Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Anglo Jales e Sistema Anglo de Ensino Uma parceria que faz parte da nossa história


Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento e atualizar-se diante do competitivo mercado educacional, a mantenedora do Colégio XV de Abril-Anglo Jales, Maria Christina Fuster Soler Bernardo, a diretora, Maria Aparecida Caselli Iglésias Freitas, a coordenadora, Márcia Melo, e a assessora de comunicação, Zuleica Sant’Ana, participaram, entre os dias 29 de maio e 01 de junho, da Convenção Anglo 2012, realizada no Hotel Quality Resort, em Itupeva.
O evento tem como meta alinhar todas as informações importantes para o planejamento do próximo ano letivo e organizar o trabalho para a contínua formação de um time de profissionais que tem um compromisso comum: oferecer educação de qualidade e formar cidadãos conscientes.
Além de muito conhecimento transmitido, a Abril Educação e o Sistema Anglo de Ensino surpreenderam algumas escolas parceiras com a homenagem "Uma parceria que faz parte da nossa história", em que o Anglo Jales e mais 39 escolas, entre 600 de todo o Brasil, atenderam a requisitos e foram homenageadas pelos 25 anos de parceria.
"É uma honra para mim e, tenho certeza de que, para todos os funcionários do Colégio XV de Abril, sermos reconhecidos como parceiros do Sistema Anglo de Ensino é motivo de orgulho e comemoração. Desde que meus pais assumiram o colégio, nossa prioridade sempre foi oferecer ensino de qualidade e fazer com que nossos alunos vissem a escola como seu segundo lar e essa honraria prova que estamos atingindo nosso objetivo já há 25 anos".
A semana continuou com muitos acontecimentos e atividades no Anglo de Jales. No último domingo, dia 3 de junho, foi realizada a Maratona ENEM, uma preparação do estudante para fazer a prova oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. Em todo o Brasil foram 96.000 inscritos e, no Colégio XV de Abril, cerca de 600 provas foram aplicadas para treineiros que cursam o 1º e o 2º ano e versão compacta para alunos do 3º ano do Ensino Médio.

FolhaGeral

Quem sai
Quem vai jogar a toalha para atender o resultado da pesquisa que foi realizada em Jales pelo PMDB objetivando a escolha do cabeça de chapa numa possível coligação unindo peemedebistas, demistas e tucanos. Diante os comentários que veicularam entre integrantes dos três partidos e de outros também, a escolha estaria entre peemedebistas e demistas.
Correndo atrás
Falaram lá no botequim a vila que o vereador Luis Especiato foi a São Paulo não só a viagem de reivindicações para o município mas também para buscar apoio à sua candidatura. Em São Paulo ele falou com o ex-presidente Lula.
PIB
Segundo as noticias que circularam pós feriado, dão conta que a pré-candidata a prefeita Nice Mistilides teria convidado para ser vice numa eventual chapa um dos mais fortes empresários da cidade.
No pau
O site ethos online veiculou que a Prefeitura de Jales executou a Associação de Moradores do Bairro São Judas Tadeu por não pagamento do IPTU. Valor da dívida R$ 577,00. E o leilão para bens penhorados da entidade foi marcado para 4 de julho às 10 horas. Havendo necessidade de um outro leilão será no dia 18 de julho na mesma hora.
Esquecidos
Alguns mandabrasas dia destes estiveram reclamando que após o PMDB fazer parte da administração municipal não mais foram convidados para reunião do partido.
Reunido
A importância da elaboração democrática do Orçamento Estadual foi ressaltada pelo deputado estadual e presidente do PT Paulista, Edinho Silva, durante reunião da bancada do partido, realizada na manhã de terça-feira, 5 de junho, na Assembleia. O encontro reuniu parlamentares e também coordenadores das macrorregiões do PT. De acordo com Edinho, o objetivo foi discutir o orçamento estadual, as metas previstas no PPA (Plano Plurianual), além de articular a participação do partido nas Audiências Públicas do Orçamento 2013 que terão início no dia 11.
Cuidado com a multa
Você que é de cidades da região toma muito cuidado ao chegar a Jales pelas avenidas sinalizadas com placas de velocidade permitida em até 50 KM/h. Se você for retornar cuidado para não ultrapassar os 50 km/h nessas avenidas ao sair. O manipulador do radar móvel da Prefeitura tanto multa na chegada como na saída da cidade. Ele registra multa frontal e pela traseira do veículo. Não leve esse presente para casa.
Coisa de louco
Ontem, sexta-feira, um dia após o feriado, o trânsito em Jales estava caótico e perigoso. Placas e mais placas de veículos de outras cidades. E aí fica aquela indagação se a autoridade de trânsito não deveria percorrer a pé a área central da cidade fazendo a fiscalização, o que viria inibir e coibir abusos praticados por motoristas, não só de veículos de passeios mas os de veículos grandes também.
De praxe
Salve qualquer engano, pois vocês sabem, até mesmo os especialistas se enganam, ainda mais àqueles lá do botequim da vila que estiveram analisando e concluíram que a campanha eleitoral contará com apenas quatro candidatos dos dez nomes que estão sendo ventilados como pré.
Não dá
O prefeito de Santa Fé do Sul , Toninho Favaleça vai a São Paulo e assina convênios no valor de quase um milhão de reais. O Prefeito Parini vai lá traz apenas R$ 130 mil. Os deputados do PSDB, PMDB, DEM e cia que fazem parte do governo estadual não foram bem votados em Jales? O que está havendo?
Solavancos
Se continuar a chover na cidade, motoristas vão ter trabalho para trafegar por ruas da periferia. A buraqueira que fazia a rua ficar intransitável está pior ainda. E falando nisso, algumas ruas que foram recapedas não muito tempo já se vê pequenos buracos.
Veja lá
Alguns partidos que vão se unir para o pleito de outubro estão falando em ter chapa com aproximadamente 50 candidatos a vereador. É preciso tomar cuidado, pois o eleitorado vai estar preocupado com a qualidade do candidato já que ficaram decepcionados nos últimos anos com os seus escolhidos. É preferível menos mas com qualidade do que muito sem escolha para não levar o eleitor a opção do branco ou nulo.
Certificado...
A partir do próximo dia primeiro, todas as empresas serão obrigadas a ter seu certificado digital, pois o Governo Federal não deverá prorrogar esse prazo novamente, como já fez no final de 2011. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jales, Alexandre Rensi, informou que boa parte das empresas já conta com o certificado, mas ainda há muitas que precisam regularizar sua situação.
...digital
Para facilitar, o sindicato, junto com a Associação Comercial e Industrial, implantou, desde o último dia 8, um posto de certificação, para que os empresários não precisem mais se deslocar para Fernandópolis, Santa Fé do Sul ou outra cidade para obterem o documento. Além disso, fazendo sua certificação no sindicato, os associados desfrutam de um desconto de 20% em relação ao valor cobrado normalmente.
Queimaduras
As festas juninas chegaram e com elas aumenta o número de acidentes por queimaduras. Os fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas desses acidentes, atingindo principalmente as crianças. Os riscos vão de queimaduras leves a gravíssimas, que podem fazer com que a pessoa perca dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, que são os músculos. A coordenadora de Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva destaca algumas recomendações para se proteger das queimaduras. Em primeiro lugar evitar o uso de fogos de artifício e, se por acaso for usar, não deixar que crianças manuseiem. Então sempre que seja um adulto, não estourar foguetes próximos às residências e sempre utilizando um equipamento de proteção, porque a gente sabe que se você estoura direto na mão, tem um risco de o rojão não sair, ter uma amputação, uma queimadura gravíssima na mão ou inclusive rosto e outras partes.

