Câmara Municipal apoia o movimento para o reajuste de 100% da tabela do SUS

Câmara Municipal apoia o movimento para o reajuste de 100% da tabela do SUS
Vereadores da Câmara Municipal de Jales participaram na manhã da última quarta-feira (10), da passeata organizada pela Santa Casa de Misericórdia de Jales, intitulada "Tabela SUS, Reajuste Já!", que objetiva sensibilizar os Governos Federal e Estadual para adequar os pagamentos de atendimentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Os vereadores Luiz Henrique Viotto, o Macetão, presidente da Casa, e Luís Especiato, participaram do evento.
Os apoiadores do movimento em Jales se organizaram em frente à Catedral e de lá partiram para a avenida Francisco Jalles, até o cruzamento com a rua 6, de onde retornaram pela avenida, até o ponto de partida. Depois, todos se reuniram na praça Dr. Euphly Jalles, para juntos, mostrarem a força do movimento.
Para o provedor da Santa Casa de Jales, José Pedro Venturini, a passeata serviu para "mostrar que os hospitais sem fins lucrativos e as Santas Casas, não conseguem mais sobreviver com valor que é pago pelo SUS por cada atendimento". Ele ainda afirmou que "a população tem consciência das dificuldades dos hospitais, mas mesmo assim recorrem a esses atendimentos, pois são os únicos oferecidos numa determinada região".
Na passeata de hoje, estiveram presentes várias lideranças políticas de Jales, além dos vereadores Macetão e Especiato, que comentaram sobre a importância deste evento para a sociedade.
O presidente da Câmara, o Macetão, disse que "a população precisa colaborar com causas como essa, para terem conhecimento das dificuldades que as santas casas têm enfrentado, para poderem cobrar de seus representantes, posições mais duras quanto aos Governos Federal e Estadual, para reajustar a tabela do SUS".
Já Luis Especiato espera que os "Governos fiquem sensibilizados, pois isso é um início de um movimento e não vamos resolver o problema de imediato só com essa passeata, mas é uma forma de mostrar que é impossível manter um hospital com a tabela que é paga".
Mais de 80 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos participaram deste movimento em todo o Estado de São Paulo. Os próximos passos dessa campanha é assinar um documento chamado "Carta do Interior" pelos provedores dos hospitais participantes e encaminhá-lo para a Presidenta Dilma Rousseff e ao Governador Geraldo Alckmin, solicitando providências para a solução dos problemas enfrentados pelas entidades.

Comentários