Alunos das escolas públicas da região de Jales conquistam cinco medalhas na 7ª OBMEP

Os alunos das escolas da rede estadual paulista da região de Jales conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A premiação, que contou com a presença do secretário da educação Herman Voorwald, aconteceu neste sábado, 2 de junho, às 14 horas, no Memorial da América Latina.
Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática. A 7ª edição da olimpíada, que ocorreu em 2011, contou com a participação de mais de 18,7 milhões de estudantes e 44 mil escolas, dos quais 3,5 milhões alunos e 5,2 mil unidades da rede estadual paulista.
Além das medalhas, também são concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).
Relação dos alunos das escolas estaduais da região de Jales vencedores da 7ª OBMEP
Medalhas de ouro
William Zaniboni Silva Dom Artur Horsthuis Jales
Bruno Eidi Nishimoto Dom Artur Horsthuis Jales
Medalhas de prata
Felipe Manoel Porto José dos Santos Aspásia
Vitor Correa Schiavinato Dr. Euphly Jalles Jales
Medalha de bronze
Jaqueline Junko Tenguam Dom Artur Horsthuis Jales

Comentários