Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

FolhaGeral

Visita ao jornal

A candidata a prefeita Nice Mistilides e o seu candidato a vice Pedro Callado, acompanhados da assessora Zezé estiveram nesta 5ª feira pela manhã na redação do jornal Folha Noroeste. Alguns empresários estabelecidos ao redor do jornal fizeram questão de não só cumprimentar Nice e Pedro Callado como também questionaram-os sobre vários assuntos, entre eles, as áreas do distritos industriais onde existem terrenos ociosos e outro sem total infraestrutura.
Respeito

Os coordenadores de campanha dos candidatos precisam alertar seus cabos eleitorais a não encher a caixa postal nas residências de "santinhos" que mistura com documentos. Isso é falta de respeito e faz o candidato perder voto.
Do contra

Lá no botequim da vila o pessoal ainda não entendeu como o PT apela ao vice-prefeito Clóvis Viola para se unir ao partido, e de reprente vários de seus filiados e membros do diretório optam por fazer campanha contra o pepesista e o vice que é petista. Inacreditável.
Na região

O deputado estadual Itamar Borges esteve na região gastando sola de sapato em campanha para os seus candidatos a prefeito. Esteve em Urânia, Santa Salete e Santa Albertina.
Distribuído

O processo de pedido da cassação do registro da candidata a prefeita Neuseli Maria Brito Pires (PTB), de Urânia, foi distribuído por prevenção para a juiza Clarissa Campos Bernardo que será a relatora.
Falatório

Na terça-feira, 21 de agosto, dar-se-á inicio à campanha eleitoral gratuita no rádio e, espera-se, que os candidatos sejam orientados para não extrapolar em suas falas ao eleitor jalesense.
...Que por sinal...

Irá acompanhar pelo rádio o horário eleitoral gratuito, deve repudiar com veemência candidatos que usarem esse veículo de comunicação de massa para ofender, atacar e denegrir a imagem de seus adversários em busca do voto. O eleitor jalesense não precisa ouvir aberrações mas sim programas de governo para uma cidade que há anos sofre uma administração letárgica.
Dengo

Falaram até lá no boteco da vila que o eleitor está ficando mais exigente e até mesmo dengoso. Os "analistas" de plantão concluíram que os candidatos devem dar mais atenção a eles, ouvir com atenção quando for parado para conversar, para não deixar o eleitor com beicinho e sair resmungando. Por isso, o rádio será fundamental para uma conversa ao pé do ouvido
Xô, fora

O eleitor saberá com discernir quem merecerá seu voto e banirá de sua lista o candidato negativo.
Então fica assim

"Não é o que você diz que importa, mas a maneira como você diz; ai jaz o segredo das eras". (William Carlos Williams-1883-1963, poeta norte-americano).
Sob judice

Os dois candidatos a prefeito no município de Turmalina José Carlos Buzão (PV) e José Carlos Massoni (PTB) estão com os registros de suas candidaturas foram indeferidas com recursos.
Mais um vice

O TRE-SP cassou na sessão desta quinta-feira, 16 de agosto, por infidelidade partidária, o mandato do vice-prefeito Saulo Inácio Barreto, de São Francisco, região de Jales. A votação foi unânime. A corte paulista entendeu, em todos os casos, que não houve grave discriminação pessoal ou desvio reiterado do programa partidário alegados pelos políticos cassados como justificativa para a desfiliação. Da decisão, cabe recurso ao TSE.
Ainda não saiu

Até o momento em que fechávamos esta coluna, as pautas das sessões de julgamentos do TRE-SP já definidas até dia 11 de setembro, não constava o nome do vereador Riva Rodrigues (PMDB) que teve parecer da PRE contrário a sua desfiliçaão do PPS para ingressar no PMDB. O PRE pediu a cassação do cargo do vereador
Demandas

