Iturama (MG) pode ter campus da UFTM

Deputado Aelton Freitas e o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, participaram da audiência no MEC, onde mostraram a importância e a necessidade da celeridade da inclusão do campus da UFTM em Iturama no projeto de expansão do governo federal
Deputado federal Aelton Freitas (PR/MG) participou de audiência nesta terça-feira, 21 de agosto, no Ministério da Educação, para tratar da expansão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do parlamentar, estiveram no encontro o secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Adriana Rigon Weska.
Aelton Freitas fez um breve relato de sua luta, enquanto senador da República, para conseguir transformar a então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em universidade federal, em ação recorde de apenas três dias para aprovação, sendo que normalmente isso leva anos para se concretizar. Destacou que o relatório que produziu na época foi utilizado para a criação de diversas universidades no país e que teve aprovação do todas as comissões da Casa envolvidas no processo.
"Fizemos a transformação da UFTM o que já valeu o meu mandato, mas deixei criado no relatório a implantação de um campus em Iturama, Frutal e Araxá. Para Iturama, isso é um sonho porque foi criada uma expectativa imensa e a comunidade está fazendo grande cobrança. No ano passado presidente Dilma [Rousseff] anunciou a abertura de 47 novos campus universitários e a princípio Iturama estava incluso na lista, mas, faltando dois dias para o anúncio, o município foi retirado para a implantação de um campus no em Itabuna, na Bahia. Por isso sugiro que, ao invés de serem selecionados 47 municípios para a criação destes novos campus, que sejam 48, para que assim possa ser incluída a cidade de Iturama, já que está tudo pronto e estamos trabalhando nesta demanda havia bastante tempo", observa Aelton Freitas.
O deputado lembrou, ainda, que o município está crescendo 10% ao ano e que a implantação de um campus da UFTM em Iturama irá suprir uma demanda reprimida, já que muitos estudantes do local e região têm de ir para outras cidades para fazer o estudo superior, sendo, portanto, uma necessidade. "Sem contar que no município tem a maior usina de álcool e açúcar e o maior frigorífico e precisa formar mão-de-obra qualificada para atender a demanda do setor, reforçar toda a base da cadeia produtiva, e levar tecnologia e qualificação profissional para assistência ao setor produtivo".
Já o reitor da UFTM, Virmondes Jr, lembrou que entregou proposta de criação de campus da universidade em Iturama, Frutal e Araxá, conforme o parecer da proposta do projeto de transformação feito pelo deputado Aelton, com implantação de três a quatro cursos em cada uma das unidades.
"São cursos âncoras, voltados para vocação regional de cada um dos municípios. Iturama é a cidade mais distante do Pontal do Triângulo Mineiro e está dentro do vazio de curso superior estabelecido nas diretrizes pela presidente Dilma. Recebemos um comunicado do MEC afirmando que a presidente iria anunciar uma das unidades da UFTM em Iturama, e um e-mail onde lhe foram solicitados mais dados com características regionais. Iturama está muito bem localizada em uma malha viária que comunica o Centro Oeste com o Estado de São Paulo e tem grande potencial de desenvolvimento econômico. Acredito que a instalação de um campus da UFTM Iturama com os cursos voltados para vocação regional ancorando na agronomia e licenciatura em um desenho que permita aproveitar um ciclo comum da agronomia em metas de licenciatura será muito bem-sucedido. Assim não terá um conjunto de professores para cada curso e, sim, o professor que atuar em licenciatura também seja professor de agronomia, fazendo uma unidade bem coesa para o desenvolvimento e com melhor relação de aluno/professor dentro da universidade", informa, destacando, ainda que o deputado Aelton Freitas e sua família doou uma área de 61.700 mil m
2 para a implantação do campus e que a efetivação da doação da área está em tramitação no Conselho Universitário da UFTM, estando inclusive no estatuto da instituição. O reitor também destacou que atualmente a universidade está ofertando 24 cursos e tem cinco mil alunos, sendo que antes eram três cursos e 140 alunos. "O MEC realizou auditoria na UFTM e ficamos muito bem avaliados, no tocante a todos os aspectos, como cargos e custos e todos os cursos foram avaliados e receberam notas 4 e 5."

Comentários

  1. Parece mesmo que educacao neste País nao é coisa seria. Um campus da UFTM em Iturama, parece mesmo nao ter representacao nenhuma, a uma cidade que fica a 700km da capital, e tem 2 deputado federal e um estadual. Será que foi o Ze Maia, o deputado estadual que articulou o subsidio, forma de remuneracao que acabou com a carreira dos educadores do estado que, tambem meteu o dedo junto com Narcio pra Dilma retirar o nome de Iturama da listas dos 47 campus?

    ResponderExcluir
  2. E vergoso ler estes tipos de coisa quando esta tudo encaminhado para nossa cidade crescer ainda mais aparece estas falcatruas desses politiqueiros tipo narcio e ze maia que provavelmente trabalharam em cima disso. Vou colocar como a educacao esta ficando para traz em um jogo do brasil x china o brasil no jogo deu de 8 a 0 na china mais a china na educacao da de 10 a 0 no brasil.pense nisso

    ResponderExcluir

Postar um comentário