Por conta
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Macetão Viotto (PSD), está deixando a prefeita eleita Nice Mistilides numa verdadeira saia justa. Ele tem dito por aí que vai assumir uma Secretaria Municipal no próximo governo. Tudo indica que Macetão está colocando o carro à frente dos bois. Aliás, isso é próprio de falastrão.
Não quebrou
O candidato a vereador Nivaldo Batista de Oliveira, o popular Tiquinho, segundo as conversas no botequim da vila, entrou na campanha eleitoral com o objetivo de quebrar o recorde de votos recebidos por Macetão em 2.008 que foi de 2.328 ou 8,40% de 27.705 votos válidos. Tiquinho recebeu 1.448 votos ou 5,40% de 26.812 válidos,
Mérito
Os 1.545 votos que Clóvis Viola recebeu no pleito de domingo, foram exclusivamente de pessoas que acreditaram em seu potencial – apesar da bobagem que fez se unindo ao adversário que achincalhou-o – já que os petistas decidiram na antevespera da eleição descarregar votos no dupla Flá-Garça. Lá no botequim da vila comentaram que petistas e demistas teriam fechado um acordo que para muitos foi onde Nice perdeu votos e a diferença de mais 10% sobre o seu opositor.
Era uma vez..
O PMDB de Jales vai precisar passar por uma reciclagem urgente na sua direção se quiser sobreviver aos próximos anos. Ter dois candidatos com quase mil votos cada e após décadas não ter representante na Câmara de Jales é sinal de que algo de errado está acontecendo com a legenda. Tudo indica que o fisiologismo adotado pelo PMDB está levando-o a se transformar num partido nanico.
Apostaram errado
Para as raposas lá do botequim da vila a arrogância de seus dirigentes em acreditar na força dos votos – que o PMDB teve e não tem mais – daria uma boa votação à legenda sem precisar de coligação. Esqueceram que os tempos são outros e o partido já não agrega tantos simpatizantes como antigamente.
Chegando ao final
O PT tem pela frente 101 dias para exaltar a administração de oito nos de Humberto Parini e depois cair no ostracismo político.
Salvando
O PT ,ou melhor, o povo deu mais um mandato à vereadora Pérola Cardoso que recebeu votos diversificados devido a sua belíssima atuação no HC-Unidade de Jales no atendimento às pessoas e não voto partidário, e elegeu Luiz Fernando Rosalino na sobra dos votos. Os dois devem manter uma atuação de independência no Legislativo, acredita-se.
Respeito
Dia 4 de setembro, terça-feira por volta das 16 horas, o colunista pôde ouvir de um figurão do PMDB que "quem gosta de beijinhos e tapinhas na costas é o zé povinho". Aquele "zé povinho" que tem ética e princípios e não troca o seu voto por migalhas, e honrou-o na urna.
Recado
As urnas estão deixando um recado para os políticos tradicionais. Em algumas cidades da região o eleitor decidiu "despachar" alguns deles como é o caso de Dirce Reis, Pontalinda e Santa Albertina. O vereador Roberto Carlos Visoná candidato a prefeito, destronou Cridão em Dirce Reis. Em Pontalinda, o ex-prefeito Benedito Tonholo em parceria com o PT foram derrotados por Elvis Alves de Souza. Em Santa Albertina o funcionário público municipal Vanderci Novelli ganhou do vice João Gadoti. Ah! em Aparecida d`Oeste o ex-prefeito Valdomiro Rossi foi derrotado por Isaias. Em São Francisco, o vereador Mauricio ganhou do prefeito Tiãozinho que concorria à reeleição.
Perdeu
Em Paranaíba (MS), o eleitor nem tomou conhecimento se Alfredo Bernardo (PT) é irmão do ministro das Comunicações Paulo Bernardo e reelegeu para mais um mandato o prefeito José Garcia de Freitas, o Zé Braquiara (PDT).
Vibraram
Os petistas que ficaram com Clóvis Viola e Especiato até o último instante estavam exultantes com a derrota do PMDB nas urnas tanto para o Executivo como para o Legislativo. "Ocuparam e ocupam cargos na administração e nos traíram fechando acordo com outro candidato. Deu no que deu", disse um petista. Em política é preciso tomar cuidado.
Se
Demistas, peemedebistas e coligados chorando a pitanga justificam a derrota dizendo que se houvesse mais um dia viravam o jogo eleitoral. Todos sabiam que o pleito encerrava às 17 horas do domingo. Não se deve lamentar após o ocorrido mas buscar respostas para detectar o que houve de errado antes da derrota. É preciso aceitar a derrota e não ficar torcendo para o "quanto pior melhor".
Barrados
Em Jales não foram reeleitos Osmar Pereira de Rezende (PMDB) com uma votação pífia de 139 votos e Salatiel Souza de Oliveira (DEM) com 574 votos. Em Urânia, o vereador David Cesar de Freitas (Davi do Garção) foi rejeitado nas urnas. Em Aspásia o barrado nas urnas foi o peemedebista Flávio Goes dos Santos. Em Dirce Reis, o vice-prefeito Marcelo Bernardo que disputava uma cadeira no Legislativo ficou de fora.
Em compensação
O vice-prefeito de Urânia, Odair Bezerra Dias, o popular Fião, foi o segundo mais votado com 339 votos. Aliás, os três mais votados em Urânia, foi a primeira dama Marinete Saracuza em primeiro, e Donizeti Mussato, o segundo na lista.
Se segura
Nesta terça-feira, 9 de outubro, advogados de Humberto Parini entraram com Embargos de Declaração (pedido que se faz ao próprio juiz ou tribunal que emitiu a sentença, para que ele esclareça tópicos obscuros ou omissões apresentadas por esta) junto ao STF contra a decisão da 2ª Turma que rejeitou o AI por unanimidade

Comentários