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Comissão de Atividades Econômicas na Assembleia, deputado Itamar Borges, reuniu-se com o presidente da Desenvolve SP, Milton Santos, em São Paulo. O parlamentar encaminhou as demandas de novos investimentos no Estado de São Paulo a Desenvolve SP e solicitou prioridade no atendimento. A Desenvolve SP é a nova marca da Agência de Fomento Paulista, em São Paulo. "O desenvolvimento econômico para geração de emprego e renda é uma das missões da Frente Parlamentar" justificou o deputado Itamar Borges.
Igual, por aqui

Após cem dias de trabalhos, a Campanha Calçadas do Brasil chega ao fim com expressiva participação de voluntários de todas as regiões do país. Iniciativa do Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade sustentável, a campanha foi iniciada com a divulgação de levantamento inédito sobre a situação das calçadas em pontos-chave de doze capitais brasileiras. A partir da divulgação, que obteve ampla cobertura da mídia, o público foi convidado a também avaliar as condições dessa infraestrutura em suas cidades, ruas e bairros, utilizando os mesmos parâmetros do estudo.
Igual, por aqui 1

O resultado das duas etapas da campanha são 126 pontos urbanos avaliados, totalizando 228 ruas e avenidas em 39 cidades de todas as regiões do país. A nota média dos 228 locais ficou em 3,55, número muito baixo se considerado que a nota mínima para uma calçada de qualidade aceitável é 8, segundo os critérios estabelecidos pelo Mobilize. Apenas 6,57% dos locais avaliados obtiveram nota acima desse indicador. E 70,18% das localidades avaliadas obtiveram médias abaixo de 5.
Perguntar não ofende
A Justiça Eleitoral vai agir com rigor contra baixaria no rádio, volume excessivo de veículos de propaganda dos candidatos, propaganda irregular, e em alguns casos, ultrapassando o limite (olha os cavaletes)?

Professor do Anglo de Jales é aprovado em Mestrado na USP

O professor do Colégio XV de Abril-Anglo Jales, João Mansueli acaba de ser aprovado no seu mestrado.
O projeto teve como tema "O uso de Slides como construção de conteúdos Matemáticos aos alunos do 1º ao 5º ano da Educação Básica".
O trabalho foi apresentado e aprovado no dia 28 de junho na Universidade de São Paulo-USP, no núcleo de Comunicação e Artes.
O projeto valoriza a integração da tecnologia com o aprendizado matemático e norteia a compreensão dos conteúdos por meio da produção de um conjunto de slides (500) para uso em laboratório de informática, com alunos do 1º ao 5º ano da Educação Básica.
"Meu mestrado pode ser considerado uma ação educativa, oriunda da necessidade de se oferecer um conjunto de atividades matemáticas que complementassem de forma lúdica, prática e eficiente a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula nestas séries iniciais", explicou o professor João Mansueli.
A tese foi muito elogiada e considerada inovadora para a educação. O projeto agora que aprovado, está disponível em escolas da cidade de Urânia, em escola municipal de Jales e nas aulas do Colégio XV de Abril-Anglo Jales.

Sindicato Rural e Senar realizam 2ª etapa do Programa Ciranda de Esporte e Lazer Rural

O Sindicato Rural de Jales e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar) realizam no dia 26 de agosto, domingo, a 2ª etapa do Programa Ciranda de Esporte e Lazer Rural – "Envelhecer com Saúde".
O programa será realizado simultaneamente nos municípios de Pontalinda no bairro da Rapadura, em Dolcinópolis Centro Comunitário de Lazer e em Aspásia na E.E. José dos Santos, das 8h ‘as 17h, com atividades recreativas, de lazer e cultura para os produtores e trabalhadores rurais, bem como suas famílias. O objetivo é envolver o maior número possível de pessoas num roll de atividades que venham proporcionar um dia de reflexão, de forma participativa e educativa, sob a orientação de profissionais.
De acordo com a coordenadora do SENAR, Lidiane Serra, as atividades incluem torneio de futebol, gincanas recreativas, atividades culturais, cavalgada, jogos em equipe, além de aferição de pressão e exames de diabetes, totalmente gratuitos. "O evento é aberto para pessoas de todas as idades, todos estão convidados a participar conosco", disse.