Urânia completa 62 anos, dia 13


O município de Urânia completa 62 anos na quarta-feira, 13 de junho. Segundo o censo 2010 do IBGE, a população do município é de 8.836 habitantes, sendo que 7.436, reside no perímetro urbano.
Para comemorar a data a prefeitura municipal preparou uma série de eventos que já começaram pela da praça da Bíblia ao lado do terminal rodoviário.
A inauguração do Centro Comunitário da COHAB "Ercílio Pereira" foi adiada devido às chuvas que caíram na quarta-feira, 6 de junho, quando estava prevista a inauguração e forró. A prefeitura está programando uma nova data para esta inauguração.
Centro de Fisioterapia, piscina e academia serão inauguradas esta semana.
Fazendo parte dos festejos a escola Pinguinho de Gente faz sua festa junina na próxima terça-feira, 12 de junho.
Na quarta-feira, 13 de junho haverá o jogo no Estádio Municipal com o C. A Uraniense enfrentando o Tanabí E. C. às 16 horas. Às 19 horas será celebrada uma missa na Igreja São Benedito.
Na quinta-feira, dia 14, às 16 horas, será inaugurada a piscina da terceira idade do Centro Comunitário, e às 17 horas, será inaugurada a academia ao ar livre. (C.A. aipmurânia)
Dupla Chico Rey & Paraná, dia 16 de junho,
na festa junina de Urânia

A tradicional Festa Junina de Urânia, que acontece anualmente no mês de junho terá como atração especial a dupla sertaneja Chico Rey & Paraná que fará show em praça pública.
As festividades marcam o 62° aniversário de fundação da cidade de Urânia comemorada no dia 13 de junho, porém, será no sábado, dia 16, a tradicional festa junina, com distribuição de pipoca, amendoim e achocolatado ao público. Na sexta-feira, 15 de junho se apresentará ao público Vlaudir Banda Show.
O show da dupla Chico Rey & Paraná será uma das atrações e, certamente, o ponto alto das festividades entre outros eventos que estão sendo programados. (aipmurânia)

Certificados são entregues como agradecimentos


Na quarta-feira, 6 de junho, o hall do Centro Cultural Dr. Edilio Ridolfo, foi palco da solenidade de entrega de certificado como agradecimento especial aos envolvidos com os 16° Jogos Regionais do Idoso por parte da presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Parini.
O prefeito Humberto Parini e a primeira-dama Rosangela Parini destacaram o brilho e o sucesso do JORI, o trabalho realizado, a excelente recepção aos visitantes, a divulgação do nome de Jales, a importância da presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin e do Secretário Estadual de Esportes e a conquista do troféu de campeã por Jales.
Por final, o prefeito e a primeira dama de Jales, enalteceram e agradeceram a colaboração, a solidariedade e o apoio que receberam de escolas, entidades, empresas, associações, secretarias, órgãos governamentais e de centenas de pessoas que se envolveram na realização dos JORI. Foi uma vitória do trabalho, da dedicação do esforço de todos!

Choveu mais de 50mm na região


Há três dias o noroeste paulista convive com chuva e temperaturas baixas conforme registra a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e que é divulgado os dados coletados no Portal Clima da UNESP Ilha Solteira . O total de chuva registrado no inicio da noite de 5ª feira, 7 de junho, foi de 31,2 mm em Marinópolis, em Populina 24,9 mm e 17,3 mm em Paranapuã, como se vê no monitoramento em tempo real em http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/chuva_acumulada.php
Já as chuvas dos dias 5 e 6 somaram em Marinópolis , 33,5 mm em Populina, e 61,2 mm em Paranapuã , conforme se observa na consulta aos dados diários em http://clima.feis.unesp.br.
A chuva registrada é muito superior ao esperado pela média histórica do mês de junho que é de 30 mm e apesar das vantagens trazidas pela chuva, na cultura de cana-de-açúcar, por exemplo, que garantiu a recomposição da umidade do solo, as usinas certamente terão problemas com o corte e transporte da matéria-prima, o que leva a interromper ou até mesmo parar estas atividades industriais.
Todos os dados foram obtidos no Portal Clima da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br, onde mapas e gráficos de acompanhamento em tempo real dos dados climáticos estão disponíveis.
Através do Portal Clima é possível acompanhar e visualizar a base de dados completa da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, composta de oito estações, a partir de http://clima.feis.unesp.br

CRAS de Urânia encerra maio com entregas de certificados e começa junho trabalhando


O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Urânia, encerrou o mês de maio com muito trabalho e sucesso nos projetos oferecidos para os referenciados na assistência social.
No dia 29, o CRAS iniciou suas atividades de fechamento de mês com o encerramento do curso de gestantes que teve duração de dois meses. Cada futura mamãe recebeu um kit completo para o bebê, como banheira, fraldas, produtos de higiene, roupinhas, kits de berço, mamadeiras e outros itens fundamentais para o recém-nascido. Ainda no dia 29, a enfermeira do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Maria Elisa, juntamente com a enfermeira, Larissa da Santa Casa, ministraram uma palestra junto ao grupo de convivência e desenvolvimento psicossocial "Saber Viver". Na ocasião, as profissionais puderam dar orientações de primeiros socorros e esclarecimentos sobre o funcionamento e procedimentos do SAMU.
Na noite do dia 30, depois de dois meses foi a vez do encerramento do curso de tortas e doces. O curso contou com a participação de aproximadamente 30 alunos, que além de aprender receitas e truques, puderam saborear o resultado de seu aprendizado através de uma grande diversidade de bolos.
O curso em MDF ofereceu aos alunos o conhecimento necessário para a produção de vasos, cestas e caixinhas. O encerramento do curso aconteceu no dia 31, porém em meio a uma grande expectativa por sua continuação quando será o oferecido o curso de decoupagem para a customização de suas próprias peças.
Já no início de junho, a equipe do CRAS recebeu os pais e jovens do Programa Ação Jovem para um encontro, onde foram esclarecidas dúvidas sobre o programa, os requisitos, as condicionalidades dentre outras informações acerca do benefício.
A coordenadora Thalita, em nome de toda a equipe do CRAS, fez questão de parabenizar a participação de todos os alunos que freqüentaram os cursos, e agradecer a colaboração e apoio do prefeito municipal Francisco Airton Saracuza. (C.A. aipmurânia)

Docentes da rede municipal de ensino lançam livro para crianças

Na quinta-feira, 14 de junho, às 19h30, no Centro Cultural Edílio Ridolfo,se dará o lançamento e sessão de autógrafos do livro "Vila Arco–Iris". O livro foi elaborado pelas docentes da rede municipal de ensino de Jales, Melissa Yane de Moraes Murzani Valeretto, responsáveis pelo texto, e Daniela Ribeiro Rodrigues pela ilustração
A idéia do livro surgiu a partir do curso "Gênero e Diversidade na Escola" de formação continuada realizado na UAB - Polo Regional de Jales.
Segundo as autoras, "o curso proporcionou muita reflexão e análise sobre cultura, preconceito, estereótipos, levando-nos a olhar além, descobrir o que existe por trás de atitudes e comportamentos que vivenciamos no dia-a-dia".
A obra é direcionada à crianças e pode ser utilizado na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação é responsável pela organização do evento e patrocinou o lançamento com a compra de 2.000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente no local. A entrada é franca.
Segundo as escritoras, Melissa e Daniela, a idéia partiu de situações reais no cotidiano escolar e o projeto abrangeu as temáticas de cultura, gênero, orientação sexual e etnia.

