Vigilância Sanitária, AERJales e Sabesp promovem capacitação para análise de água

 A qualidade da água fornecida para a população, em toda a região, é de boa qualidade. Essa avaliação positiva vem se mantendo há vários anos, mas para continuar assim é preciso que a coleta das amostras seja feita sempre com os cuidados necessários para garantir essa qualidade, tanto nas comunidades menores, onde a análise é realizada três vezes por mês, quanto nas cidades maiores, onde isso acontece oito vezes.
Essa recomendação foi feita pelo engenheiro Luís Eurípedes de Carvalho, diretor da Associação dos Engenheiros da Região de Jales e coordenador do Pró-Água – Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, aos representantes dos 35 municípios que participaram da reunião de capacitação de equipes das Vigilâncias Sanitárias Municipais, para coleta de amostras de água nos sistemas de abastecimento público e alternativo coletivo.
O encontro, promovido pelo Grupo de Vigilância Sanitária de Jales – GVSXXX, junto com a AERJ e a Sabesp, teve a participação de 16 municípios da região de Jales, seis da região de Santa Fé do Sul e 13 da região de Fernandópolis. Destes, Santa Fé do Sul, São João de Iracema e Santa Rita d´Oeste não são operados pela Sabesp
Luís Eurípedes destacou a importância de eventos como este para que a análise da água seja realizada de forma eficiente, adotando-se todos os procedimentos exigidos.
Custódio Singh Camargo, técnico em Sistema de Saneamento da Sabesp falou sobre o trabalho desenvolvido nessa área e o supervisor do laboratório da empresa em Fernandópolis, Edmilson Claret Antonio Granello, forneceu as orientações técnicas de procedimentos na coleta das amostras de água para análises laboratoriais, inclusive com demonstrações práticas.

Comentários