UniJales conta com nova secretária


A grande profissional e competente, Ana Maria Caparroz Vieira (foto ao alto com Christina), após 41 anos frente à Secretaria Geral da Unijales, deixou a Instituição e foi dedicar-se integralmente ao esposo José Vieira e aos filhos Anna Carolina, José Angelo e João Antonio. Ana Maria teve uma trajetória brilhante dentro do Centro Universitário de Jales, sempre dedicada e comprometida com o seu trabalho.
No dia 14 de agosto, data do lançamento da Campanha do vestibular 2013, foi homenageada e, na ocasião, agradeceu a Reitora Maria Christina Fuster Soler Bernado por ter depositado a ela toda confiança nesses 41 anos do exercício de sua profissão.
Desde o dia 1° de agosto, Rosinei Socorro Fonseca (foto abaixo), também muito compentente e atuante na Unijales desde 1991, assumiu a Secretaria Geral. A mantenedora, os coordenadores e funcionários receberam Rosinei com muito carinho. Muito sucesso Ana Maria Caparroz Vieira e Rosinei Socorro.

Anglo de Jales comemora com grande estilo o Dia dos Pais



O Colégio XV de Abril-Anglo Jales comemorou o Dia dos Pais em clima de muita emoção e alegria.
Na noite do dia 9 de agosto, última quinta-feira, na quadra poliesportiva da escola, centenas de pais assistiram as apresentações musicais, artísticas, homenagens e declarações de amor feitas pelos alunos do Ensino Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
O cenário e a decoração foram projetados pela Diretora Cidinha Iglesias, pela Coordenadora Daisy Romagnoli e pelas professoras, que desde o primeiro semestre cuidam desses detalhes e ensaiam os alunos para este momento tão especial.
Ao final, cada pai recebeu uma camiseta personalizada com mensagens de carinho e amor, estampadas, criadas pelos próprios filhos. Um momento de muita emoção.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
LEANDRO TARICHI PINHEIRO e DEISE LIZIANE MATHEUS
. ELE, natural de São José do Rio Preto, deste Estado, nascido aos 28 de abril de 1.978, motorista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Wiliam Corrêa Pinheiro e de Neusa Aparecida Tarichi Pinheiro. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 19 de fevereiro de 1.979, tecnologa em agronegocio, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Pedro Matheus e de Ladair Madalena Velho Matheus.
MARCELO ZINANI e JOELMA DA SILVA LOPES
. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 25 de dezembro de 1.976, eletricista de autos, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Zinani e de Maria Lessa Zinani. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 30 de agosto de 1.984, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Benedito Aluisio Ferreira Lopes e de Helena Luiza da Silva Lopes.
PAULO DONIZETE SOUZA DOS SANTOS e FRANCISCA MARIA DE JESUS VALIM
. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 02 de janeiro de 1.983, padeiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de João Sabino dos Santos Filho e de Iracema de Souza dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 16 de setembro de 1.982, doméstica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Neuza Valim.
DIORGENES ANTONIO CIASCA ONHIBENE e SUELEN DAIANA MECHI
. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 29 de julho de 1.991, mecânico hidráulico, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Jonacir Carlos Onhibene e de Sônia Mara Ciasca Onhibene. ELA, natural de Votuporanga, deste Estado, nascida aos 07 de dezembro de 1.988, empresária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Geraldo Mechi e de Rita de Cassia Pebelini Mechi.
ALEXANDRE CESAR COLOMBO e DANIELA MIZUTANI ZANINI
. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 06 de abril de 1.984, advogado, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Aristides Colombo e de Aparecida de Oliveira Colombo. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 08 de julho de 1.983, bancária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Antonio Valdecir Zanini e de Keiko Mizutani Zanini.
ALESSANDRO FONTES ROSSAFA e TALITA CACERES MINELLA
. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 05 de março de 1.976, zootecnista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Durval Rossafa Rodrigues e de Maria Aparecida Fontes Rossafa. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 04 de outubro de 1.987, enfermeira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Carlos Alberto Minella e de Rosimary Caceres Ferreira Minella.
CLODOALDO DOS SANTOS e MARIA EDUARDA GARCIA
. ELE, natural de Ribeirão Preto – 2º Subdistrito, deste Estado, nascido aos 23 de abril de 1.971, vendedor, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Sebastiana Conceição dos Santos, falecida. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 28 de julho de 1.971, cabeleireira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Arlindo Garcia e de Noemia Ana Rozo Garcia.
DONIZETE DOS SANTOS DA SILVA E HELENIR MERLOTTO
. ELE, natural de São Sebastião do Pontal, Estado de Minas Gerais, nascido aos 30 de novembro de 1.970, servente de pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Manoel Joaquim da Silva, falecido e de Cleusa dos Santos da Silva. ELA, natural de Guapiaçu, deste Estado, nascida aos 09 de janeiro de 1.961, doméstica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Orestes Merlotto e de Adelaide Carmelin, falecidos.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Judocas classificam para o Campeonato Interestadual