Cinco entidades de Jales serão beneficiadas com R$ 180 mil

Será aberto o edital para entidades que queiram sediar um dos cinco "Pontos de Cultura" de Jales. A iniciativa, resultado de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura, beneficiará com R$ 180 mil, instituições sem fins lucrativos, com dois anos ou mais de atividades na cidade.
O prefeito Humberto Parini, que assinou convênio com o MinC, explica que os Pontos serão responsáveis por articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. "O programa tem uma característica diferenciada de proposta de auxílio à manutenção das entidades. Ele foi constituído com a proposta de fomentar as diversas formas de expressão cultural de uma comunidade, muito em especial, das culturas populares", explica o prefeito.
Para ser um Ponto de Cultura é preciso que uma entidade legalmente constituída (com CNPJ e regularidade fiscal) apresente um projeto que inclua as diversas iniciativas culturais do seu entorno. O edital estará disponível no site da prefeitura (http://jales.sp.gov.br/)
Ponto de Cultura: É um projeto que valoriza e impulsiona a cultura local partindo de ações que já existem nas comunidades. Potencializam iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, através de convênios estabelecidos com entes federativos. Fomentam a atividade cultural, aumentam a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promovem o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.  
O chefe de Gabinete da Secretaria de Esportes Cultura e Turismo de Jales, Ilson Colombo, informou que no dia 15 de junho, no Centro Cultural Dr "Edilio Ridolfo", das 9h às 12h, acontecerá uma oficina para capacitar as entidades culturais do município para pleitear os recursos do convênio. A capacitação será feita por técnicos do Ministério da Cultura.
"É uma conquista histórica, onde serão investidos R$ 900 mil na difusão de atividades culturais em Jales, cinco entidades receberão nesses três anos R$ 180 mil para promoção de suas atividades", afirmou Colombo
Maiores informações poderão ser obtida na Secretaria de Esportes Cultura e Turismo ou pelo telefone, 3622.3000

Projeto “Sonho de Natal” é inserido no Calendário Turístico do Estado


A decoração de lâmpadas transformou-se em um projeto de ornamento com peças de decoração natalina com foco na conscientização e preservação ambiental e aproveitamento de produtos recicláveis como as garrafas pet
A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 1157/2011, de iniciativa do deputado Itamar Borges que inclui no calendário turístico do Estado de São Paulo o projeto Sonho de Natal que se realiza anualmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro em Santa Fé do Sul. O parlamentar justifica que a Estância Turística de Santa Fé do Sul se transforma nos meses de novembro e dezembro com a implantação do projeto "Sonho de Natal".
"A iniciativa nasceu de uma ação inovadora da Prefeitura Municipal que implantou em 2006 o Sonho de Natal que vem crescendo ano a ano. Trata-se de um projeto de educação ambiental dirigido pelo Fundo Social de Solidariedade que, por meio da criatividade e bom gosto, educou e trabalhou a consciência ecológica com baixo custo junto às escolas e comunidade, além de dar um clima de Natal ainda mais festivo para os sanfessulensses e aos turistas" disse o deputado.
O Projeto constitui na arrecadação de garrafas pet, feitas pelas escolas municipais, estadual, particulares, Faculdade e APAE. São mais dois milhões de garrafas transformadas em decoração.
As garrafas pets arrecadadas transformam-se em flores, bolas pequenas, velas, anjos, árvores de natal, bonecos de neve, guirlandas. Além disso, a decoração é composta por trenós, renas, papais noéis, bengala, casa do papai Noel e as peças são instaladas em ruas, avenidas e praças da cidade.
"Além de deixar a cidade mais bonita e colorida, atrair turistas e fomentar o comércio, o projeto Sonho de Natal despertou a consciência ecológica e preservou o meio ambiente, já que utiliza as garrafas pets, que demoram 450 anos para se decompor" avalia Itamar Borges.
Milhares de pessoas visitam a cidade durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, com isso, o Sonho de Natal se tornou o maior projeto turístico do interior do Estado, sendo comparado a Gramado. Esses milhares de visitantes trazem grandes benefícios para o comércio e para o turismo de Santa Fé do Sul "
A Assembleia Legislativa reconheceu a importância do projeto e aprovou o nosso projeto inserindo o evento no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Trata-se de um importante incentivo à cultura, ao turismo e a educação ambiental do município de Santa Fé do Sul" concluiu o deputado.

Skatistas jalesenses reivindicam apoio de vereadores para melhorias em pista


Após o encerramento da sessão camarária de segunda-feira, 4 de junho, um grupo de skatistas de Jales se reuniu com os vereadores Claudir Aranda, Luiz Henrique Viotto e Osmar Pereira de Rezende.
Os skatistas Willians Zóio, Leison, Leonardo, Rafael Dente , Alan, Richard (patinador) e G..G (B.boy)., foram reivindicar melhorias, através de reformas e adequações na pista de skate na praça Pedro Temponi, no conjunto habitacional "Dercílio Joaquim de Carvalho".
Após a conversa entre os vereadores e os skatistas, ficou decidido agendar uma reunião com o Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Manoel Andreo de Aro, para analisar a viabilização da reivindicação feita pelos aficcionados pelo esporte. "Além de o skate ser um esporte e garantir saúde e qualidade de vida a quem pratica, ele é uma forma de lazer e diversão para diversos jovens que se reúnem para a prática esportiva e, portanto, é uma forma de socialização. Queremos que sejam feitas adequações na pista da Cohab Dercílio de Carvalho, para que possamos praticar esse esporte com segurança e tranqüilidade", disse um
O que é
No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.
– O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.

Abertura da Semana do Meio Ambiente conta com a participação de vereadores


O presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto, o Macetão e o vereador Osmar Pereira de Rezende, participaram na tarde da segunda-feira, 4 de junho, da cerimônia de abertura da XI Semana do Meio Ambiente que acontece em Jales até o dia 16, na quadra coberta da E.E. Dr. Euphlycom a execução dos hinos Brasileiro e do Município, e as autoridades expondo sobre a importância do evento para a conscientização da preservação do meio ambiente.
Estiveram presentes também à cerimônia, representando a direção da escola a vice-diretora Maria Helena Feboli, o gerente de divisão da Sabesp Jales, Gilmar Rodrigues de Jesus, a secretária municipal de Educação, Élida Maria Barison, o chefe de gabinete Léo Huber, represetnando o Poder Executivo Municipal.
Participaram ainda do evento, alunos, professores e funcionários da E.E. Dr. Euphly Jalles, APAE – Jales, E.M. Prof° João Arnaldo Andreu Avelhaneda, E.E. Profª Sueli da Silveira Marin Batista e Casa da Criança de Jales.
A tarde de festa contou ainda com apresentações musicais dos alunos da E.E. Dr. Euphly Jalles , alunos dos 3° anos de tempo integral da E.M João Arnaldo Andreu Avelhaneda, coordenados pelas professoras Célia e Sagiani, além da professora de música, Maria Rosa. Antes do encerramento, a aluna Kimberli interpretou a canção Planeta Azul e alunos realizaram uma apresentação instrumental das músicas Asa Branca e A Paz.
Durante todo o evento, atividades como plantio árvores e distribuição de mudas nativas serão realizadas com a mobilização de órgãos ligados à defesa e aproveitamento dos recursos naturais, ONGs, colégios particulares e todas as unidades escolares municipais, que realizam visitas educativas na estação de tratamento de esgotos e outras empresas.

