CEL lança livro em comemoração à primeira década de trabalho




O Centro de Estudos de Línguas – CEL- "Profº. Carlos de Arnaldo Silva", esteve em festa na noite de quinta-feira, 1 de novembro.
Em comemoração aos 10 anos do CEL em Jales, foi lançado o livro "O mundo na ponta dos dedos", escrito por 63 alunos dos cursos de espanhol, francês, inglês e italiano.
A partir das quatro principais obras literárias estrangeiras: Dom Quixote de La Mancha – de Miguel de Cervantes, O pequeno príncipe – Antony Sant Exupéry , Alice No Pais das Maravilhas – Lewis Carrol, e Pinóquio do Italiano Carlos Colodi, os alunos intensificaram seus estudos para a criação do livro.
Segundo a coordenadora do Centro de Estudos de Línguas, Gilvana Letícia Zambon Souza, "em agosto desse ano o Centro de Estudos de Línguas completou 10 anos. Pensando nisso, professores e equipe gestora preocuparam-se em comemorar e ao mesmo tempo socializar com os familiares uma parte do trabalho dos alunos de modo que os mesmos se sentissem valorizados. Pensou-se, então em elaborarmos uma coletânea de textos para que o aluno realmente fizesse uso real da língua estudada, tornando a aprendizagem plena de sentido e entusiasmo. E foi isso que aconteceu, os alunos transformaram as palavras um meio de comunicação com o mundo".
Estiveram presentes no evento o diretor da E.E. "Carlos de Arnaldo Silva", Profº. Luis Especiato, coordenadora e professores do CEL, dirigentes de ensino, professores da escola, alunos e familiares.
Você sabe o que é o CEL?
– O CEL – Centro de Estudos de Línguas é um programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo criado em agosto de 1987, para oferecer curso gratuito de Língua Estrangeira Moderna aos alunos da Rede Estadual de Ensino. O objetivo do programa é propiciar aos estudantes, primeiro: aprimoramento de expressão em língua estrangeira, segundo: acesso a outras culturas, terceiro: habilidades para inserção no mercado de trabalho.

Os Centros de Estudos de Línguas ministram cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Para isso, a Secretaria conta com a parceria de instituições acadêmicas e culturais, nacionais e estrangeiras, além de representações diplomáticas, como o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo- USP, a Embaixada da Espanha, o Colégio Miguel de Cervantes, o Consulado Geral da França, o Consulado Geral da Itália, o Instituto Geral do Japão, o Instituto Goethe e a Associação da Cultura Inglesa e o Instituto Confúcio na UNESP.Com exceção do curso de Inglês, que tem duração de um ano, dividido em dois semestres de 60 horas cada um, os demais cursos tem duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração de 480 horas.
A Diretoria de Ensino – Região de Jales contempla dois Centros de Línguas, um em Jales e outro na cidade de Santa Fé do Sul. O CEL de Jales está vinculado a E.E. "Profº. Carlos de Arnaldo Silva", foi criado em agosto de 2002, está comemorando este ano 10 anos. Conta com 720 alunos matriculados com previsão de 420 alunos para 2013.

Comentários