Chegados de Parini convidam amigos para acompanhá-lo na terça-feira, na descida da escadaria no Paço Municipal após transmissão de cargo

Os correligionários do prefeito Humberto Parini, que nos dias de hoje não são muitos como oito anos atrás, está preparando um evento festivo para acompanhá-lo ao descer a escada que dá acesso do gabinete do Executivo à entrada principal do prédio do Paço Municipal, na terça-feira, 1° de janeiro, logo após a transmissão de cargo para a prefeita Nice Mistilides.
Essa descida de escada não é tanto para mostrar a competência ou popularidade de Parini mas sim lembrar os adversários e inimigos do prefeito petista que ele está deixando a Prefeitura pela porta da frente e não pela porta dos fundos como esperavam em virtude do processo que ficou conhecido como o "Caso Facip" que está no Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse processo circula pelos Tribunais de 1ª à última Instância desde 1.998 em que são réus, o prefeito Humberto Parini, o ex-prefeito Antonio Sanches Cardoso, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura e cunhado de Parini, Ronaldo José Alves de Souza, Helio Soares e Jayme Bellão.
Depois de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Jales concluir que houve irregularidades na emissão de notas fiscais, o relatório foi enviado ao Ministério Público Estadual que denunciou os reús e deu o valor à causa em R$ 27.681,12. No dia 1° de junho de 1.998, o processo foi protocolado na 4ª Vara Judicial da Comarca de Jales sob o n°0007308-46.1998.8.26.0297. À época dos fatos Parini era vice-prefeito do então prefeito Antonio Sanches Cardoso e foi presidente da Feira Agrícola, Comercial , Industrial e Pecuária - FACIP de Jales.
Em primeira Instância os réus foram condenados por improbidade administrativa e a devolver a importância de R$ 27.681.12 Também perderam no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Apelaram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e por fim ao STF protocolando em 13 de novembro de 2.007 o Agravo de Instrumento 692458 e distribuído à 2ª Turma que sorteou o ministro Joaquim Barbosa como relator.
Primeira decisão sobre o AI teve o seguinte despacho: "Embora este agravo se encontre nesta Corte em razão da inadmissão de recurso extraordinário interposto, o Superior Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso especial, determinando o retorno dos autos à origem, para que seja proferido novo acórdão. A referida decisão já transitou em julgado. Do exposto, julgo prejudicado o presente recurso. Publique-se. Brasília, 30 de maio de 2011. Ministro Joaquim Barbosa, Relator ".
Devido tantos recursos, Humberto Parini foi eleito em 2004 e reeleito em 2008 e deve deixar o cargo sem que o Agravo de Instrumento 692428 cujo relator é o ministro Joaquim Barbosa, seja julgado definitivamente na Côrte Suprema ainda este ano em virtude de recesso.
Nos primeiro dias de agosto de 2.011 a Justiça Estadual determinou a posse do vice-prefeito Clóvis Viola, mas em recurso ao STF, o prefeito Parini conseguiu dois dias depois se manter no cargo graças despacho favorável do ministro Ricardo Lewandowski.
Em 28 de agosto deste ano, a 2ª Turma composta pelos ministros presidente Ricardo Lewandowski Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator Ministro Joaquim Barbosa.
No dia 9 de outubro, o prefeito Parini ingressou como uma Declaração de Embargos (no processo civil, vem a ser um pedido que se faz ao próprio juiz ou tribunal que emitiu a sentença, para que ele esclareça tópicos obscuros ou omissões apresentadas por esta), contra a decisão da 2ª Turma, tendo o relator Joaquim Barbosa dado o seguinte despacho : "Tratando-se de embargos de declaração com pedido de efeito modificativo, abra-se vista à parte embargada. Publique-se. Brasília, 23 de outubro de 2012." No caso ao Ministério Público do Estado de São Paulo, na pessoa do Procurador-Geral de Justiça, ou na de quem as suas vezes fizer.
E assim, 2012 chega ao seu final, mas o "Caso Facip" que já perdura por 13 anos 6 meses continuará em 2013 que, para a turma do botequim da vila vai se estender por algum tempo mais.

Comentários