Carreata marca conquista do curso de Medicina para Votuporanga

Colaboradores, diretoria e reitoria da Unifev participaram de uma carreata na quarta-feira à tarde, 6 de junho, para comemorar o novo curso da faculdade: Medicina. Dezenas de veículos, juntamente com um trio elétrico, percorreram as ruas centrais de Votuporanga para festejar a conquista.
Uma viatura da Polícia e do Corpo de Bombeiros acompanhou todo o percurso que durou mais de uma hora. Tudo foi comemorado com muitos fogos de artifício e buzinas.
Depois da manifestação favorável, por unanimidade, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em 26 de janeiro último, a Unifev aguardava somente a Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), assinada pelo Secretário Jorge Messias, em Brasília, com publicação no Diário Oficial da União no dia 6 de junho.
Com isso, dentro do propósito de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária e sem fins lucrativos e, somando-se à experiência de oferta de mais de 40 cursos de graduação, não só a comunidade de Votuporanga e região, mas de todo o país, poderá se beneficiar com um curso de Medicina cuja excelência de qualidade já foi previamente atestada in loco pelo próprio MEC/INEP, que conferiu à Instituição nota máxima em todos os itens avaliados.
O Curso de Medicina da Unifev acontecerá em período integral, com duração mínima de 12 e máxima de 18 semestres. Com oferta de 60 vagas anuais, as aulas serão ministradas no Câmpus Centro da Unifev; no Hospital Santa Casa de Votuporanga; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); nas Unidades de PSF (USF) da Rede Municipal e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Após essa autorização definitiva do Curso, a Diretoria e a Reitoria da Instituição estudam a melhor data para a realização do primeiro processo seletivo, que deverá ocorrer ainda neste ano, assim como a divulgação das parcelas da semestralidade. Mais informações poderão ser obtidas no site unifev.edu.br. (Andressa Aoki - Folha de Votuporanga)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Os puros de coração

Marta Fernandes de Sousa Costa

Acredite: existem muitas pessoas corretas, boas, gentis, do tipo que pensa no coletivo, jamais prejudicaria outrem. Maravilhoso que existam pessoas assim. Por incrível que pareça, tenho a sorte de conhecer algumas.
Mas há um perigo com essas pessoas: como, em hipótese alguma, são incapazes de mentir, enganar, fazer mal ao próximo, elas acreditam que todos são feitos do mesmo material. Por isso, são passadas para trás, com facilidade, por aqueles menos bem intencionados, que logo detectam a ingenuidade. Levam cada tombo os puros de coração! Caem como patinhos em armadilhas elaboradas para tirar proveito, roubar o amado ou o poder, tentar manchar o nome do rival perante a opinião pública ou qualquer interesse alheio.
Até ai, tudo normal. Ingenuidade é mal que se padece, em maior ou menor grau. O problema com pessoas boas demais é que, independente de quanto sejam atingidas, elas continuam acreditando que ruindade ou safadeza têm cura, o que as torna propensas a se tornarem vítimas ou sacos de pancadas dos incapazes de conviver com bondade, generosidade e honestidade.
Sabe como se comportam os puros de coração, quando alguém lhes puxa o tapete ou ataca com palavras injustas? Oferecem a outra face, como aprenderam na infância, ou – em casos ainda suscetíveis de cura – afastam-se de quem lhes causou mal. Mas sempre discretamente, sem fazer alarde do tratamento malévolo recebido, porque contar a muitos seria prejudicar o tratante e pessoas boas em demasia não gostam de prejudicar ninguém, nem aos tratantes e mal-intencionados.
Mas tanta bondade, apesar de proporcionar um sono tranquilo – imagino – tem um efeito malévolo, não só para o portador, também para a sociedade. Pessoas boas precisam compreender e mostrar aos aproveitadores que bondade não é bobeira. E divulgar o mal efetivamente sofrido é forma de evitar que mais gente seja prejudicada, o que se pode classificar como serviço de utilidade pública.
Pessoas boas em demasia demoram, mas algumas conseguem compreender, a tempo de melhorar os relacionamentos, que precisam se impor, quando necessário, e dizer verdades e virar a mesa. Pra depois o ambiente desanuviar e as posturas serem reconhecidas. As incorrigíveis, contudo, mal recebem o desaforo, já começam a pensar na maneira de passar o borrão e facilitar ao desaforado ou à desaforada o retorno ao convívio, dessa forma reforçando a atitude negativa _ quando mais prudente seria esperar que a preocupação partisse dele ou dela, se desejasse ser perdoado. Além de que certas distâncias são benéficas e até necessárias.
Um ditado antigo e meio chulo era passado de boca em boca, em tempos que o vocabulário era mais requintado. Ouvi, naquele tempo: "Quem se abaixa demais, aparece o bumbum". E não é que é verdade? Embora hoje isso já seja meio corriqueiro, continua péssimo ser pego desprevenido. Mas o que o ditado quer dizer é que as pessoas, independente de quanta generosidade e pureza tenham em seus corações, precisam colocar limites nos relacionamentos, dar um "basta" à discussão que perdeu o rumo, negar-se a fazer o que já não tem vontade (mesmo tendo feito outras vezes).
Quando não se é do tipo aproveitador e mesquinho, é uma delícia conviver com pessoas de coração puro, porque estar com elas é estar em segurança. Mas, às vezes, penso se não seria melhor ser justo, em vez de bom em demasia, proporcionando a uns e outros tratamentos segundo seus merecimentos. E o melhor sono talvez seja o dos justos, ainda que nem sempre compreendidos.
martafscosta@gmail.com

FAESP e Sindicato Rural orientam citricultores em caso de perdas de laranjas por rejeição de indústrias de suco


Representantes do setor industrial (CitrusBR) apresentaram recentemente a FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, dados preocupantes referentes a um excedente de 80 milhões de caixas de laranja do território nacional, que não poderão ser processadas pela indústria de suco na safra de 2012/13.
O fato é que a expectativa calculada para a safra será de 364 milhões de caixas de laranja. Considerando que 34 milhões destinam-se ao consumo interno in natura, restariam 330 milhões de caixas para serem processadas, sendo que as indústrias alegam não conseguir escoar mais de 250 milhões de caixas.
Nessa perspectiva, a indústria considera que há um excedente de 80 milhões de caixas que não poderão ser processadas. O setor industrial argumenta que caso a totalidade da safra fosse processada, o estoque final se elevaria para 1.192 mil toneladas de suco de laranja concentrado, enquanto que a capacidade física de estocagem é de 825 mil toneladas.
A FAESP considera que a situação é extremamente preocupante para todos os produtores de citricultura, pois estabelece um cenário no qual haverá um excedente de fruta que não poderá ser escoada e, por conseguinte, se refletirá na renegociação de contratos com as indústrias.
Diante da atual situação, a FAESP, através de seu presidente, Fábio de Salles Meirelles e de seu vice-presidente, Sr.José Candêo, recomenda aos produtores que em caso de perda de fruta por não recebimento da indústria, sejam fotografadas as frutas no chão, bem como sejam guardadas matérias de jornais locais e documentos que demonstrem os prejuízos causados aos citricultores. Essa documentação poderá ser útil no futuro, dependendo do decurso das negociações.
Já para os produtores que contraíram empréstimos de crédito rural junto aos bancos e não conseguirão honrar seus compromissos, sugere-se o protocolo de ofício na instituição credora, antes da data de vencimento do contrato ou parcela, pleiteando a prorrogação do contrato ou parcela.
"A citricultura é uma atividade de alto investimento. São muitas pragas, doenças e tratos culturais, e o produtor não tendo lucro, não terá como investir no pomar", lembra o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candêo. E conclui, "Esta baixa lucratividade terá reflexo nas safras seguintes, pois a tendência é que os pomares produzam menos e com menor vida útil".
FAESP e Sindicatos Rurais se articulam contra a criação de um monopólio de indústrias através da Consecitrus
A FAESP e 26 sindicatos rurais com relevante produção citrícola, incluindo o Sindicato Rural de Jales, ingressaram com representação junto ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica objetivando impugnar a criação do Consecitrus, uma suposta "associação" formada pelas maiores indústrias de suco do país que estariam em processo de fusão. A representação tem por objetivo buscar a reformulação do sistema de comercialização da laranja, a fim de viabilizar políticas mais adequadas e justas para essa atividade agrícola.
"Essa fusão levaria fatalmente ao monopólio, o que prejudicaria muito os produtores e os consumidores também, já que atualmente as indústrias estão se abastecendo de pomares próprios e não há escoamento suficiente da produção por parte dos produtores independentes", explicou o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candêo.
Ele conta que, com a "super oferta", o setor industrial sustenta que só acredita ser viável pagar preços abaixo de R$10,00 por caixa nesta safra. No entanto, a Comissão Especial de Citricultura da FAESP reiterou a proposta de fixação de preço ao redor de R$13,90 por caixa, valor equivalente ao custo de produção calculado pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
Apesar da denúncia da FAESP junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para impedir a monopolização, as indústrias negam, dizendo que se trata apenas de uma associação.
Legenda foto em anexo: Produtores de laranja de todo país temem a perda de 80 milhões de caixas de frutas na safra de 2012/13. FAESP se mobiliza para evitar queda ainda maior nos preços

