Skatistas jalesenses reivindicam apoio de vereadores para melhorias em pista


Após o encerramento da sessão camarária de segunda-feira, 4 de junho, um grupo de skatistas de Jales se reuniu com os vereadores Claudir Aranda, Luiz Henrique Viotto e Osmar Pereira de Rezende.
Os skatistas Willians Zóio, Leison, Leonardo, Rafael Dente , Alan, Richard (patinador) e G..G (B.boy)., foram reivindicar melhorias, através de reformas e adequações na pista de skate na praça Pedro Temponi, no conjunto habitacional "Dercílio Joaquim de Carvalho".
Após a conversa entre os vereadores e os skatistas, ficou decidido agendar uma reunião com o Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Manoel Andreo de Aro, para analisar a viabilização da reivindicação feita pelos aficcionados pelo esporte. "Além de o skate ser um esporte e garantir saúde e qualidade de vida a quem pratica, ele é uma forma de lazer e diversão para diversos jovens que se reúnem para a prática esportiva e, portanto, é uma forma de socialização. Queremos que sejam feitas adequações na pista da Cohab Dercílio de Carvalho, para que possamos praticar esse esporte com segurança e tranqüilidade", disse um
O que é
No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.
– O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.

Comentários