Ofurô:

banho de
balde para acalmar o seu bebê
O banho de ofurô ou banho de balde é uma experiência nova para a maioria das mães. É uma pratica muito relaxante para os bebês. Especialistas confirmam que o tal banho acalma os recém nascidos, diminuindo as cólicas e a agitação, pois as banheiras comuns não oferecem o conforto que o balde-ofurô oferece.
O nascimento é a chegada repentina do bebê a um mundo completamente diferente e nada agradável. Por isso, foi criada a nova técnica do banho no balde, com uma água bem quentinha, para que ele se sinta como se estivesse dentro da barriga mãe. No balde o bebê fica imerso na posição vertical.
Para Crislaine Nascimento de Assis, que atualmente é a responsável técnica de enfermagem do SAMU 192/Regional Jales e especialista em obstétrica de urgência "os pais devem aquecer a água entre 37 e 38 graus, na quantidade suficiente para cobrir o corpo do bebê deixando só a cabeça para fora da água, podendo cobrir até as orelhinhas desde que não tenha problemas no canal auditivo. O som abafado na água é semelhante ao que o bebê ouvia quando estava no útero. A água quente é relaxante, analgésica e calmante e imita o ambiente intra-uterino, melhorando os estados de agitação, insônia e cólica dos bebês."
"No útero da mãe o bebê está em meio líquido, encolhido e acolhido com o calor da mãe. A banheira tradicional deixa o bebê com a barriga para cima, que para ele é posição desagradável. A proposta do banho ofurô é dar ao bebê a sensação de estar na barriga da mãe e se acalme", explica Crislaine.
E conclui: "o banho ofurô não tem contra indicação e pode ser dado em bebês de qualquer idade, mesmo logo após o nascimento". (por Bruna Martins)

Comentários