A delegação da Associação de Iudô e Karatê Jalesense composta por oito judocas participaram no sábado, 11 de agosto no Ginásio de Esportes do Automóvel Clube de São José do Rio Preto do Campeonato Regional, quando os classificados até o terceiro lugar de cada classe e categoria passam para a fase seguinte que é o Campeonato Interestadual, e Jales será representada nesta fase com os oito judocas classificados. Também os classificados até o terceiro colocado vão para o campeonato Paulista.
A fase InterRegional está marcada para acontecer sábado, 25 de agosto, na cidade de Pompeia. Os atletas classificados são: Henrique Takeo Salashita, Vinicius de Oliveira Zeule, Daniel André Cerverizo, Ederson Torres, Carlos Felipe P. Altimari, Marcel Cicuto C. Ferreira, Edvaldo da Silva e Lilian Kelen da Silva Santos.
Segundo o sensei Luiz Antonio Nunes de Moraes, o popular Gordo, "os atletas estão pegando firme para ver se conseguem fazer bonito, no InterRegional, como fez no regional e estou muito otimista com o desempenho deles", disse.

Santa Casa de Jales realiza procedimento de captação de órgãos para doação


A equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em
enfermagem registraram o momento após a cirurgia
A Santa Casa de Jales realizou na manhã de terça-feira, dia 14 de agosto, mais um procedimento de captação de órgãos para transplante. É a segunda vez que um procedimento como este é realizado no hospital desde sua fundação, há 54 anos.
Um exame de Doppler Intracraniano detectou a morte encefálica do jovem de Paranaíba (MS), Hiroshi Kawakita Oliveira, de 19 anos, no dia 14 de agosto. O hospital entrou em contato com a família, que, consciente de sua responsabilidade social, autorizou a doação dos órgãos. "Se meu filho ainda pode contribuir, mesmo depois da morte, com seus órgãos, salvando vidas, então é isso que vamos fazer", disse o pai do garoto, Nilson Resende de Oliveira.
Uma equipe de São José do Rio Preto, composta pelos médicos Dr.Paulo César Arroio, Dra.Fabiana Barão e pelo enfermeiro Marcos Moraes, foi acionada pela Central de Doação de Órgãos do Hospital de Base para realizar o procedimento de retirada dos rins, fígado e córneas.
Segundo informações do Hospital de Base (HB), um rim foi encaminhado para Botucatu e o outro para Ribeirão Preto, o fígado ficou em São José do Rio Preto e as córneas estão armazenadas no HB até a definição de seu destino.
Para o provedor da Santa Casa, José Pedro Venturni, o nobre gesto da família revela um avanço no que diz respeito à conscientização das pessoas. "Foi um gesto muito bonito e humanitário desta família que, mesmo abalados diante da morte de um filho, ainda pensaram no próximo, em salvar outras vidas com essa importante doação", disse.

