Folhageral

Foi-se
Chega-se ao final mais uma campanha eleitoral. Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou vai ter que esperar mais quatro anos. Passa rápido. Nesses praticamente quatro meses de campanha deu-se para ouvir de tudo. No horário eleitoral nem tanto, mas nos bastidores, conversas de rua, botequins e afins, não se ouvia debates sobre os programas de governo dos candidatos, mas palavras denegrindo não só a imagem pessoal dos candidatos com os piores dos adjetivos como também a sua vida profissional. E havia incentivo para isso. É a tal busca insana pelo voto que o bom senso e o equilíbrio emocional deixa de existir tanto por parte dos envolvidos no pleito como também pelo eleitor.
Listados
Na terça-feira, 2 de outubro estavam na lista divulgada pelo site Congresso em Foco de impugnações pela "Ficha Limpa" 98 candidatos a prefeito e 19 candidatos a vice de todo o Brasil. Da região: Cláudio Pereira da Silva (PT) Paranapuã; Deraldo Lupiano de Assis (PSDB) Três Fronteiras; José Carlos Massoni (PTB) Turmalina; Neuseli Maria de Brito Pires (PTB) Urânia.
Atento
Ao encerrar a última sessão plenária antes das eleições municipais do próximo domingo (7), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, fez questão de ressaltar o empenho dos ministros da Corte em julgar os recursos referentes à eleição de 2012 e de desejar "uma ótima eleição e uma ótima democracia" para todos os eleitores brasileiros. Ela garantiu que no dia da eleição o Tribunal estará atento 24 horas para garantir a lisura do processo eleitoral
Liberados
Segundo a ministra, durante as últimas semanas os ministros da Corte fizeram todo o esforço para julgar a enorme demanda de recursos referentes às eleições de 2012 que foram encaminhados à plenário. Ela ressaltou que os recursos que não puderam ser julgados estão em fase de exame, não havendo mais processos no setor de distribuição. "Todos os processos que estavam liberados foram encaminhados, pautados e julgados", enfatizou a ministra.
Recursos
A ministra Cármen Lúcia afirmou que a caminhada continuará na próxima sessão e que não viu necessidade de convocar sessões extraordinárias, já que grande parte do passivo ainda existente não é decorrente de falta de julgamento , mas de agravos interpostos pelas partes após um primeiro pronunciamento da Corte.
Ainda não
E por falar em "Ficha Limpa" até o momento em fechávamos esta edição, nesta sexta-feira a tarde, não havia qualquer informação sobre julgamentos dos recursos interpostos pelos candidatos a prefeito Cláudio Pereira da Silva e Neuseli Maria de Brito Pires.
Adeus
Nesta quinta-feira, 4 de outubro, faleceu Oscar de Almeida Rayel, 79 anos, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Jales e candidato a prefeito em 1972. Ele foi um dos fundadores da ACIJ e a presidiu de 1965 a 1966. Também foi presidente do Conselho Regional de Diretórios Municipais do PMDB no inicio da década de 1.980
Zerésima
Neste sábado, 6 de outubro, às 13 horas, no Cartório Eleitoral, o juiz Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, da 152ª Zona Eleitoral de Jales perante os representantes de fiscais e delegados de partidos políticos e coligações, Ministério Público e a OAB de Jales, emitirá o relatório Zerésima com a finalidade de demonstrar a inexistência de voto computado no sistema (urnas eletrônicas) e toda a identificação da urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos.
Qual delas?
Amanhã por volta das 21 horas ou até antes, a população jalesense saberá quem assumirá a Prefeitura de Jales no dia 1° de janeiro em substituição a Humberto Parini . E mais, como a urna é o termômetro real, após o resultado saber-se-á qual das empresas de pesquisas acertou o resultado. Não basta apenas acertar o nome do eleito, é preciso sacramentar os índices recebidos por cada um para que se receba o crédito. Se não...
Falando em
Na terça-feira, foi divulgada a sondagem de uma pesquisa registrada no TRE-SP sob n° SP-01421/2012 contratada pela Antena 102, Sincomércio e ACIJ, três empresas idôneas, e realizada pela JET Publicidade e Pesquisa Fernandópolis Ltda. Na pergunta estimulada Nice (PTB) teve 40,40% das citações e Flá (DEM) 31,17% e Clóvis Viola (PPS) 6,23%. Uma diferença pró Nice de 9,23% em relação a Flá. Como a margem de erro é de 4,5%, a petebista pode chegar ao pleito de amanhã com 13,73% de vantagem, ou na segunda hipótese, empatada tecnicamente com o demista. Nice perderia 4,5% ou seja, de 40,40% caindo 35,9% e Flá subiria de 31,17% para 35,67%. Nesse caso, falaria as urnas. A pesquisa apontou um elevado índice de 17,46% de indecisosque podem oscilar tanto para a candidata Nice, como para o demista Flá Prandi.
Nas urnas
Enfim, o eleitor deve aguardar para saber o que as urnas vão lhe revelar.

Comentários