Gracy Kelly, a Mulher Maçã, resolveu apoiar a conferência da ONU que vai reunir no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. Em forma de apoio a Rio +20 e em protesto contra o desmatamento da Amazônia e o aquecimento global, a loira posou para fotos apenas com uma folhinha e uma maçã.

Alunos de escola estadual são recebidos na Unesp de Ilha Solteira

 Na última quarta-feira (dia 6 de junho de 2012) alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Euclides da Cunha, de Ilha Solteira foram recebidos na UNESP Ilha Solteira para complementação dos seus estudos.
Dentro da matéria de Geografia, ministrada pelo Profesor Adílson Rodrigues Bastos abordava o tema: "O Clima e o Tempo", assuntos diretamente ligados à área de atuação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e assim, a visita teve como objetivo mostrar aos alunos de forma simples, como ocorre o processo de obtenção dos dados climáticos, desde a ocorrência dos fenômenos até sua disponibilização na Internet.
Os alunos foram recebidos pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que fez a apresentação do NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação e do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira falando da sustentabilidade do prédio onde trabalham e também ambiental e do uso eficiente da água para irrigação e em seguida o Biólogo Renato Alberto Momesso Franco - que fez Mestrado e Doutorado na Área de Hidráulica e Irrigação na UNESP Ilha Solteira - abordou o uso das informações climáticas obtidas em Ilha Solteira e toda a região noroeste paulista.
Além de conhecer as instalações do NACI, onde os dados climáticos captados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista são disponibilizados em tempo real pelo Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, os alunos, mesmo em um dia chuvoso, tiveram a oportunidade de conhecer em campo os equipamentos que compõem a estação agrometeorológica automática de Ilha Solteira, com o Dr. Renato Franco apresentando e explicando todos os sensores que compõem a estação e suas finalidades.
O Professor Fernando Tangerino manifestou aos visitantes a satisfação em recebê-los dizendo "que é preciso compreender cada vez mais o que acontece com o clima , cada vez mais importante para o sucesso profissional, e uma forma de popularizar o conhecimento envolvido é desde cedo ter contato com os elementos envolvidos tanto na sua medição, mas também com o que representam" e por isso que as portas estarão sempre abertas para este tipo de visita.
Já o Professor Adilson Bastos destacou que "a visita complementou o conteúdo do material didático adotado que traz as estações meteorológicas, mas de forma muito superficial e os alunos toveram a possibilidade de ver na prática uma estação completa e como os dados são utilizados na prática, no momento em que estão estudando clima e o tempo, e também foi saber mais sobre a questão da sustentabilidade do uso da água na agricultura".

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Garoto jalesense vai treinar na escolinha no Santos F.C


No domingo, 3 de junho, o garoto Matheus, conhecido como "Cocão" de 13 anos, acompanhado de sua mãe Cleide e do professor Delcio José Miorini "Zé Bolacha", viajou para Santos, onde foi apresentar-se à escolinha do Santos Futebol Clube. Matheus é atleta da escolinha de futebol da Prefeitura/SMECT/ACEJ de Jales.
Matheus participou uma seletiva realizada pelo Santos F.C. em Auriflama, e foi escolhido para treinar nas categorias de base do "Peixe". Ele nasceu em Jales e treina com o professor Zé Bolacha, na escolinha de futebol da Prefeitura desde os seis anos de idade.
Matheus realiza o seu grande sonho: vai estar por perto dos craques Neymar, Paulo Henrique Ganso, Elano e outros grandes jogadores da equipe santista. (por Bruna Martins).

TRE-SP cassa dois vereadores por infidelidade partidária

Na sessão de terça-feira, 5 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decretou a perda dos mandatos dos vereadores José Roberto Comeron (PMDB de Itapeva) e Luis Roberto Daldegan Broglio (PSDB de Santa Rita do Passa Quatro) por infidelidade partidária. Os juízes determinaram, ainda, a expedição de ofício às respectivas Câmaras Municipais para empossar os suplentes no prazo de 10 dias da publicação da decisão. A votação foi unânime nos dois casos.
De acordo com o julgamento, os vereadores não conseguiram comprovar a grave discriminação pessoal ou o desvio reiterado do programa partidário, alegados pelas defesas dos parlamentares, para justificar a saída dos partidos pelos quais foram eleitos em 2008. Comeron deixou o DEM e Broglio o PMDB.
As ações requerendo os cargos foram propostas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e pelo PMDB de Santa Rita do Passa Quatro, respectivamente.
A Resolução TSE nº 22.610/07 prevê apenas quatro hipóteses para a mudança de partido: em caso de fusão ou incorporação por outro, se houver criação de nova agremiação, mudança substancial ou desvio do programa partidário, ou ainda se ocorrer grave discriminação pessoal do mandatário.
Das decisões, cabem recursos ao TSE.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Conselheiros do CIEE tomaram posse em cerimônia que contou com a presença do governador Alckmin