Prefeitura de Jales constrói mais uma escola creche para as crianças

Com recursos no valor de R$ 619.371,44 repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação, a Prefeitura de Jales está construindo mais escola municipal de ensino infantil e creche. A obra faz parte do PAC 2 e do programa ProInfância da presidenta Dilma Roussef. O prédio onde funcionará a escola e a crche está localizada na rua da Fraternidade, no residencial Maria Silveira.
A obra está em execução e quando concluída vai abrigar a EMEI "Antônio de Bernardo Perez". Em contrapartida, com recursos próprios, a Prefeitura arca com R$ 66.457,98 que estão sendo gastos em terraplenagem e na infra-estrutura das redes de água potável, esgoto sanitário, energia elétrica, telefonia e demais serviços necessários à implantação do empreendimento no terreno tecnicamente aprovado.
A escola contará com bloco administrativo e de serviços, salas pedagógicas, pátio coberto, refeitório, playground, entre outros espaço e atenderá 120 alunos, ampliando o número de vagas para crianças de zero a três anos do local e bairros próximos.

Vereadores aprovam expansão do perímetro urbano

Os vereadores da Câmara Municipal de Jales aprovaram, na noite da última segunda-feira, dia 13 de agosto, durante a 1416ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 076/2012 que estabelece o Perímetro Urbano da cidade
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (censo 2010), 94,1% da população vive na área urbana e apenas 5,9% na zona rural. Diante desse quadro, o projeto prevê a inclusão de uma área de terra rural no perímetro urbano do município, de propriedade de uma empresa de empreendimentos imobiliários Ltda, que objetiva a implantação de dois loteamentos.
Os terrenos estão localizados entre uma área que se estende do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Nogueira, nas proximidades da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até as margens da Avenida João Amadeu, nas proximidades do Jales Clube.
Segundo o Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Manoel Andreo de Aro, o projeto apresentado, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa e, posteriormente, por unanimidade, pelo Plenário da Câmara, foi discutido previamente em diversas reuniões que contaram com a participação de representantes de várias instituições.
"Alguns empreendimentos precisam aguardar por um longo tempo a aprovação de leis para se instalarem na cidade. Sem isso, não há como estabelecer as diretrizes viárias e consultas prévias, por exemplo", disse o presidente da Câmara, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, que acrescentou: "A Câmara Municipal, vislumbrando toda a situação, mais uma vez demonstra celeridade no intuito de fomentar, da melhor maneira possível, a expansão de nosso município".

