Estado e Prefeitura vão instalar fossas sépticas em propriedades rurais de Jales


Um convênio no valor de R$500 mil entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal vai possibilitar a instalação de 311 fossas sépticas em propriedades rurais de Jales. A previsão é que a partir de 18 de junho as obras se iniciem atingindo 300 propriedades rurais do município.
O projeto tem como objetivo substituir as fossas negras (feitas diretamente no solo) pelas fossas sépticas biodigestoras desenvolvidas pela EMBRAPA Instrumentação Tecnológica (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de São Carlos. "Com isso vamos evitar a contaminação do solo, preservando o lençol freático e proporcionando qualidade de vida e saúde ao produtor, minimizando ocorrências de doenças e viroses", explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Tadeu Calvoso Paulon.
A técnica é simples. Três caixas-d’água conectadas entre si são enterradas para manter o isolamento térmico. A primeira delas é ligada ao sistema de esgoto e recebe, uma vez por mês, 20 litros de uma mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco. Este material, junto com as fezes humanas, fermenta. A alta temperatura e a vedação das duas primeiras caixas eliminam os patógenos. No final do processo, o líquido está sem micróbios e pode ser usado como adubo.
Na primeira fase do projeto serão instaladas 178 fossas sépticas nas propriedades pertencentes a Bacia Hidrográfica do Turvo Grande e 133 fossas nas propriedades pertencentes a Bacia Hidrográfica do São José dos Dourados, sendo 98% dos recursos provenientes do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e 2% da Prefeitura Municipal de Jales, que irá fornecer materiais e mão-de-obra para instalação das fossas.
Para o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candêo, a instalação das fossas sépticas representa um grande avanço, visto que é um serviço gratuito que beneficia tanto a saúde do produtor, quanto o meio ambiente. "Ainda haverá uma economia, já que a água poderá ser usada como adubo orgânico líquido em pomares", lembrou.

Comentários