), Lavinia S. M. More (kumitê), Luan S. Shikuma (katá), Lucas Xavier (katá), Murilo A. R. Bigoto (kumitê) e Tiago Moredo Galbiatti (kumitê).
As medalhas de bronze foram conquistadas por: Bruno Takeda Morita (kumitê), Bruno Eidi (kumitê), Clylson Lucas Fernandes (katá), Diego Pimenta (katá), Lavinia S. M. More (kumitê) e Luan S. Shikuma (kumitê).
O troféu foi conquistado por Bruno Takeda Morita na modalidade katá em equipe. Com o resultado os karatecas da região conquistaram ainda o troféu de 7ª melhor delegação do torneio.

Iturama (MG) pode ter campus da UFTM

Deputado Aelton Freitas e o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, participaram da audiência no MEC, onde mostraram a importância e a necessidade da celeridade da inclusão do campus da UFTM em Iturama no projeto de expansão do governo federal
Deputado federal Aelton Freitas (PR/MG) participou de audiência nesta terça-feira, 21 de agosto, no Ministério da Educação, para tratar da expansão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do parlamentar, estiveram no encontro o secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Adriana Rigon Weska.
Aelton Freitas fez um breve relato de sua luta, enquanto senador da República, para conseguir transformar a então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em universidade federal, em ação recorde de apenas três dias para aprovação, sendo que normalmente isso leva anos para se concretizar. Destacou que o relatório que produziu na época foi utilizado para a criação de diversas universidades no país e que teve aprovação do todas as comissões da Casa envolvidas no processo.
"Fizemos a transformação da UFTM o que já valeu o meu mandato, mas deixei criado no relatório a implantação de um campus em Iturama, Frutal e Araxá. Para Iturama, isso é um sonho porque foi criada uma expectativa imensa e a comunidade está fazendo grande cobrança. No ano passado presidente Dilma [Rousseff] anunciou a abertura de 47 novos campus universitários e a princípio Iturama estava incluso na lista, mas, faltando dois dias para o anúncio, o município foi retirado para a implantação de um campus no em Itabuna, na Bahia. Por isso sugiro que, ao invés de serem selecionados 47 municípios para a criação destes novos campus, que sejam 48, para que assim possa ser incluída a cidade de Iturama, já que está tudo pronto e estamos trabalhando nesta demanda havia bastante tempo", observa Aelton Freitas.
O deputado lembrou, ainda, que o município está crescendo 10% ao ano e que a implantação de um campus da UFTM em Iturama irá suprir uma demanda reprimida, já que muitos estudantes do local e região têm de ir para outras cidades para fazer o estudo superior, sendo, portanto, uma necessidade. "Sem contar que no município tem a maior usina de álcool e açúcar e o maior frigorífico e precisa formar mão-de-obra qualificada para atender a demanda do setor, reforçar toda a base da cadeia produtiva, e levar tecnologia e qualificação profissional para assistência ao setor produtivo".
Já o reitor da UFTM, Virmondes Jr, lembrou que entregou proposta de criação de campus da universidade em Iturama, Frutal e Araxá, conforme o parecer da proposta do projeto de transformação feito pelo deputado Aelton, com implantação de três a quatro cursos em cada uma das unidades.
"São cursos âncoras, voltados para vocação regional de cada um dos municípios. Iturama é a cidade mais distante do Pontal do Triângulo Mineiro e está dentro do vazio de curso superior estabelecido nas diretrizes pela presidente Dilma. Recebemos um comunicado do MEC afirmando que a presidente iria anunciar uma das unidades da UFTM em Iturama, e um e-mail onde lhe foram solicitados mais dados com características regionais. Iturama está muito bem localizada em uma malha viária que comunica o Centro Oeste com o Estado de São Paulo e tem grande potencial de desenvolvimento econômico. Acredito que a instalação de um campus da UFTM Iturama com os cursos voltados para vocação regional ancorando na agronomia e licenciatura em um desenho que permita aproveitar um ciclo comum da agronomia em metas de licenciatura será muito bem-sucedido. Assim não terá um conjunto de professores para cada curso e, sim, o professor que atuar em licenciatura também seja professor de agronomia, fazendo uma unidade bem coesa para o desenvolvimento e com melhor relação de aluno/professor dentro da universidade", informa, destacando, ainda que o deputado Aelton Freitas e sua família doou uma área de 61.700 mil m
2 para a implantação do campus e que a efetivação da doação da área está em tramitação no Conselho Universitário da UFTM, estando inclusive no estatuto da instituição. O reitor também destacou que atualmente a universidade está ofertando 24 cursos e tem cinco mil alunos, sendo que antes eram três cursos e 140 alunos. "O MEC realizou auditoria na UFTM e ficamos muito bem avaliados, no tocante a todos os aspectos, como cargos e custos e todos os cursos foram avaliados e receberam notas 4 e 5."