Trabalho infantil: problemas e desafios

Por Mariana Marim Alves, Yasmin Teodoro Gasparini  e
Vanessa C. L. C. Ferreira da Palma
O futuro de um país depende de vários fatores, mas, especialmente, de como estão sendo tratadas suas crianças. Por incrível que possa parecer, a exploração do trabalho infantil – toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes que não possuam a idade legal necessária – é um dos graves problemas que assolam o Brasil. É definido como. A Constituição Brasileira prevê que os menores de 16 anos estão proibidos de trabalhar, sendo admitido o trabalho na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho versam sobre o trabalho de menores aprendizes.
O Estado de Mato Grosso do Sul apresenta índices de exploração do trabalho infantil que chamam a atenção. Matéria do jornal Correio do Estado (30-03-2012) mostra que os fiscais do Ministério do Trabalho e do Emprego flagraram 763 crianças e adolescentes trabalhando de forma indevida em todo o estado. Os postos de exploração, que antes se concentravam nas carvoarias, sofreram modificações. Hoje, as características do trabalho infantil adaptaram-se à área urbana, sobretudo lanchonetes, oficinas mecânicas, lava-jatos, serralherias e borracharias. Muitas vezes, são os próprios familiares que os incentivam. Quando indagados, justificam que, mesmo trabalhando, as crianças e adolescentes frequentam a escola. Há, entretanto, evidências (senão provas) de que o trabalho precoce prejudica gravemente o estudo. Depois de submetidos a tal atividade, o esgotamento acarreta deficiências no aprendizado. Na matéria citada, a auditora fiscal Regina Rupp afirma que, por volta dos 10 ou 11 anos, a criança pode até frequentar a escola, mas, a partir desse período, ela abandona o curso no meio do ano e acumula seguidas reprovações. Continuamente, o jovem defasado, aos 15 e 16 anos, abandona totalmente a escola.
O Estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a se conscientizar acerca do problema e desenvolver programas que visassem à erradicação do trabalho infantil. Um dos mecanismos implantados foi o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o qual proporciona um ambiente adequado às necessidades requeridas pelas crianças e adolescentes. Além de reforçar o aprendizado escolar, o PETI oferece atividades artesanais, esportes e lazer aos frequentadores.
A preocupação do governo com a exploração do trabalho infantil não se limitou ao PETI, mas estendeu-se à geração de outros programas. O Agente Jovem é um deles. No período em que estão participando do programa, os jovens recebem alimentação adequada e são acolhidos por professores e demais voluntários. Nesse espaço, são incentivados a desenvolver atividades musicais, artesanais e educacionais. O intuito é garantir um espaço saudável, no qual possam vivenciar situações correspondentes à sua faixa etária.
O afeto recebido, as lições de cidadania e o aprendizado adquirido modificam as expectativas de vida que antes se direcionavam ao trabalho degradante. Há, no entanto, diversos desafios, que impedem a plena eficácia do projeto. Em muitos lugares, a infraestrutura é deficiente e o corpo de profissionais, desfalcado. Faltam ainda equipamentos básicos e acesso à internet.
Para a efetivação dos programas, é fundamental fiscalizar os postos de concentração do trabalho infantil. Os auditores do Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul exercem papel ativo na fiscalização. Uma vez constatada a exploração, são colhidas as referências familiares e os casos são direcionados à assistência social e ao conselho tutelar do município. Todas as famílias que necessitam de auxílio o recebem, especialmente por meio dos programas de distribuição de renda federais, salvo aquelas que não se adequam às suas diretrizes.
O que se busca não é apenas melhorar a distribuição de renda, mas também transformar a realidade social e cultural.
As crianças e adolescentes que se submetem ao trabalho infantil não o fazem voluntariamente. São inseridos nesse contexto em decorrência da situação de vulnerabilidade em que se encontram, muitas vezes estimulados pelos próprios pais. O papel da escola, nesses casos, não é reconhecido. Prefere-se o dinheiro oriundo do trabalho, uma vez que seu retorno é imediato. Os empregadores beneficiam-se da mão de obra barata e tiram proveito da situação, utilizando-a como bem decidem.
A exploração do trabalho infantil é um problema antigo que carece de solução. O Estado vem atuando para sua erradicação, posto que implanta programas e fiscaliza os locais de exploração. É preciso intensificar a atuação estatal, com o objetivo de modificar a realidade econômica e cultural das famílias. O Brasil tem de encarar esse desafio e tomar consciência da atual situação. Devem-se buscar a fundo os motivos que ocasionam a exploração do trabalho infantil e agir efetivamente sobre eles. Mariana Marim Alves e Yasmin Teodoro Gasparini: Acadêmicas do curso de Direito da UFMS – Campus de Três Lagoas. Vanessa C. L. C. Ferreira da Palma: Professora do curso de Direito da UFMS – Campus de Três Lagoas.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MPF em Jales denuncia médico que operou cadela com equipamentos e recursos do SUS

A cirurgia, ocorrida em 2008, no Centro de Saúde de Urânia, foi realizada utilizando os mesmos instrumentos cirúrgicos dos pacientes atendidos no local; médico confirmou realização do procedimento em animal que pertencia a uma servidora municipal

