Produtores rurais técnicas da agricultura orgânica

O Sebrae-SP em parceria com o Sindicato Rural de Jales, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores da Região de Jales, realizou no dia 27 de novembro o 1º Encontro de Agricultores na Região de Jales.
O evento direcionado principalmente aos produtores de fruticultura e olericultura abordou, entre outras coisas, o uso da tecnologia para melhoria da produção agrícola, os resultados do projeto AgroSebrae e a troca de experiências entre os participantes.
O encontro se deu na forma de palestras proferidas pelo consultor do IBS – Instituto BioSistemico, Shigueo  Sumie, que apresentou aos produtores como misturar técnicas tradicionais da agricultura com técnicas orgânicas de baixo custo, voltadas especialmente para o combate de pragas. "A produção orgânica é sustentável, além disso, o consumidor hoje busca e valoriza o alimento produzido com menos agrotóxicos, essa passou a ser uma exigência do próprio mercado", explicou Sumie.
A zootecnista e consultora de agronegócios do Sebrae-SP, Viviane Karina Gianlorenço, também apresentou aos participantes os resultados do projeto AgroSebrae com produtores atendidos pelo programa na região. Ela contou que o projeto tem o propósito de fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competitividade dos produtores rurais.
O tripé de sustentação da idéia são as ações e consultorias ligadas à produto, processo e mercado, consultorias tecnologias, de gestão e operacionalização da propriedade rural e orientação de acesso a mercados e apoio à montagem de cadeias  de negócios 

Comentários