Diocese de Jales Eleições Municipais 2012

Mensagem para as
Comunidades e para os candidatos

D. Demétrio Valentini
A todas as Comunidades, minha saudação cordial!
Em outubro deste ano teremos eleições municipais. A campanha eleitoral já começou.
Com esta breve mensagem, consultada a Coordenação de Pastoral e o Conselho Diocesano de Leigos, a Diocese quer saudar a todas as comunidades, e cumprimentar especialmente todas as pessoas que se candidataram aos diversos cargos.
A Diocese deseja que as eleições transcorram bem, e que a campanha eleitoral seja um exercício de cidadania.
A Igreja Católica não faz opção partidária. Por isto a Diocese recomenda às comunidades que tenham pleno respeito por todos os candidatos.
As eleições municipais têm um valor especial para a democracia.
No município nascem as novas lideranças.
O município é a instância política mais próxima aos cidadãos.
No município os problemas podem encontrar soluções criativas.
Na verdade, o município é o nascedouro da democracia, e a Igreja faz questão que a democracia se fortaleça, guiando-se por critérios éticos, sobretudo por administrações honestas e transparentes.
Daí o apoio ao processo eleitoral, que a Diocese reitera nesta oportunidade.
Mas as eleições municipais têm também os seus riscos.
São as eleições que mais produzem tensões na comunidade. Com bom senso e serenidade, é preciso contornar estas tensões.
É sinal de maturidade respeitar as diferentes opções partidárias dos membros da mesma comunidade. Isto requer o esforço de todos, candidatos ou não.
De maneira especial, cuide-se para não instrumentalizar a comunidade para fins eleitorais. Evite-se usar as funções litúrgicas como propaganda pessoal.
Quanto a isto, a melhor recomendação é que cada um continue fazendo o que sempre fazia na comunidade. Mas pode acontecer que o bom senso aconselhe os candidatos a se afastarem do seu ministério eclesial no tempo da campanha política, até para estarem mais de acordo com a legislação eleitoral, que deve ser respeitada por todos. A mesma recomendação vale para os que são membros de comissões administrativas.
Assim se espera que a campanha transcorra no respeito mútuo entre candidatos, sem desestabilizar as comunidades, de tal modo que no final não haja nem vencedores nem vencidos, mas todos tenham ganho com o crescimento da democracia, na certeza de que os eleitos se colocarão a serviço do bem comum de todos.
Invocamos as bênçãos de Deus sobre estas eleições, para que cresça entre nós seu Reino de fraternidade, de justiça e de paz.
Jales, 15 de agosto de 2012 – Aniversário da Diocese
D. Demétrio Valentini
Bispo Diocesano