O Ministério Público Federal em Jales denunciou o médico Danton Melo Andrade pelos crimes de peculato-desvio e corrupção passiva. Em agosto de 2008, Andrade realizou uma cirurgia em uma cadela no Centro de Saúde de Urânia, utilizando os mesmos instrumentos cirúrgicos que são utilizados nos pacientes atendidos no local.
O caso chegou ao conhecimento do MPF por meio de uma representação formulada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, que é uma autarquia Federal.
A cachorra que sofreu a cirurgia pertencia à auxiliar de enfermagem Célia de Fátima Araújo, servidora pública municipal de Urânia.
O procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia, considera grave que a cirurgia tenha sido realizada no horário de expediente do médico, em detrimento do exercício regular de suas funções.
Além disso, equipamentos e utensílios que são utilizados no atendimento de frequentadores daquela unidade de saúde foram utilizados no atendimento do canino, situação que, ao menos em tese, poderia também trazer algum tipo de risco à saúde das pessoas.
O caso foi apurado por uma Comissão Processante Especial, aberta na Prefeitura de Urânia e, durante as investigações, o médico confirmou a realização da cirurgia.
Andrade foi denunciado com base nos artigos 312 (peculato) e 317, §2º (corrupção passiva) em conjunto com o artigo 327, todos do Código Penal.
Em caso de condenação, o médico poderá receber uma uma pena que varia de dois a 12 anos de reclusão.
Para o MPF o caso deve ser julgado pela Justiça Federal, já que "o médico credenciado ao Sistema Único de Saúde exerce função pública delegada, sendo equiparado a servidor público federal".
Além disso, todo o procedimento cirúrgico foi feito com instrumentos e infraestrutura bancados pelo SUS, atingindo assim interesses da União. A situação também foi objeto de representação ao MPF pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, que é uma autarquia Federal.
Além disso, segundo apurado nas investigações, Andrade também teria cometido contravenção penal prevista no artigo 47 do Decreto-lei 3.688/41, ao realizar um procedimento típico de medicina veterinária, sem ter habilitação para tanto. Em relação a esse delito, o procurador pediu desmembramento do processo, para que seja analisado pela Justiça Estadual.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EM Maria Olýmpia, de Jales, é a 5ª melhor no ranking estadual

A EM Maria Olympia Braga Sobrinho, de Jales (SP), alcançou 7,9 pontos no Indice de Desenvolvimento da Edução Básica - IDEB 2011, , de 1° a 4° anos,divulgado pelo Ministério da Edcução (MECV), nesta terça-feira, 14 de agosto, e ficou em 5° lugar entre as "top 10" no Estado de São Paulo.
Histórico
- A Escola Municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, oferece Educação Básica, Ensino Fundamental – Ciclo I. É financiada pelo Poder Público Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº. 9394/96), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Lei 8.069/90).

A escola foi criada pela Lei n° 2352, publicada a 17/12/1996 e instalada em 19/02/1997, jurisdicionada à Diretoria de Ensino – Região de Jales – "Deputado Roberto Vale Rollemberg".
Pelo Decreto nº. 5.048, de 05 de fevereiro de 2010, teve vinculada a EMEI Professora Nívea Leni Marcondes Pavan Alves que oferece Educação Infantil, de zero a três anos e Pré-Escola I.
A Escola Municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho recebeu este nome em homenagem a professora Maria Olympia Braga Sobrinho, que nasceu no dia 17 de junho de 1.935, na cidade de Areias, no Estado de São Paulo e faleceu no dia 15 de outubro de 1.996.
A escola está localizada no centro da cidade de Jales, um bairro antigo, com área comercial e residencial, rodeada de uma população com faixa etária predominantemente de adultos e idosos.
A escola possui aproximadamente duzentos e setenta e dois alunos no ensino fundamental e cerca de cem alunos na educação infantil.
No ensino fundamental conta com dez salas de aula distribuídas em dois turnos das 7h às 12h e das 12h30min às 17h30min. A equipe gestora é formada pela diretora Eliana Márcia Magri de Souza e coordenadora pedagógica Keli Rejane Serra Lopes Perfetto.
O corpo docente que atende ao ensino fundamental é formado por dez professores de educação básica, e especialistas para ministrar aulas de Educação Musical e Educação Física.
Na educação infantil a EMEI Professora Nívea Leni Marcondes Pavan Alves, conta com uma coordenadora pedagógica Márcia Regina de Mattos Fávaro, três professores distribuídos para as classes de Maternal I, Maternal II e 1ª Etapa, seis auxiliares de desenvolvimentos infantil e seis babás, além de merendeiras, lavadeiras, faxineiras, entre outros. (fonte: blog da EM Maria Olympia)