Serasa Experian recomenda cautela para as compras de fim de ano

Os consumidores estão indo às compras de fim de ano, aproveitando principalmente a primeira parcela do 13º salário. É neste momento em que os economistas da Serasa Experian recomendam cautela e planejamento para que o consumidor não comprometa ainda mais a sua renda, evitando assim o superendividamento.
Segundo os economistas da Serasa Experian, não há problemas em parcelar os presentes de Natal. O que deve ser considerado pelo consumidor é que acumular dívidas envolve maior incerteza no futuro, além do perigo de perder o controle do que tem a pagar, por isso, evitar prazos longos de financiamento é a melhor saída. Os prazos mais curtos, de acordo com os economistas, reduzem o risco do endividamento.
Também é importante pesquisar preços, condições de pagamento e ficar de olho nos juros oferecidos pelas lojas. A compra de um presente não deve ser a desculpa para o consumidor recorrer a linhas caras de crédito como o cheque especial, por exemplo.
Se decidir pelo uso do cartão de crédito ou do cheque pré-datado, o consumidor precisa, antes, fazer um levantamento das dívidas que já possui. Muitas vezes, o consumidor não consegue visualizar o que está devendo, faz mais compras e, quando a fatura chega ou o cheque cai na conta, o valor extrapolou sua capacidade de pagamento.
Outra orientação dos economistas da Serasa Experian é resistir aos apelos de marketing e reunir a família para decidir o que é preciso comprar nesta época. Isso porque deve se levar em conta, por exemplo, as promoções no início de 2013. Pode ser um bom negócio esperar pela sonhada geladeira até janeiro, quando geralmente as lojas iniciam suas liquidações.
É preciso lembrar que o início de 2013 será repleto de gastos para o consumidor: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar. Isso também deve fazer parte do planejamento da família.
Para os que estão renegociando dívidas ou que já iniciaram o pagamento de débitos atrasados, a orientação é privilegiar esses acertos com o 13º salário. Neste momento, dizem os economistas da Serasa Experian, o melhor presente de Natal é ter o nome sem nenhuma pendência financeira. A prioridade deve ser o pagamento das dívidas.
A Serasa Experian preparou algumas dicas para o consumidor planejar melhor as compras de fim de ano:
1ª Evite prazos longos em parcelamentos, pois isso facilita o superendividamento;
2ª Pesquise sempre: preços, condições de pagamento e juros;
3ª Prepare-se para os gastos no início de 2013: IPVA, IPTU e despesas escolares.
4ª Planeje seus gastos. Antes de ir às compras, faça uma relação das dívidas pendentes;
5ª Lembre-se das dívidas já definidas no cartão de crédito. Tenha em mente o que uma compra vai significar em sua fatura mensal;
6ª Se puder, espere as liquidações no início de 2013.
Para ter acesso a outras orientações de como o consumidor pode melhorar sua situação financeira e planejar o futuro, visite o link www.serasaconsumidor.com.br.

Comentários