Justiça de Urânia absolve Lia do Bar no caso das bolsas de estudos

Em sentença proferida na quinta-feira, 2 de agosto de 2012, a juiza de direito da Vara Única de Urânia, Marina de Almeida Gama Matioli, julgou parcialmente procedentes os pedidos do Ministério Público do Estado de São Paulo e, absolveu o prefeito Elias Roz Canos (foto), de Aspásia, Bruno Duca de Lima, Natalia Aparecida do Prado Velho, Ariane Caroline da Silva, Mônica Sheila Coutinho, Eduardo Verati Gonçalves, Tathiane Mendes Teles, Fabiana Scapin Tomaz e Wendele da Silva Vivieros da acusação de terem incorrido em ato de improbidade administrativa.
Em 21 de julho de 2.010, Lauro Gonçalves Leite Figueiredo, protocolou junto ao Ministério Público do Estado, em Urânia, uma representação administrativa contra o prefeito Elias Roz Cano, de Aspásia, sob a alegação de que a lei municipal 410/2008 que concede bolsas de estudos a alunos residentes naquele município estaria sendo desrespeitada.
Segundo Lauro Figueiredo, a lei municipal concede bolsa de estudos aos estudantes residentes no município de Aspásia, matriculados em cursos técnicos e superiores nos estabelecimentos de ensino na região, mas teve conhecimento como também o é de todos os munícipes de Aspásia que "infelizmente referido benefício de bolsa, está sendo concedido a pessoas que não residem no município".
Em sua decisão, a juiza Marina de Almeida reconheceu a existência de ato ilícito e declarou a nulidade dos benefícios de bolsas de estudos parciais concedidos pela Prefeitura de Aspásia a Natália, Ariane, Mônica, Eduardo, Tathiane, Fabiana e Wendele, já que os bolsitas à época da denuncia, residiam nos municípios de Santa Albertina, Jales e Urânia, mas que desfrutam da bolsas de estudos "e assinaram recibos nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2.010, nos valores de R$ 100,00" .
Quanto ao bolsista Bruno Duca de Lima, a magistrada decidiu que " neste caso, há de se reconhecer que o requerido produziu provas suficientes para demonstrar que possuía dois domicílios, residindo alternadamente em Jales e Aspásia, tendo em vista a necessidade de manter companhia a sua tia idosa. Assim, considero bem demonstrado que Bruno prestou declarações verdadeiras, fazendo jus ao recebimento do benefício".
Em relação ao prefeito Elias Roz Canos, que o MPE pedia a condenação por improbidade administrativa, a magistrada sentenciou que "no presente caso, entretanto, não houve ato de improbidade por parte do agente público, o qual na verdade foi ludibriado e enganado pelas declarações falsas prestadas pelos estudantes".
Por fim, a juiza Marina de Almeida condenou Natália, Ariane, Mônica, Eduardo, Tathiane, Fabiana e Wendele à devolução dos valores indevidamente recebidos da Prefeitura de Aspásia entre os meses de janeiro de 2010 até a data da propositura da ação, sem solidariedade, devidamente corrigidos desde a data do recebimento até o efetivo pagamento e acrescidos de juros legais de 1% ao mês desde a notificação inicial ainda, e ao pagamento de 50% das custas e despesas processuais.

Consumidora de Urânia ganha prêmio da promoção do Dia dos Pais

Daiane Sanches Russafa, foi a vencedora do concurso da promoção "Me leva, Papai", do dia dos pais, da Associação Comercial e Industrial e Sindicato do Comércio Varejista de Jales. O sorteio aconteceu na manhã de sábado, 18 de agosto, na praça João Mariano de Freitas.
Daiane residente na rua Aleixo Pigari, em Urânia, ao fazer sua compra no comércio jalesense solicitou o cupom, preencheu, colocou na urna, foi sorteada e ganhou uma moto Suzuki 0 km.
O fato de Diane ser mais uma consumidora da região vencedora das promoções da ACIJ mostra a força do comércio de Jales que vende para muitos compradores de cidades vizinhas, como lembrou o presidente da entidade, Alexandre Rensi.
Este ano, a promoção do Dia dos Pais surpreendeu pela grande adesão dos comerciantes. O número de cupons adquiridos foi praticamente idêntico ao do Dia das Mães, segunda promoção mais importante da ACIJ. Isso mostra o envolvimento cada vez maior do comércio nesses eventos.
Rensi aproveitou a oportunidade para lembrar que com a aproximação das eleições os eleitores precisam levar para os candidatos um apelo para que estes se comprometam em criar as condições necessárias para melhorar o centro da cidade e para que o comércio de Jales possa continuar crescendo, como base da nossa economia.
Depois da promoção dos Dia dos Pais, a próxima deverá ser a de Natal, que começa a ser planejada em reunião programada para os próximos dias, como lembrou Rensi..

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saúde proíbe venda de mortadela da marca Estrela

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio de seu Centro de Vigilância Sanitária, determinou a interdição cautelar do lote 1E0712 da mortadela da marca Estrela e do lote 300437 do milho verde em conserva da marca Quero. A medida foi publicada na edição desta quinta-feira, 23 de agosto, do Diário Oficial do Estado.
Com as interdições, os lotes não podem ser comercializados no Estado de São Paulo. A determinação da Vigilância Sanitária ocorre após a notificação de quatro casos suspeitos de botulismo em Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, interior paulista.
O botulismo é causado por uma bactéria que normalmente está presente em alimentos mal conservados, principalmente nos enlatados, os em conserva e os embutidos. O último registro da doença no Estado de São Paulo foi em 2009.
Desde o ano de 1997, quando a doença passou a ser de notificação compulsória, o Estado de São Paulo registrou 22 casos, dos quais cinco mortes.
A interdição cautelar dos lotes vale pelo menos até a conclusão das análises das amostras dos produtos recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Promotores de Jales participam de encontro com a Procuradoria-Geral