Governador Geraldo Alckmin entregando a
Ruy Martins Altenfelder Silva, o Diploma
de Presidente do Conselho de Administração
do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Os Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tomaram posse para o triênio 2012-2015, em cerimônia realizada no último dia 31, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE. 
No evento, Ruy Martins Altenfelder Silva, reconduzido à presidência do Conselho de Administração do CIEE em eleição realizada em 3 de abril reafirmou os ideais do CIEE: "Temos compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, partindo sempre do conceito de que um futuro promissor só será construído com a soma de esforços entre governo, iniciativa privada e a sociedade civil, organizada nas entidades do 3º setor, ao qual pertencemos".
O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. "Toma posse hoje na presidência do Conselho, um homem público por excelência, coisa rara nos dias de hoje", disse ele em seu discurso.
Durante a primeira gestão de Altenfelder, registrou-se aumento da ordem de 18% no número de empresas que mantêm programas de estágio ativos, com um salto de 16.855 em 2099 para 20.037 em 2011. Novos contratos de estágio assinados beneficiaram de 700 mil alunos dos ensinos médio, técnico e superior. Desde 2003, o CIEE engajou-se na causa da aprendizagem, apoiando a Lei 10.097/2000 que determina a contratação, por empresas de médio e grande porte, de cotas de cotas de jovens de 14 a 24 anos para formação profissional prática e teórica. Assim, o programa Aprendiz Legal ganhou forte impulso nesse período, registrando um total de 66 mil contratos assinados, valendo ressalvar que nem todos os aprendizes prosseguiram no programa, seja por desistência, seja por efetivação pela empresa diante do bom desempenho.
Governança corporativa.
Conselho de administração
Ruy Martins Altenfelder Silva (Presidente)
Antonio Penteado Mendonça (Vice-Presidente)
Antonio Jacinto Caleiro Palma (Vice-Presidente)
Wálter Fanganiello Maierovitch (Vice-Presidente)
Humberto Casagrande Neto (Conselheiro)
José Augusto Minarelli (Conselheiro)
Orlando de Almeida Filho (Conselheiro)
Conselho Fiscal
TITULARES
Antoninho Marmo Trevisan
Antonio Garbelini Júnior
Ricardo Melantonio
SUPLENTES
José Frugis
Shozo Motoyama
Vandermir Francesconi Júnior
Presidência Executiva
Luiz Gonzaga Bertelli
Conselho Consultivo
Adhemar César Ribeiro
Ana Maria Vilela Igel
Carlos Eduardo Moreira Ferreira
César Gomes de Mello
Élcio Aníbal De Lucca
D. Fernando Antônio Figueiredo
Flávio Fava de Moraes
Gaudêncio Torquato
Gesner Oliveira
Hermann Heinemann Wever
Ivette Senise Ferreira
João Guilherme Sabino Ometto
Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos
José Vicente
Liz Coli Cabral Nogueira
Marcos Troyjo
Ney Prado
Norton Glabes Labes
Ozires Silva
Rogério Amato
Sebastião Misiara
Tácito Barbosa Coelho Monteiro Filho
Wander Soares
Wilson João Zampieri
Yvonne Capuano
Entre as organizações do 3º Setor, o CIEE foi um dos pioneiros na adoção do sistema de governança corporativa, modelo de gestão que profissionaliza e aumenta a transparência das administrações. Os conselhos são formados por educadores, empresários, juristas e executivos das mais variadas áreas que colaboram com sua expertise para aprimorar continuamente a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio, aprendizagem e cursos de formação profissional.

Minerva Jales isenta Santa Casa do pagamento da taxa de laudêmio

Minerva Izar Jales, deferiu um pedido da Santa Casa, no qual o provedor José Pedro Venturini, pedia isenção da cobrança da taxa de laudêmio, referente à escritura do imóvel localizado na Rua 14, adquirido recentemente pela instituição para construção de um Centro de Diagnóstico por Imagem anexo ao hospital.
A cobrança da taxa se deve a um direito da família do Sr.Euplhy Jales em todas as transações de compra e venda na área central do município onde há o laudêmio.
A isenção da cobrança significou uma economia de, aproximadamente, R$ 2.600,00 para a Santa Casa. "Agradeço a Dona Minerva por ter deferido esse pedido. Para nós é uma importante economia que representa o apoio ao nosso projeto de ampliação e melhoria do atendimento em saúde aos moradores de Jales e região", enfatizou o provedor.

Projeto Guri realiza Encontro de Sopros e Percussão em Jales

O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realizará em Jales, no dia 6 de junho, às 15h, o "Encontro de Sopros do Projeto Guri". A partir de atividades entre polos da região, a ação tem o objetivo de promover e integrar diferentes ritmos e estilos, bem como proporcionar aos alunos a troca de experiências artísticas e pedagógicas por meio da apresentação dos grupos de sopros. Além de Jales, participarão do encontro os polos de Araçatuba e Sud Mennucci. O evento, que será aberto ao público, acontecerá no polo Jales - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal de Jales) – Rua 8, 2270 – Centro.
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Amigos do Guri, enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
A Amigos do Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Indivíduos são detidos Pela PM e após B.O são liberados

Durante patrulhamento realizado nessa segunda-feira, 4 de junho, na rua Pedro Pegolo, esquina com a rua Maria N. Belão, no jardim Pegolo, por volta das 18h40m, policiais militares da 2ª de Policia Militar de Jales, deparou-se com três indivíduos que ao avistarem a viatura, demonstraram atitude suspeita e, por este motivo, foram abordados, e durante revista pessoal foi encontrado com WBJ, duas porções de maconha, pesando 0,003Kg.
ABDS estava de posse de uma motocicleta com placas de Jales que, após pesquisa via Prodesp, foi constatado que a mesma era produto de furto pela cidade de Jales, porem após verificar e pesquisar a numeração do chassi e do motor foi descoberto que a motocicleta em questão pertencia à placa de Santa Albertina (SP), também produto de furto pela cidade de Santa Albertina.
Diante dos fatos os autores foram conduzidos ao Plantão da Policia Civil de Jales onde o delegado responsável Odair Sanga registrou BO/PC liberando os autores logo após.

Durante operação de fiscalização, PMA solta pássaros e apreende pescado

Na segunda-feira, 4 de junho, a Polícia Militar Ambiental de Santa Fé do Sul, durante a operação denominada "Bicho solto", deslocou-se até o bairro Água Claras, município de Santa Fé do Sul, quando na residência de J. M. A. R. constataram que suas aves encontravam-se em situação irregular, sendo apreendidas quatro delas, sendo três da espécie canário-da-terra e uma da espécie colerinho papa-capim, quatro gaiolas e três alçapões. O infrator foi autuado administrativamente no valor de R$ 2.000,00 e ainda poderá responder "in tese" pelo crime capitulado no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98. Os pássaros foram soltos conforme termo próprio, após ser constatado em laudo veterinário seu estado bravio.
Ainda nesta data, também no bairro Águas Claras, a Polícia Militar Ambiental surpreendeu dois pescadores amadores quando saíam da represa de Ilha Solteira com 30 quilos de pescado das espécies tilápia e tucunaré, capturados com auxílio de arpão. Eles tiveram os petrechos e o pescado apreendidos, sendo que o pescado foi doado ao Lar Beneficente Joana D’Angelis, de Santa Fé do Sul.

MPF em Jales move ação contra ALL para garantir manutenção na linha férrea e segurança nas passagens em nível

