“Doutores da Trapalhada” se preparam para comemorar sexto ano alegrando pacientes


Os "Doutores da Trapalhada", criados em 24 de julho de 2006, comemoram no próximo mês, seis anos de trabalho voluntário em hospitais, alegrando e divertindo pacientes de todas as idades. A iniciativa dos jovens Rafael Miguel e Lucas Coelho, teve início numa tarde de domingo na Santa Casa de Misericórdia de Jales e, de lá para cá, atendeu milhares de doentes.
O grupo realiza semanalmente visitas à Santa Casa de Jales e ao Hospital do Câncer de Barretos – Unidade Jales, minimizando o sofrimento dos internados e familiares, com o tratamento do riso. Pode até parecer brincadeira, mas dar boas gargalhadas diante de situações que causam dor, como quebrar uma perna, pode amenizar o desconforto.
Segundo o escritor inglês R.Holden, uma pesquisa chamada "Os efeitos do riso e do relaxamento na resistência à dor e o desconforto", publicada em 1987, no Journal of Behavioral Medicine (Jornal de Medicina Comportamental),descrevendo duas experiências feitas para testar a teoria de que o riso pode diminuir a dor, concluiu que a resistência ao desconforto foi maior nos voluntários induzidos ao riso. Rir, ao contrario de uma simples distração, reduz a sensibilidade à dor, o que sugere que a técnica pode ser utilizada como recurso clínico. De acordo com o médico Sérgio Luís de Miranda, cirurgião especialista em cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), "o sorriso é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação e os exercícios físicos".
Quando os "Doutores da Trabalhada" chegam aos hospitais, vestindo figurinos alegóricos e utilizando objetos artísticos, a diversão é garantida para os enfermos. Por onde passam, são recebidos com muito entusiasmo, pois com suas trapalhadas, conquistam os pacientes e conseguem tirar, espontaneamente, gostosas gargalhadas, daquelas que contagiam todos ao redor. O sucesso do projeto foi tão grande que o grupo cresceu e hoje conta com mais três integrantes: Josiane Tozzo, Juliana Andrade e Tamires Mendonça.
Nunca pretendemos ficar doentes, mas seria muito agradável, caso isso aconteça, recebermos uma visita dos "Doutores da Trapalhada". Para manter viva a chama da alegria, os ‘jovens doutores’ necessitam da colaboração de empresários e da população, que podem doar recursos financeiros, revertidos, posteriormente, para a compra de maquiagem artística, objetos alegóricos e confecção de roupas.
Os interessados em colaborar, podem entrar em contato com Rafael Miguel, através do telefone (17) 9741 9882 ou 9154 9898.

Comentários