Começa projeto de educação sanitária na região noroeste

Na região noroeste do Estado a citricultura tem grande representatividade econômica. A laranja é a exploração com maior área cultivada, com aproximadamente 45 mil hectares e envolvendo mais de 2.800 propriedades. Em 2011, segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, a produção ultrapassou 28 milhões de caixas de 40,8 quilos nas regiões de Jales, Fernandópolis, Votuporanga e General Salgado.
Hoje o grande desafio para os citricultores do noroeste paulista está na proteção contra o cancro cítrico, o greening e o amarelinho, que além de proporcionarem um aumento no custo de produção podem provocar a erradicação dos pomares.
Visando minimizar esses problemas e os prejuízos causados, principalmente pelo cancro cítrico e greening, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou em agosto, o projeto de Educação Sanitária. Visando dar sequencia a essa atividade e nivelar os conhecimentos técnicos, aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, em Votuporanga, a capacitação dos engenheiros agrônomos da extensão rural e da defesa agropecuária.
Para Walter Galbiatti Júnior, da Casa da Agricultura de São João das Duas Pontes, esse projeto vai proporcionar ao citricultor condições de permanecer na propriedade, gerando empregos e renda no municípios, promovendo qualidade de vida para sua família e, dessa forma viver com dignidade no campo.
André Tozetti, do Escritório de Defesa Agropecuária de Jales, destaca que a educação sanitária conscientiza os produtores da necessidade de práticas preventivas no controle de doenças, que leva a uma mudança de comportamento, nesse caso dos citricultores, em relação às suas ações no controle das doenças e manejo dos pomares.
Esse trabalho é uma atuação conjunta da Secretaria de Agricultura, através de suas coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI) e de Defesa Agropecuária (CDA) e da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
Dados da Citricultura Paulista, disponibilizados no site da CDA, mostram que o parque citrícola do Estado é formado por 226,9 milhões de plantas cítricas em produção comercial. O número total de propriedades comerciais com citros é de 17.656.

Comentários