AME-Jales recebe excelente nota em avaliação de qualidade

Uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (31) marcou o anúncio oficial da pontuação atingida pelo AME-Jales na avaliação de qualidade implantada pela Secretaria de Estado da Saúde.
A gerente administrativa Fátima Módulo, acompanhada pelo gerente médico Luiz Henrique Leite Nogueira e pelo administrador do Complexo Santa Casa de Votuporanga, Mário Bernardes, receberam autoridades, convidados e a imprensa para explicar o processo de avaliação e os motivos que levaram a unidade a conquistar uma nota tão expressiva.
A prefeita eleita de Jales, Nice Mistilides e o Secretário Municipal de Saúde, Donizeti dos Santos Oliveira, o bispo diocesano Dom Demétrio Valentini, e representantes da Associação Paulista de Medicina (APM), da Santa Casa de Jales, dos AME’s de Santa Fé do Sul e de Votuporanga, também participaram da coletiva e parabenizaram o sucesso do AME-Jales na avaliação. O anúncio foi realizado no auditório da unidade.
Avaliação
– O Ambulatório Médico de Especialidades – AMEde Jales recebeu do programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, projeto da Secretaria da Saúde de São Paulo, a nota 96,92 nos critérios avaliados.
Considerando que a pontuação máxima é de 100 pontos, trata-se de uma conquista importante e do reconhecimento da qualidade da unidade, implantada na cidade em 2009.
A proposta do Governo de São Paulo é avaliar a gestão de Ambulatórios e de Hospitais, tanto na capital quanto no interior, identificando as potencialidades e as necessidades de cada local. Por meio de comissões, o CQH está percorrendo o Estado e realizando as análises, levando em conta critérios como: Estrutura física e organizacional; Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados.
De acordo com a Gerente Administrativa do AME-Jales, Fátima Aparecida Modulo Claudio, a unidade "atende hoje 17 especialidades, entre elas cirurgia geral e vascular, neurologia e ortopedia, com uma equipe composta por mais de 110 colaboradores e o corpo clínico com cerca de 36 médicos". A instituição, administrada pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Votuporanga, abrange 17 cidades da região de Jales.
A obtenção da nota é comemorada e "demonstra o reconhecimento ao trabalho de gestão participativa e compartilhada que temos desenvolvido em todas as unidades que administramos", destaca o Administrador do Complexo Santa Casa de Votuporanga, Mário César Homsi Bernardes. "O atendimento de qualidade e a administração comprometida são buscas incansáveis, e uma nota expressiva como esta do AME-Jales reforça o valor do projeto dos AMEs", completa Bernardes.
Atendimentos
– Em 2011 o AME-Jales realizou mais de 253 mil atendimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias. A unidade atende as seguintes especialidades (médicas e não-médicas):
Acupuntura, Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia, Urologia.
O Ambulatório Médico de Especialidades é totalmente destinado a pacientes do SUS, ou seja, gratuito. A unidade de Jales recebe pacientes dos municípios de: Jales, Vitória Brasil, Urânia, Santa Salete, Aspásia, Santana da Ponte Pensa, Pontalinda, Aparecida D’Oeste, Palmeira D’Oeste, Santa Albertina, Paranapuã, Marinópolis, Dolcinópolis, São Francisco, Dirce Reis, Mesópolis e Turmalina. Juntas estas cidades somam uma população aproximada de 103 mil habitantes.

Comentários