Municípios da Comarca elegem duas prefeitas e 13 vereadoras

Nos municípios de Jales, Vitória Brasil, Paranapuã, Santa Salete, Mesópolis, Aspásia, Urânia e Dirce Reis algumas mulheres se destacaram e conseguiram se eleger no pleito municipal de domingo, 7 de outubro.
Em Jales, a enfermeira Nice Mistilides (PTB), 51 anos, natural de Jales (SP), foi eleita para administrar o município a partir de 1° janeiro do próximo ano. Ela obteve 13.153 votos que representam 48,16% do total de votos válidos. Em 2008, candidata a prefeita por uma coligação formada pelo PTB, PDT e PV, recebeu nas urnas 9.992 votos, ou seja, 36.58% dos votos válidos. Esse número de votos Nice Mistilides trouxe consigo para o pleito de 2.012.

Em Vitória Brasil foi eleita a vereadora, Ana Lucia Olhier Módulo (PSDB) (foto), que é funcionária pública municipal, natural de Jales (SP), tem 47 anos e na eleição de 2.008, foi a mais votada obtendo 255 sufrágios ou 19,38% dos votos válidos.
Em relação ao legislativo, em Jales, a professora Pérola Maria Fonseca Cardoso, 48 anos, foi reeleita vereadora com 1.349 votos e será a única mulher na Câmara Municipal de Jales.
Em Urânia, a primeira-dama Marinete Munhoz Borges Saracuza, 48 anos, foi reeleita para mais um mandato. Ela foi eleita com 460 votos, sendo a única vereadora mulher a compor a bancada da Câmara Municipal de Urânia na próxima legislatura.
No município de Paranapuã, três mulheres atuarão na Câmara Municipal pela primeira vez. Maria José Aparecida Capelli Martin (DEM) foi eleita com 162 votos sendo a 3ª mais votada dos 25 candidatos aptos. Claudia Lucia Siqueira (PSD), recebeu 132 votos e foi a sexta candidata mais votada no município. A futura vereadora Elizangela de Melo Bravo (PT) foi eleita com 151 votos.
A coligação "Juntos por Mesópolis" elegeu a dona de casa Maria Inês Ribeiro (PTB) com 91 votos e com 82 votos, a servidora pública municipal Vania Braz de Oliveira Domingues (PMDB) que assumirá o mandato pela primeira vez. Maria Inês assume o mandato pela segunda vez. Em 2008 ela obteve 57 votos e foi a 8ª mais votada.
O município de Santa Salete, o PMDB elegeu três mulheres para o legislativo municipal: Lucia Lopes de Araújo com 65 votos, Marizete de F. Dorigan Costa com 94 votos e Rosana C. Cocharro Preto com 86 votos. Lucia Lopes assume o mandato pela segunda vez. Em 2008 foi a terceira mais votada com 95 votos.
Já em Aspásia, a única mulher que irá representar o município no legislativo, será a professora Rute Teodoro da Silva Brito (PSDB), que foi eleita com 126 votos, sendo a terceira candidata mais votada. Rute tem 48 anos, é natural de Aspásia (SP). Em 2008 ela foi eleita com 96 votos.
Em Vitória Brasil, Angélica Helena C. Caberlin (DEM) foi a mais votada, com 116 votos. Ela será a única mulher na Câmara Municipal de Vitória Brasil e atuará pela primeira vez no legislativo.
No município de Dirce Reis, Aparecida dos Reis Rizzi (PSD) com 63 votos concorreu à reeleição e vai exercer mais um mandato, Em 2.008, ela recebeu 72 votos.
Turmalina -
Em virtude do registro da candidatura de José Carlos Massoni, estar impugnado e aguarda julgamento do TSE, ele renunciou à cndidatura e lçançou o nome de sua esposaFernanda Massoni. No final da apuração ela obteve 1.007 votos ou 59,87% dos votos válidos, enquanto que seu adversário Brizola teve 675 votos ou 40,13% dos votos válidos.
Em nível nacional, o número de prefeitas eleitas no primeiro turno foi recorde. O balanço das eleições nas cidades que já elegeram seus novos prefeitos mostra, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, que em 621 serão comandada por mulheres, a partir do ano que vem. Elas representam 11,37% dos 5.463 prefeitos já eleitos no Brasil, um recorde histórico.

Comentários