Só pra acertar os ponteiros

Marta Sousa Costa
www.martasousacosta.com
martafscosta@gmail.com
Estamos combinados, então: essa carga que às vezes pesa não é prioridade nossa. Todas as famílias possuem problemas, todas as casas guardam dramas, todos têm suas dificuldades. É isso aí, estamos juntos no mesmo barco, usufruindo da nossa condição humana. Ufa, que alívio saber que não é nada pessoal; não fomos escolhidos para carregar o mundo nas costas; acontece com todos, mais cedo ou mais tarde.
Sofrem as crianças, por vezes, no mundo que nos parece protegido e encantado, por não entender o dos adultos, com desencontros e atribulações que fogem à sua compreensão. Sofrem os adolescentes – e como sofrem! – tendo que elaborar situações sentimentais, desavenças familiares, amigos que não se comportam como tal, além da espinha na ponta do nariz, da gordurinha saltando do jeans, das dúvidas sobre o desempenho sexual, quando chegar a hora. Sofrem todos, esporadicamente, uns mais que outros – que nessa questão também não há justiça.
E aí cada um se apega a alguma tábua de salvação. Alguns se afligem, aumentando a ansiedade: novo ano é sinônimo de nova vida, querem mudar, virar a página, mas cadê a coragem? E o pior é que o mundo pode acabar – estão anunciando – e a gente não sabe como será; nem fez nada do que almejava e agora o tempo acabou.
Calma, pessoal: a cada minuto, o mundo acaba para alguém, que fecha os olhos, pela última vez, a maioria sem estar preparado, como se nunca houvesse pensado nisso e como se não fosse a coisa mais certa, desde o nascimento. O mundo está sempre acabando, desmoronando, saindo de órbita, mas é muito pouco provável que termine de vez, pelo menos por enquanto.
Mas, receosos do futuro, quando a situação aperta, cada um se vira como pode. Alguns se apegam à esperança, como lembra o médico, contando a história do paciente que, considerando-se em fase terminal, preferiu desistir, simplesmente. Ao lhe ser oferecida a possibilidade de um transplante, contudo, a família surpreendeu-se com a volta à vida: fez a barba, arrumou-se, voltou a conviver com os amigos.
Esperança é um remédio eficaz, com certeza. Ilusão a que se apega quemacredita que as coisas podem cair do céu, sem exigir esforço. Alguns sobrevivem de esperança, olhos fechados para o mundo à volta. Outros preferem enfrentar a realidade, fazendo o possível para melhorá-la, sem muito estresse. Apenas por estar ciente de que cada um possui a sua carga e a maneira de levá-la faz toda a diferença.
Deixar de fazer a barba, esquecer o banho, não se olhar no espelho é vontade de castigar os próximos, sobrecarregá-los com a culpa de estarem sadios, alegres, cheios de ânimo. Quem não se cuida declara o fim do seu mundo, antes da hora que lhe caberá. E o pior é que, se os seus amores não estivessem de bem com a vida, seria maior o sofrimento do infeliz.
Mas o pior de tudo, cá entre nós, é a energia que as pessoas que se julgam donas do sofrimento roubam dos outros, daqueles que se esforçam para seguir em frente. Aqueles que procuram administrar suas dificuldades, dando-nos a ilusão de que nada lhes pesa. Só por estarem cientes de que o barco, ainda que seja o mesmo, exige de alguns tanta força nos remos que a gente nem sabe como eles conseguem.

Comentários