Diocese de Jales - Mensagem de Natal -2012

"Não tenhais medo, eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu o Salvador, que é o Cristo Senhor" (Lc 2, 10).
A todos os diocesanos,
Feliz Natal!
Neste ano, a festa de Natal vem acompanhada de gratidão e de confiança.
A gratidão tem o seu motivo na intensa recordação do Concílio, feita durante todo o ano, recordando sua abertura 50 anos atrás.
A confiança nos é garantida pela proposta da Igreja, nos convocando para o Ano da Fé, que já está em andamento, e se prolongará até o Domingo de Cristo Rei.
À luz da fé, podemos situar melhor alguns acontecimentos que nos preocupam. A começar pelo aumento da violência em nossa sociedade, trazendo insegurança a todos, e mostrando quanto precisamos recorrer a valores imprescindíveis que a fé continua nos apontando, como o respeito a toda pessoa humana, a justiça, a honestidade, a tolerância e prática do amor fraterno.
Entre as causas de tanta violência, a sociedade brasileira é chamada a se dar conta da gravidade da propagação da droga, que precisa ser enfrentada com firmeza e determinação, tanto da parte do Estado como da sociedade e de todas as organizações comunitárias.
No mundo aumentam os sintomas de uma crise que não é só de ordem econômica, mas é mais ampla, e aponta para a necessidade de mudanças mais profundas em nosso relacionamento com a própria natureza.
Os jovens são os primeiros a experimentarem as consequências negativas da crise. Por isto, tanto mais foi acertada a decisão da Igreja no Brasil de propor a juventude como tema da próxima Campanha da Fraternidade.
Entre os fatos que fortalecem nossa confiança, está o encontro mundial da juventude com o Papa, a se realizar no Rio de Janeiro no próximo mês de julho. Com a juventude, somos chamados neste ano a renovar nossa fé, para encontrar nela a motivação e a força para enfrentar todas as dificuldades da vida.
Desejo a todos um Natal feliz, e um abençoado ano de 2013.
Com minha bênção,
D. Demétrio Valentini
Bispo Diocesano de Jales

Comentários