Promotores da região de Jales reunidos com o
Procurador-Geral de Justiça Márcio Elias Rosa
O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, reuniu-se nessa segunda-feira (20) com os Promotores de Justiça das regiões de Jales e Araçatuba, a fim de apresentar os projetos da Procuradoria-Geral de Justiça e ouvir as demandas locais.
Os dois encontros reuniram mais de 50 membros do Ministério Público, que esclareceram suas dúvidas e expuseram suas necessidades nas diversas localidades.
Márcio Elias Rosa falou aos Promotores sobre a estruturação do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e pontuou as questões institucionais mais recentes que vêm sendo tratadas como prioridade pela PGJ no Legislativo. Nos últimos meses, a Procuradoria-Geral de Justiça capitaneou uma articulação política junto a Ministros, Senadores e Deputados, em Brasília, para evitar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que retira do Ministério Público o poder de realizar investigações criminais.
"Se o Ministério Público não se posicionar publicamente diante das grandes questões nacionais, jamais seremos convidados a participar dos debates que nos interessam", afirmou Márcio Elias Rosa aos promotores presentes, convidando todos os membros a adotar uma postura proativa diante dos temas de interesse institucional. "O MP pode e deve se posicionar", enfatizou.
Como um bom exemplo de proatividade e engajamento de toda a classe, o Procurador-Geral citou a recente visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF, à sede do Ministério Público de São Paulo. Na ocasião, o Ministro defendeu a legitimidade do poder de investigação da Instituição. Outros casos recentes de atuação positiva do MPSP no âmbito nacional ocorreram nas discussões sobre o Código Florestal – quando a PGJ sugeriu o veto total – e Penal, com a constituição de uma comissão própria.
Discorreu, ainda, sobre os projetos apresentados ao Órgão Especial e detalhou a política de nomenclaturação de cargos que vem sendo debatida.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Gaúcha aspirante a atriz estreia no Bella da Semana


A nova modelo do Bella da Semana é gaúcha, tem 20 aninhos e quer explorar toda a sua criatividade na faculdade de Publicidade e Propaganda.
Enquanto estuda para o vestibular, Rafaella faz curso de TV e teatro em São Paulo – para onde se mudou em busca de sonhos profissionais. "Ter largado família e amigos para morar longe foi uma das maiores loucuras que já fiz na vida", diz.

Seus 1,70m combinados com cabelos loiros, olhos verdes e seios naturais fazem dela um misto de romantismo, sensualidade e ousadia. As coxas e o bumbum são as partes do corpo que ela mais gosta e, para manter tudo no lugar, a modelo vai à academia todos os dias e segue uma alimentação balanceada.


Se Rafaella tivesse poderes especiais, gostaria do poder de cura. Não é lindo? As fotos da gaúcha estreiam no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nesta quarta-feira, dia 22 de agosto. fotos: créditos Bella da Semana (Janaína Meneghel assessoria de comunicação www.belladasemana.com.br ).

Diretora de Escola de Rubinéia comete suicídio

Um fato triste comoveu a cidade de Rubinéia nesta segunda-feira (20), Solange Cassolato (foto), 43, a Diretora da Escola Rubens de Oliveira Camargo, tirou sua própria vida por meio de enforcamento.
O corpo da diretora foi encontrado por volta dás 15:00 horas, porem considerando a rigidez do corpo o suicídio deve ter ocorrido no período da manhã. Solange foi encontrada por uma amiga que é professora e com quem dividia a residência, ela estava na área dos fundos da casa com um lençol amarrado no pescoço com os pés tocando o chão, e se encontrava ainda de camisola.
A diretora Solange era solteira, ela veio de Andradina onde residem seus familiares, estava a pouco mais de sete anos em Rubinéia onde era querida e gozava de bastante prestigio junto a professores e alunos da escola da cidade.
Segundo informações de amigos a diretora ultimamente vinha apresentando um quadro depressivo, mas todos desconhecem qual poderia ser o motivo que possa ter culminado nesta tragédia. Solange havia participado ativamente na coordenação da quermesse da escola realizada no ultimo sabado (18), demonstrando o carisma e a alegria de sempre, uma perda irreparável. ( site correiosantafé de santa fé do sul)