O Ministério Público Federal em Jales protocolou hoje uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a América Latina Logística (ALL) por inúmeros problemas constatados na ferrovia operada pela empresa na região noroeste do Estado, entre os quais se destacam a insuficiência de manutenção e falta de estrutura nas passagens em nível.
Entre as medidas solicitadas está a correção de todos os problemas identificados e o pagamento de R$ 57.171.000,00 de indenização, o que representa cerca de 1% da receita aproximada da concessionária nos últimos quatro trimestres, a título de danos morais difusos.
Na região de Jales já foram registrados atropelamentos nas passagens em nível e também abalroamentos e descarrilamentos de vagões de trem. "A concessionária se exime de responsabilidade, demonstrando a maximização de seus ganhos, ainda que isso importe em perda de saúde da população vizinha à ferrovia e, muitas vezes de vida humanas", afirma o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, responsável pelo caso.
A ação também inclui os municípios de Jales, Fernandópolis, Meridiano, Urânia, Santa Salete e Três Fronteiras como corresponsáveis por estudos técnicos e obras necessárias para a garantia de segurança nas passagens em nível, pois a ferrovia operada pela ALL corta essas cidades.
A União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também são demandadas na ação, já que cabe a elas a fiscalização do cumprimento dos termos da concessão e a segurança nas ferrovias.
A falta de manutenção na linha férrea tem causado inúmeros acidentes na região. Em 2011 aconteceram dois descarrilhamentos na cidade de Meridiano em menos de um mês. No primeiro, a perícia identificou as más condições de conservação do trecho como causa do acidente. No segundo, houve fratura do trilho.
"Se a perícia identificou que há risco de fratura do trilho no local do acidente, a ALL também teria condições de fazê-lo e dispor de modernos recursos de engenharia para, de alguma forma, corrigi-lo", aponta o procurador. "O que não se pode é ter como ‘normal’ a imposição de risco ao patrimônio e à integridade física das pessoas".
Liminar
A falta de segurança nas passagens em nível preocupa praticamente todas as cidades cortadas pela linha férrea na região. Em Urânia, município com quase 9 mil habitantes, pelo menos três mil pessoas assinaram um abaixo-assinado pedindo a instalação de cancelas em passagens de nível, por causa dos recorrentes acidentes registrados, inclusive com vítimas fatais. O abaixo-assinado foi juntado aos autos.
O MPF pede que, liminarmente, a ANTT e os municípios envolvidos sejam obrigados a realizar, em 60 dias, estudos técnicos para determinar o tipo de proteção a ser adotado em cada passagem em nível da região. A partir desse estudo, a ALL e os municípios serão solidariamente responsáveis por todas as providências e obras necessárias para garantir a estrutura das passagens em nível.
O MPF também recebeu representações de cidadãos incomodados com várias irregularidades cometidas pela ALL durante a passagem dos trens pelas cidades. O uso de buzina pelos maquinistas de trem, principalmente no período noturno, tem incomodado muitos moradores. Por isso o procurador pede que o ruído produzido pelas buzinas das locomotivas obedeça norma técnica, que o trânsito das composições em áreas urbanas seja feito entre as 7h e as 22h e que a velocidade das locomotivas nas áreas urbanas não ultrapasse 20 km/h.
A ALL também permite que maquinistas deixem os vagões do trem imóveis, por várias horas, sobre as passagens de nível, impedindo o trânsito de veículos e pessoas. O MPF também pede a proibição dessa prática.
Merito
Caso qualquer das eventuais medidas judiciais sejam descumpridas, o MPF pede a aplicação de multa diária de R$ 50 mil.
– No mérito da ação, o MPF pede que a ALL mantenha, permanentemente, todos os trechos em condições de segurança e trafegabilidade. A ação pede, ainda, que a ANTT, durante todo o trâmite da ação e por um ano após o trânsito em julgado, realize inspeções e apresente relatórios técnicos trimestrais das condições de segurança dos trechos.
- O MPF pede a concessão de liminar para que a ALL seja obrigada a, num prazo máximo de 90 dias: adequar as juntas dos trilhos que estiverem soltos; solucionar os problemas de drenagem da via férrea; substituir todos os trilhos que estejam com elevado desgaste e lascados; e substituir os dormentes inservíveis.

Atitudes positivas para preservar o meio ambiente



Neste dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Mas, antes de comemorar, devemos fazer uma reflexão sobre as ações do homem no ecossistema. Numa análise fria podemos dizer que não temos muito a comemorar, mas, ao contrário do que muitos pensam, muita coisa para fazer.
O tema meio ambiente sempre foi uma grande preocupação das autoridades e ambientalistas. Alguns trabalham, efetivamente, para proteger os mananciais, preocupados com a preservação para oferecer uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Outros, fingem trabalhar ocultados pelos próprios interesses.
Devemos considerar todos os detalhes para a preservação. Alguns países, que querem se manter soberanos em tudo, não aceitam nem reduzir a emissão de gases na atmosfera, aumentando as consequências do efeito estufa e, em consequência, o agravamento de doenças.
No Brasil, o governo federal autorizou uma devastação na Amazônia, para a construção de duas usinas hidrelétricas desnecessárias, já que o local permanece seco a maior parte do ano. Ou seja, é visível o erro e as artimanhas para beneficiar alguém. Isso acaba gerando uma reação em cadeia, ou efeito dominó. Basta, para isso, citar o novo Código Florestal, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, em que os legisladores tentaram editar uma lei para regularizar as devastações provocadas por donos de terras, que derrubaram tudo o que aparecia pela frente, dizimando florestas e áreas de proteção ambiental, para aproveitar cada palmo de chão.
Como se pode ver, são dois pesos e duas medidas. O mesmo governo que autorizou o "massacre" de árvores centenárias agora veta um código que poderia complicar ainda mais a situação de um planeta que luta pela sobrevivência das espécies, principalmente da raça humana, que também corre um sério risco de dificuldades que terá no futuro pela falta de alimentos e de água. Difícil de entender.
Na próxima semana, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Trata-se de um momento ímpar para a humanidade, se todos se propuserem, de fato, a cumprir o que o que for discutido.
Temos que continuar firmes no combate ao desmatamento e destruição de nascentes, punindo e obrigando os infratores a restaurarem o meio ambiente. Devemos concentrar nossas ações na formação da futura geração, ensinando e incentivando nossas crianças a serem os fiscais permanentes, como soldados da Terra, nosso universo já tão destruído em nome de um desenvolvimento nocivo.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente e na Rio+20, o Brasil tem a importante missão de catalizar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. É preciso engajar pessoas em todo o mundo em milhares de atividades ambientais que acontecerão em torno deste dia 5 de junho. Mas que façam, verdadeiramente, a lição de casa. Você, caro amigo, está convidado a entrar nessa corrente. Faça sua parte com pequenas atitudes, que, somadas, se transformam num bem enorme para a humanidade. Então, comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente com atitudes positivas.
Deputado estadual Carlão Pignatari - PSDB

