Edinho Araújo defende pacto federativo em seminário com prefeitos eleitos

Mais de 160 prefeitos eleitos do Estado de São Paulo participaram do Seminário "Novos Gestores – Ponto de Partida para uma gestão de qualidade", promovido pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios, nesta segunda-feira, 22 de outubro,em São José do Rio Preto. O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou da abertura do evento e defendeu a necessidade de um novo pacto federativo como forma de diminuir o desequilíbrio existente entre estados e municípios. "É preciso rediscutir as competências. A solução é o novo pacto federativo", afirmou.
Na primeria fila as prefeitas eleitas AnaLucia Olhier Módulo
(PSDB), de Vitória Brasil e Nice Mistilides (PTB), de Jales
O objetivo do seminário Novos Gestores, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, é capacitar os prefeitos eleitos para uma gestão de qualidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis de educação, saúde, trânsito e mobilidade urbana, tecnologia da informação, jurídico, finanças, desenvolvimento e Observatório do Crack.
Durante o pronunciamento, Edinho Araújo defendeu a urgência para um novo pacto federativo para diminuir os principais problemas enfrentados nas relações entre União, estados e municípios. "Atualmente as atribuições como a da saúde, educação, assistência social são responsabilidade dos municípios, enquanto que a capacidade de investimento da grande maioria das cidades brasileira é praticamente zero", afirmou Edinho Araújo.
O deputado lembrou que há uma comissão no Congresso Nacional que está discutindo a pretende propor mudanças na legislação e reduzir o desequilíbrio entre as unidades da federação. A comissão é presidida por Nelson Jobim, ex-presidente do STF – Supremo Tribunal Federal e tem como relator Everardo Maciel, ex-presidente da Receita Federal. É composta ainda por outros 14 especialistas, entre juristas, tributaristas e cientistas políticos.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, foi o responsável a abertura dos Novos Gestores em Rio Preto. Ele fez alertas aos prefeitos de primeiro mandato, ressalta informações aos reeleitos, apresenta a história e as conquistas da CNM e atualiza os participantes dos desafios que os esperam à frente de uma prefeitura.
O seminário Novos Gestores teve apoio também da APM – Associação Paulista de Municípios e da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense.

Comentários