SENAR ministra curso de equideocultura para trabalhadores rurais de Paranapuã

A FAESP/SENAR, através do Sindicato Rural de Jales e Casa da Agricultura de Paranapuã, realizou de 14 a 19 de maio, o curso gratuito de "Equideocultura – Casqueamento e Ferrageamento", para trabalhadores rurais do município Paranapuã.
O curso, ministrado pelo instrutor Silvio Alves Rodrigues, na Fazenda São João, ensinou técnicas de casqueamento de eqüinos, correção de pruma, ferrageamento, tratamento de doenças do casco e rachaduras para um grupo de 15 alunos que já atuavam no trabalho no campo, lidando principalmente com cavalos e éguas. O objetivo é capacitar e qualificar esse tipo de mão-de-obra, que atualmente está em falta no mercado de trabalho.
"Os cascos são as bases de sustentação e propulsão dos eqüinos, por isso merecem bons tratos, dessa forma, é de suma importância que se faça o casqueamento, para propiciar o ajustamento ideal dos cascos oferecendo maior conforto e aprumo ao animal, além do ferrageamento do eqüino, para preservar a integridade das estruturas dos cascos ao fazer longas cavalgadas ou competições.", explicou o professor.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo, a parceria entre SENAR e prefeitura é fundamental para o município, uma vez que a maioria da população local está atrelada a propriedade rural.

Comentários