Lideranças avaliam seminário do PR como positivo

Para deputado Aelton Freitas afirma durante seminário, que reuniu mais de duas mil pessoas, representantes de mais de 20 partidos e de mais de 50 cidades, que aliança em que PR integra fará o futuro prefeito de Uberaba
Positivo. Assim pode ser considerado o 2º Seminário Regional do PR, prestigiado por mais de duas mil pessoas, dentre elas lideranças de todo o Estado e do país, como parlamentares, secretário de estado e municipais, prefeitos, pré-candidatos e lideranças de diversos partidos e setores, correligionários, no Spasso A, em Uberaba. O seminário foi uma promoção do diretório Municipal do Partido da República (PR) e do diretório estadual da sigla, através do Instituto Álvaro Valle.
O grande nível de organização e dos palestrantes agradou os participantes, que afirmaram que o seminário foi uma oportunidade impar para enriquecimento na área político-partidária, em especial os pré-candidatos que tiveram informações sobre o processo eleitoral.
Os palestrantes discorreram sobre o calendário eleitoral, mostrando as principais datas, normas da legislação que os pré-candidatos devem observar, coligações, pesquisa eleitoral, uso da internet, limites de gastos, dentre outros assuntos.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do diretório municipal do PR, deputado federal Aelton Freitas, pelo presidente do PR em Minas, Bernardo Santana Vasconcelos, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) deputado federal Bilac Pinto (PR), do representante do deputado federal Aracely de Paula (PR), vereador Márcio de Paula (PR), deputado federal Paulo Piau (PMDB), presidente do PR Mulher Minas, Jeanette Gonçalves, e do PR Mulher de Uberaba, Edileusa de Oliveira, presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Humberto Dutra (PDT), vereadores do PR, Almir Silva, Samuel Pereira e Chiquinho da Zoonoses, e o prefeito de Novo Cruzeiro, Sebastião Coelho de Oliveira (PR), o Jason, representando todos os prefeitos mineiros e do deputado estadual tenente Lúcio (PDT).
Vitória –
O secretário-deputado Bilac Pinto exaltou o trabalho realizado pelo deputado Aelton Freitas, "que sabe fazer política pública em grupo, tem grande capacidade de articulação e é mineiro na essência". Também destacou o trabalho de Bernardo Santana, que aprendeu com seu, o ex-deputado José Fernando de Vasconcelos, a fazer política. Lembrou que em sua Pasta busca levar mais cidadania e resgatar os valores do ser humano.
O anfitrião do seminário, Aelton Freitas, destacou a importância do PR não somente no processo eleitoral de 2012, mas ao longo da sua história. "Temo bons nomes para Uberaba e estamos analisando com calma para compor nestas eleições. Tenho certeza que o próximo prefeito e seu vice vai sair deste grupo", disse Freitas, se aos partidos que estão formando aliança com o PR.
Aelton lembrou que o PR elegeu a maior quantidade de parlamentares em Minas, junto com o PMDB. "Das 53 cadeiras na Câmara Federal, sete são do PR, um é deputado estadual, temos 87 prefeitos, 59 vice-prefeitos e mais de 700 vereadores. Nossa meta para este ano será eleger mais de cem prefeitos e cem vices e cerca de 1.200 vereadores. Isso é possível porque o PR está realizando muitas ações em Minas Gerais", avalia o deputado, destacando também os diversos cargos do PR no Estado, como a vice-presidência do BDMG e a direção do Projeto Somma.
O deputado também destacou que os candidatos devem estar atentos à legislação e que o objetivo maior do seminário foi orientar os pré-candidatos. "Uma campanha eleitoral é um holding e temos de fazer todo o acompanhamento jurídico, contábil e de informática para não ferir a legislação. A campanha é uma guerra fria e devemos estar preparados e ter planejamento para ganhar a eleição no voto. Quem não tem foco não sabe onde chegar", observou.
Renovação –
Organizado em todo o Estado e no país, o PR vai lançar candidaturas próprias na maioria dos municípios mineiros e disputar vagas nas Câmaras Municipais. E o seminário, além de passar informações aos participantes, foi palco de articulações. A força do evento pode ser sentida pelas lideranças e pelo número de cidades participantes, mais de 50, e de partidos que enviaram representantes. Além das já citadas, prestigiaram o evento o deputado Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), deputado Marcos Montes, vereador Carlos Godoy, presidente do PMN, Marcos Acácio, além de outras autoridades.
Já o presidente do PR em Minas Gerais, Bernardo Santana, também afirmou que os republicanos irão fazer um grande número de cadeiras nestas eleições para "que o PR cresça cada vez mais. O PR é o partido mais forte, em sintonia com o leitor e quer atrair mais pessoas. A sociedade tem de ser participativa, porque quem não participa ativamente acaba sendo conduzido", afirma. A exemplo de Aelton Freitas, Bernardo Santana também destacou que os candidatos devem estar atentos às regras eleitorais, pois considera que a legislação dá margem para várias interpretações e a aplicação destas leis, já que a eleição pode ser decidida nos detalhes. Bernardo destacou, ainda o papel do jovem e da mulher na política e conclamou para que todos estejam presentes na vida pública, para aceitarem desafios e se unirem para conseguir melhores resultados para suas cidade.
O pré-candidato pelo PR, vereador Almir Silva conclamou, em seu pronunciamento, que todos os pré-candidatos acreditem em seus sonhos e façam um bom trabalho para conseguir a vitória nas urnas, lembrando, ainda, que desde o início do processo eleitoral esta à frente nas pesquisas e que juntos todos poderão "construir uma cidade melhor".

Governador Alckmin assina 13 convênios com municípios da região de Jales

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 4 de junho,  no Palácio dos Bandeirantes, um total de 13 convênios firmados com recursos das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Regional e a de Desenvolvimento Social com os municípios da região de Jales. No total, 8 municípios da região serão beneficiados com R$ 1.815.000,00 para a realização de obras de infraestrutura e investimentos em áreas de saneamento, lazer e turismo.
Na região de Jales são os seguintes municípios que assinaram convênio: Aparecida D´Oeste: R$ 150.000,00 reforma e ampliação do ginásio de esportes, Jales: R$ 100.000,00 reforma geral do galpão onde funciona a feira livre municipal, Nova Canaã Paulista: R$ 50.000,00 reforma do velório municipal, Populina: R$ 160.000,00 infraestrutura urbana em vias do município, Populina: R$ 100.000,00 reforma e ampliação do Centro Comunitário, Santa Clara D´Oeste: R$ 150.000,00 reforma do velório e cemitério, Santa Fé do Sul: R$ 500.000,00 infraestrutura urbana em diveras ruas do município, Santa Rita D´Oeste R$ 30.000,00 reforma de praça, Santa Rita D´Oeste: R$ 150.000,00 construção de centro de múltiplo uso, Santana da Ponte Pensa: R$ 200.000,00 aquisição de retroescavadeira, Três Fronteiras: R$ 165.000,00 recapeamento asfáltico em diversas ruas do município, Santana da Ponte Pensa: R$ 30.000,00 equipamentos para 3ª idade e Três Fronteiras: R$ 30.000,00 equipamentos para 3ª idade

domingo, 3 de junho de 2012

Elektro “poda” a árvore e larga os galhos amontoados na calçada da residência



Domingo, 3 de junho de 2.012, por volta das 8h30m, sem qualquer aviso prévio ao proprietário do imóvel que plantou árvore para Jales conquistar o diploma de "Município Verde Azul", e melhorar a qualidade de vida da população, a Elektro, mandou seus funcionários "podar" as árvores. Evidentemente os galhos vão crescer novamente  e a sombra voltará. Na verdade, a empresa deveria comunicar o proprietário do imóvel responsável dando-lhe um prazo para a poda, para depois serrar os galhos que podem chegar aos fios da rede de energia elétrica pois sabe-se que pode causar danos e prejuízos irreparáveis. O difícil de engolir, é ver o serviço de "poda" feito pela Elektro no domingo, quando nada funciona e a Prefeitura, responsável pelo recolhimento da "sujeira" estar também fechada e não se sabe quando virá recolher os galhos das árvores que ficam expostas na calçada frente das residências.  

Alunos das escolas públicas da região de Jales conquistam cinco medalhas na 7ª OBMEP

Os alunos das escolas da rede estadual paulista da região de Jales conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A premiação, que contou com a presença do secretário da educação Herman Voorwald, aconteceu neste sábado, 2 de junho, às 14 horas, no Memorial da América Latina.
Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática. A 7ª edição da olimpíada, que ocorreu em 2011, contou com a participação de mais de 18,7 milhões de estudantes e 44 mil escolas, dos quais 3,5 milhões alunos e 5,2 mil unidades da rede estadual paulista.
Além das medalhas, também são concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).
Relação dos alunos das escolas estaduais da região de Jales vencedores da 7ª OBMEP
Medalhas de ouro
William Zaniboni Silva Dom Artur Horsthuis Jales
Bruno Eidi Nishimoto Dom Artur Horsthuis Jales
Medalhas de prata
Felipe Manoel Porto José dos Santos Aspásia
Vitor Correa Schiavinato Dr. Euphly Jalles Jales
Medalha de bronze
Jaqueline Junko Tenguam Dom Artur Horsthuis Jales